Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vitorino irrita-se com Pacheco Pereira sobre a dívida grega

Ir para baixo

Vitorino irrita-se com Pacheco Pereira sobre a dívida grega Empty Vitorino irrita-se com Pacheco Pereira sobre a dívida grega

Mensagem por Vitor mango Qua Fev 04, 2015 9:16 am

Vitorino irrita-se com Pacheco Pereira sobre a dívida grega

O historiador acusou os socialistas de "traírem a sua história".
26
Luísa Meireles |
23:04 Terça feira, 3 de fevereiro de 2015

António Vitorino irritou-se esta terça-feira num debate com Pacheco Pereira quando este acusou os socialistas europeus de traírem a sua história se alinharem num posição de isolamento da Grécia a propósito da discussão da dívida deste país.

"A grande prova dos nove para os socialistas vai ser a discussão sobre a dívida grega, porquese os socialistas europeus alinharem com uma posição de isolamento da Grécia, objetivamente traem aquilo que é a historia clássica do movimento socialista e transformam-se num anexo vagamente de esquerda dos partidos no poder mais à direita", afirmou o historiador, num debate sobre a identidade europeia no Teatro D. Maria, no âmbito da iniciativa "Encontros Garrett".

Vitorino não aceitou bem a crítica e, num tom exaltado respondeu que "traição são os partidos do Partido Popular Europeu (onde se integra o PSD) que aceitam o discurso racista e xenófobo", ou o "colega do seu partido, o húngaro Victor Orbán, que é um ditador, que substitui os juízes do Tribunal Constitucional, que acabou com a liberdade de imprensa e a televisão pública".

"É a isso que chamo traição aos valores fundamentais da identidade europeia e não à questão de como gerir a dívida", afirmou ainda o socialista, acrescentando que admitia que se criticasse o Tratado Orçamental, mas não chamar-lhe traição.

O debate pôs frente a frente duas visões de Europa, uma mais europeísta, embora pragmática e realista (a do antigo comissário europeu), outra mais desencantada e descrente, a de Pacheco Pereira, também ele um ex-eurodeputado, que considerou que "o projeto europeu não só se esgotou em parte, como em outras partes foi subvertido".

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vitorino irrita-se com Pacheco Pereira sobre a dívida grega Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos