Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Culpa em relação a palestinos vira tema de campanha eleitoral em Israel

Ir para baixo

Culpa em relação a palestinos vira tema de campanha eleitoral em Israel Empty Culpa em relação a palestinos vira tema de campanha eleitoral em Israel

Mensagem por Vitor mango Seg Fev 09, 2015 11:33 am

Culpa em relação a palestinos vira tema de campanha eleitoral em Israel
Guila Flint | Tel Aviv - 09/02/2015 - 06h00
Extrema-direita enaltece o que chama de 'orgulho nacional e firmeza', contra a 'culpa e remorsos' que caracterizariam campo da esquerda

O partido de extrema-direita Habayit Hayehudi (Lar Judaico) adotou o lema "não me desculpo" como conteúdo central de sua campanha para as eleições previstas no dia 17 de março.

Liderado pelo atual ministro de Indústria e Comércio, Naftali Bennett, o partido tem sua base eleitoral nos assentamentos nos territórios palestinos ocupados e segue a linha religiosa-nacionalista.

A campanha do Lar Judaico enaltece o que chama de "orgulho nacional e firmeza" em contraposição a sentimentos de culpa e remorso em relação aos palestinos, que supostamente caracterizam o campo da esquerda.

Naftali Bennett, principal parceiro de Benjamin Netanyahu na coalizão governamental, aparece em um vídeo oficial da campanha, que se tornou viral nas redes sociais, fantasiado de "esquerdista".

O esquerdista caricatural protagonizado por Bennett é uma figura ridícula e patética, um "molenga" que vive se desculpando por atos dos quais ele é vítima. No vídeo, uma garçonete derruba café em suas roupas e ele pede desculpas. Em seguida, um motorista bate em seu carro e ele novamente se desculpa. Vale notar que o tal esquerdista também aparece lendo o jornal Haaretz, identificado com a esquerda e odiado pela direita.

Ao final do vídeo, Bennett tira a fantasia e afirma: "eu não me desculpo".

"Chega de se desculpar. Nós amamos Israel. Registre-se agora no Habayit Hayehudi", acrescenta.

Aumento do apoio

Parece que a campanha, que isenta os israelenses de qualquer culpa ou responsabilidade pela tragédia palestina, está funcionando, pois as pesquisas indicam um aumento do apoio ao partido – de 12 para 13 ou 14 cadeiras no Parlamento (entre 120).

"Paramos de nos desculpar. Amamos Israel", dizem os cartazes da campanha de Bennett.

"A opção é entre aqueles que se desculpam e aqueles que andam de cabeça erguida e apoiam o Estado de Israel. Não nos desculpamos por amarmos o povo de Israel, a Terra de Israel e a Torah [livro sagrado] de Israel", declarou.

Desesperados com vida em meio a escombros, palestinos cortam cerca de Gaza cientes de que serão presos em Israel
Partidos árabes em Israel se organizam para tentar barrar reeleição de Netanyahu
Para engenheiro israelense, dessalinizar água do mar é opção para amenizar crises hídricas em SP

O programa do partido inclui a anexação de 60% da Cisjordânia a Israel e a oposição explícita à ideia de um Estado Palestino soberano, deixando para os palestinos alguns enclaves desconectados entre si, nos quais eles teriam "autonomia".

Do outro lado

Do outro lado do mapa politico, o jornalista Gideon Levy, do Haaretz, afirma: "eu peço desculpas". Ele menciona a expulsão em massa dos palestinos durante a guerra de 1948, a ocupação de 1967, o nacionalismo e o racismo na sociedade israelense.

Reprodução

Bennett, caracterizado como figura "molenga", "pede desculpas" em vídeo: culpa e remorso caracterizam esquerda, diz partido dele

"Tomara Israel já tivesse pedido desculpas faz tempo. Tomara tivesse reconhecido as injustiças que cometeu, tomara tivesse assumido a responsabilidade moral por elas", escreve Levy. "Eu gostaria de pedir desculpas a todas as gerações do povo palestino, por 1948, por 1967 e por todas as consequências".

"Hoje, Israel, que já se tornou uma potência regional, deveria pedir desculpas pelas incontáveis vítimas que morreram em vão... pela tirania que exerce nos territórios ocupados e pelo apartheid", diz.

De acordo com Levy, o pedido de desculpas poderia sinalizar uma intenção genuína de abrir um novo capítulo na história dos dois povos e assim possibilitar uma reconciliação, "se não for tarde demais".

As pesquisas de opinião indicam que, se as eleições fossem hoje, o atual primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, teria muito mais chances de liderar uma coalizão governamental com seu parceiro Naftali Bennett do que o lider da oposição, Itzhak Hertzog, do Partido Trabalhista.

Nessas circunstâncias, parece que a perspectiva de reconciliação entre israelenses e palestinos continua distante.

(*) Guila Flint cobre o Oriente Médio para a imprensa brasileira há 20 anos e é autora do livro 'Miragem de Paz', da editora Civilização Brasileira.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Culpa em relação a palestinos vira tema de campanha eleitoral em Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos