Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos

2 participantes

Ir para baixo

Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos Empty Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos

Mensagem por Admin Seg Nov 24, 2008 3:01 am

Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos
O Governo desistiu de impor valores de referência nos medicamentos, deixando ao critério do mercado. As farmácias podem assim decidir as suas margens de lucro. O Estado continua, porém, a impor as tarifas máximas do preço dos medicamentos


O Governo desistiu de impor às farmácias, à indústria e aos grossistas margens de lucro na venda de medicamentos, escreve o Jornal de Notícias. A proposta já seguiu para os agentes do sector e acaba com queixas entre laboratórios e farmacêuticos.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Ana Jorge, no encerramento do 9.º Congresso Nacional de Farmácias, minutos depois de o líder da associação do sector (ANF) ter pedido a reposição das margens de lucro existentes em 2005. A medida, lembrou João Cordeiro, foi prometida no Compromisso Com a Saúde, assinado em 2006, e inscrita nos Orçamentos de Estado de 2007, 2008 e 2009, mas nunca cumprida.

O JN explica ainda que, enquanto as farmácias viram descer as margens de comercialização de 20% para 18,25%, para os grossistas a diminuição foi de 8% para 6,87%. A redução, calcula a ANF, custou 207 milhões de euros às farmácias e «não resultou em qualquer benefício para os cidadãos, porque não teve qualquer reflexo no preço dos medicamentos».

E acusa a indústria de ter sido, por isso, «a única beneficiária» (a sua parte no preço do medicamento cresceu de 72% para 74,88%) da medida, proporcionando-lhe «uma das margens mais elevada da Europa » .

Em declarações ao JN, o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) garantiu, contudo, ser «muito difícil» um laboratório conseguir um medicamento a menos de 60% ou 65% do preço final, o que resulta num proveito de 10% a 15%. «Não me parece nada de extraordinário no sector que mais investe na investigação e na inovação», diz Almeida Lopes.

SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos Empty Re: Farmácias passam a decidir preço dos medicamentos

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Seg Nov 24, 2008 3:02 am

quanto mais o preco do BARRIL DESCE, MENOS MERDA o MACACO-INDIO-NEGRO CHAVEZ DIZ!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos