Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROBLEMA PREOCUPANTE DE DESEMPREGO NA CHINA

Ir para baixo

PROBLEMA PREOCUPANTE DE DESEMPREGO NA CHINA Empty PROBLEMA PREOCUPANTE DE DESEMPREGO NA CHINA

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Nov 20, 2008 8:46 am

20/11/2008 - 09h53
Situação de desemprego é 'crítica' na China, diz governo
da BBC Brasil

O número de desempregados na China chegou a 4% da população economicamente ativa nos dez primeiros meses deste ano, chegando a um nível considerado "crítico" pelo ministro de Recursos Humanos e Estabilidade Social, Yin Weimin.

O número absoluto de desempregados é provavelmente maior, pois trabalhadores imigrantes não foram computados na estatística, embora representem mais de 200 milhões na força produtiva do país.

"Atualmente, a situação é critica, e o impacto (da crise econômica) ainda está se desenvolvendo", disse Yin.
O governo estima que o índice de desemprego fechará o ano em 4,5%. Em 2007, o índice foi de 4%.
O ministro reforçou que a principal preocupação de Pequim é garantir que chineses não serão demitidos em massa, causando maior instabilidade social, uma vez que diversos protestos já eclodiram em cidades diferentes.

Na terça-feira, o governo anunciou uma proibição a demissões de mais de 40 empregados. Empresas nas províncias de Shandong e Hubei que quiserem mandar embora um grupo maior de funcionários terão de pedir autorização para o governo antes de tomar a medida.

Crise

Milhares de empresas de pequeno e médio porte e até mesmo algumas de grande porte, listadas na bolsa de valores de Hong Kong, fecharam as portas nos últimos meses por não conseguir suportar a queda nas exportações causada pela crise mundial.

Setores que demandam trabalho intensivo, como calçados, brinquedos e roupas, foram os mais atingidos até o momento.

O vice-ministro de Recursos Humanos e Estabilidade Social, Zhang Xiaojian, afirmou que o pior ainda está por vir e que o primeiro semestre de 2009 apresentará níveis de desemprego maiores ainda.

"No ano que vem, o número registrado de desempregados deverá certamente aumentar", afirmou.
O governo anunciou que vai tomar providências para tentar mitigar o aumento de desempregados, provendo treinamento para os trabalhadores e montando uma central de anúncios de emprego.

A intenção é garantir que o nível de criação de novos empregos possa abraçar os desempregados e novos trabalhadores que entram no mercado a cada ano, mas esta tarefa não é fácil dada a esperada desaceleração do crescimento da economia para 8% ao ano.

Os sinais até agora são positivos neste sentido. Nos dez primeiros meses de 2008, cerca de 10,2 milhões de novas vagas foram criadas nas cidades, 200 mil a mais do que as 10 milhões de vagas inicialmente projetadas.

O ministro Yin estima que a partir do segundo semestre de 2009 as medidas de incentivo mostrarão resultados e o nível de desemprego deixará de ser um problema à estabilidade do país.

Especial
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos