Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vamos ter muitas saudades dele Teresa de Sousa

Ir para baixo

Vamos ter muitas saudades dele  Teresa de Sousa  Empty Vamos ter muitas saudades dele Teresa de Sousa

Mensagem por Vitor mango Seg Abr 25, 2016 12:37 am

Vamos ter muitas saudades dele
Teresa de Sousa
24/04/2016 - 05:30










1. Ontem, em Londres, durante uma conversa com um auditório cheio de jovens de todas as proveniências e todos os credos, Obama demonstrou uma vez mais o que significou para o mundo. Quase oito anos depois da sua extraordinária eleição, o Presidente consegue ser ainda uma esperança e uma inspiração. Teve de lidar com um mundo em desordem, mergulhado em crises e em conflitos, e redefinir em parte o papel dos Estados Unidos na cena internacional. Teve de tomar decisões muito difíceis, em que a realidade se impôs aos valores. Teve de enfrentar um clima político em Washington dominado por uma única vontade dos republicanos: já que não conseguiram fazer dele um Presidente de um só mandato, obstruíram tudo aquilo que quis mudar internamente. Enfrentou a progressiva transformação do GOP num partido dominado pelo Tea-Party, a versão americana do populismo radical a cuja ascensão também assistimos na Europa. As primárias republicanas, que seguimos quase sem ter tempo de fechar a boca do espanto, são a imagem oposta de tudo aquilo que ele simbolizou para a América e para o mundo, deixando-nos uma pungente interrogação: como é possível que o país de Obama seja também o país de Trump ou de Cruz?
2. O seu encontro com os jovens de Londres devolveu-nos a memória da sua primeira visita à Europa, em Junho de 2009, para participar em Londres na reunião do G20 e, logo a seguir, em Estrasburgo, na cimeira da NATO. Que me lembre, nunca uma assembleia de jornalistas, por sinal dos mais reputados órgãos de informação ocidentais, não conseguiu resistir a uma salva de palmas no fim de uma conferência de imprensa. Não era só o apreço por aquele Presidente, cuja eleição só por si fazia História. A diferença esteve na forma como respondeu às suas questões. Sem a rapidez de uma frase feita ou uma ideia vaga e não comprometedora, mas com o rigor e o tempo a que um raciocínio obriga. Ontem, em Londres, falando com os jovens britânicos, mostrou-lhes que as suas perguntas estavam mesmo a ser ouvidas. No seu discurso de posse, em Janeiro de 2009, tinha prometido afastar o cinismo da política. A obsessão dos republicanos contra ele acabou por gerar as sementes do que hoje são as primárias republicanas. Lá como cá, a radicalização política à direita e à esquerda (ainda que muito diferentes no seu conteúdo) está a abrir um vazio ao centro que antecipa problemas sérios com que as democracias ocidentais vão ter de lidar. Como noutros momentos da História americana, o nativismo, o proteccionismo, a xenofobia, o isolacionismo podem transformar-se em tendências dominantes. Trump foi dado como acabado mesmo antes do início da campanha, talvez porque ninguém estava preparado para ele, nem sequer o Partido Republicano. Do lado democrata, a selecção das primárias é menos controversa, mas igualmente inesperada. Hillary Clinton voltou a ser vista como imbatível, tal como aconteceu em 2008. Agora, teve de se esforçar muito para evitar uma surpresa como a anterior.
Tenho na minha estante alguns livros sobre as razões pelas quais a esquerda socialista à moda europeia nunca teve sucesso na América. Bernie Sanders não se coíbe de defender o modelo social europeu, de querer desligar a política do dinheiro, de colocar a desigualdade em confronto com a liberdade individual. A forma como atrai os jovens de todas as origens (Obama também conseguiu esse efeito há oito anos) é um aviso de que a fome de esperança por uma sociedade mais justa e mais decente é uma realidade capaz de subverter algumas certezas políticas. Mas há um traço comum nesta nova realidade americana: a visão de uma América farta do mundo, da liberalização do comércio, que não quer mais imigrantes muçulmanos ou mexicanos (não é o caso de Sanders), nem mais produtos chineses, que lhe rouba os empregos. Hillary acabará por ser a salvação, mas não poderá ignorar esta nova realidade. Ela própria sempre soube que tudo quanto parecia fácil para Bill era difícil para ela. Aprendeu a resistir a todas as adversidades e isso dá-lhe força.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Vamos ter muitas saudades dele  Teresa de Sousa  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos