Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais são as teorias acerca da origem do fado português?

Ir para baixo

Quais são as teorias acerca da origem do fado português? Empty Quais são as teorias acerca da origem do fado português?

Mensagem por Vitor mango Seg Dez 24, 2018 2:38 am

Quais são as teorias acerca da origem do fado português?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fado

Quais são as teorias acerca da origem do fado português? Main-thumb-260206552-50-pwdcdxxuuopikgclnixcgbgrmelukobw
Ygor Coelho, Fã de música clássica e apreciador da história da música.

Respondido em 7 de dezembro · Recebeu um voto positivo de Ana Cravidao, Residência: Portugal




Uma teoria que li, na época em que ouvi um álbum fantástico e criativo de duas sopranos portuguesas[1], o qual recomendo bastante, é que o fado é uma derivação digamos que mais melancólica e dramática da modinha que, por sua vez, tem origens obscuras - e talvez por isso mesmo - complexas.

No entanto, a hipótese mais asseverada hoje em dia é que a modinha veio de uma mistura da tradição musical portuguesa com influências africanas no Brasil e, então, retornou à “terrinha” lusitana e lá se desenvolveu num gênero de modinhas tipicamente portuguesas (ao meu ver, no entanto, a “atmosfera” brasileira ainda era bem presente em muitas daquelas antigas canções do século XVIII). Então, a modinha teria se desenvolvido ao longo de todo o século XIX e provavelmente incorporado influências de outros gêneros e tradições musicais de Portugal e do mundo mediterrâneo em geral.

Ao meu ver (ou melhor, ao meu ouvir), eu percebo fortes semelhanças do estilo de canto (os melismas, a impostação da voz, etc.) e de instrumentação do fado com a música medieval de países mediterrâneos, tanto os europeus como os do norte africano e do ocidente asiático, tradição essa que me parece ter sido mais preservada ao sul do Mediterrâneo do que ao norte, com o enorme e transformador desenvolvimento da música ocidental depois do Renascimento.

Assim, ainda hoje, penso eu, é perceptível, apesar das muitas diferenças, que há algumas semelhanças entre a tradição do canto e toque de instrumentos no fado de Portugal e na música tradicional do mundo muçulmano-árabe (Síria, Líbano, Egito, etc.), da música andaluza da Espanha ou ainda das culturas do Egeu (gregos, turcos anatólios, etc.). Penso que isso não pode ter vindo diretamente da modinha, muito menos da modinha vinda do Brasil, então provavelmente representa uma “mediterraneização” da variante que antecedeu ao fado propriamente dito.

Assim, na minha opinião, o fado, como quase tudo que remete a Portugal, tem uma origem multifacetada e complexa, com várias tradições e ideias confluindo para formar novas formas e identidades. Ele teria vindo de um gênero musical que foi para o Brasil, mesclou-se e modificou-se por lá, retornou a Portugal. Então - aqui acrescento um pouco da minha subjetividade e intuição - evoluiu sob o influxo de tradições locais que eram parte do horizonte musical mais amplo da Ibéria e até de além-mar na Bacia do Mediterrâneo, adquiriu suas notas próprias e então virou o fado que todos nós conhecemos no século XX.

Notas de rodapé

[1] 18th-century Portuguese Love Songs

313 visualizações · Ver votos positivos · Resposta solicitada por Ana Cravidao


Quais são as teorias acerca da origem do fado português? Main-thumb-87560813-25-ujsgvwesnfbcnjyitnrntqvvufptevqaQuais são as teorias acerca da origem do fado português? -3-images.new_grid.profile_pic_default_small.png-26-679bc670f786484cQuais são as teorias acerca da origem do fado português? Main-thumb-363460084-25-clqmqioynebgrxkyvevodezquqotsjwuQuais são as teorias acerca da origem do fado português? Main-thumb-360630903-25-ezqrbtvbbldnusnvjshpcbawiftcnehcQuais são as teorias acerca da origem do fado português? Main-thumb-253562793-25-oyctwjqxzgkjxbbtetactfltltrwfjpu
Carlos Garcia, Incitti Roberto, Clara Chagas e outros 2 deram votos positivos

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Quais são as teorias acerca da origem do fado português? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117545

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos