Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emblemas nacionais botânicos

Ir para baixo

Emblemas nacionais botânicos  Empty Emblemas nacionais botânicos

Mensagem por Vitor mango Qui maio 12, 2022 4:09 am

Emblemas nacionais botânicos – A guerra das Rosas
 
Estava a preparar o artigo para esta Terça-feira com base nos símbolos botânicos de cada país , quando deparei com algumas situações interessantes .
Portugal tem por símbolo o Sobreiro ( Quercus suber ) e a Alfazema ( Lavandula stoechas )
Marrocos adoptou também ,para símbolo,  o sobreiro .
O símbolo do Iraque é a ROSA,  e é interessante  que nesta  possibilidade de guerra iminente entre os diferentes países,  todos eles utilizam a mesma planta como símbolo nacional - A Rosa .
Assim ,  a Inglaterra tem a Rosa como símbolo . A Turquia escolheu-a também .
O Irão foi atrás , e para completar também o Estado de New York seguiu-lhe o exemplo.  Outros estados dos EUA a escolher também a Rosa mas com variantes na espécie como Colômbia , Iowa e Geórgia .
Bulgária, Luxemburgo e Roménia apostaram também na ROSA .
Não deixa de ser confuso , que países em guerra tenham escolhido para símbolos nacionais a mesma flor que ,  em Portugal , ficou ligada á Rainha Santa Isabel e ao milagre das rosas . Como Santa , ela evitou mesmo uma guerra familiar .
O símbolo mais conhecido é sem duvida , o do Canadá com o Acer saccharatum . Não se percebe bem porque é que a Papoila é  o símbolo da Bélgica . A Holanda apostou nas calendulas , o que não deixa de admirar no pais das tulipas para dar e vender .Ora as tulipas , são o símbolo não da Holanda mas da Hungria .
E o Brasil , do bom café , deixou escapar o símbolo do café para o Yemen e escolheu a Cattleya . A Itália tem o pinheiro manso para dar fruto e boa sombra . O Lírio e a flor do lis ficam  bem á França  . A Irlanda apostou nos trevos para pastagens.O verde parece que é o símbolo nacional nas cores das camisolas dos seus atletas a jogar futebol .
A planta chama-se Erytrina crista-galli -  símbolo do Uruguai e Chile .Esse  arbusto tem espinhos tal e qual uma roseira e as sementes são parecidos e confundem-se com  feijões . Durante 6 anos vim carregado do Brasil com esses “feijões “ para semear . Infelizmente  nunca resistiram á geada . As flores são duma beleza incomparável – o leitor pode tentar comprar uma planta num viveirista porque vale a pena .
Há símbolos práticos  como o arroz no  caso do Camboja e Birmânia  e a flor da macieira símbolo dos estados americanos de Arkansas e Michigan ; a flor do pessegueiro para o estado de Delaware e a flor da laranjeira para a Florida ( o leitor como se recorda de anteriores crónicas foram os Portugueses  os primeiros a divulgar a laranjeira fora da China Índia .
A Checoslováquia , para acalmar ,  foi apostar no “chá “ de tília . O leitor conhece a Peonia? Não?! Então registe que é o símbolo da China . Reparem agora quem foi buscar a FLOR mais cara – A Orquídea , exactamente o país com mais  problemas económicas , o México
Uma pergunta , os Cravos da revolução de Abril são símbolo em algum lugar ? Claro que são !  –Do estado americano do Ohio .
A lista já vai grande e vamos terminar com uma pergunta de algibeira ;
-         Caro leitor , o Cedro do Líbano é o símbolo de que país ?
-         Acertou em cheio !
-         E os Cedros do Bucaço ?
Devo confessar que , sempre que vou ao Bucaço fico , impressionado a ver aqueles autênticos monumentos verdes a romper os céus . Ainda mais fico porque se tentou ,  em diversas partes do Globo,  cultivar Cedros do Bucaço e fora desta zona  eles amuam , e não crescem . Tal como os Sobreiros que se dão bem em Portugal e numa parte de Espanha e  em zonas muito restritas do norte de África .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Emblemas nacionais botânicos  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos