Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papa preocupado com os cristãos no Médio Oriente

Ir para baixo

Papa preocupado com os cristãos no Médio Oriente Empty Papa preocupado com os cristãos no Médio Oriente

Mensagem por Vitor mango Sáb Nov 29, 2008 4:38 am

Papa preocupado com os cristãos no Médio Oriente

Bento XVI manifestou esta Segunda-feira a sua “profunda preocupação” e as suas “orações quotidianas” pelas comunidades do Cáucaso e do Médio Oriente

“Como não estar seriamente preocupados com as tensões e conflitos que continuam a frustrar todos os esforços de reconciliação e de paz, a todos os níveis da vida civil e política nesta região?”, exclamou Bento XVI, que referiu também a tristeza perante “a escalada de perseguição e violência contra os Cristãos em algumas zonas do Médio Oriente e noutras partes do mundo”.

“Quando os países envolvidos puderem determinar o seu destino, e os vários grupos étnicos e comunidades religiosas se aceitarem e respeitarem completamente umas às outras, só então se construirá a paz sobre os sólidos alicerces da solidariedade, da justiça e do respeito pelos legítimos direitos dos indivíduos e dos povos”, referiu.

O Papa falava no início oficial da visita a Roma do Catholicos de Cilícia dos Arménios, Aram I, acompanhado pelos seus arcebispos, dois bispos e três assistentes. O Patriarca será acolhido também pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos, D. Brian Farrell, secretário do mesmo Conselho, e pelo Padre Joseph Antoine Kélékian, Reitor do Colégio Pontifício Arménio de Roma.

A visita começou na Basílica de São Pedro, onde Aram I fez uma breve oração junto ao túmulo de João Paulo II e uma paragem no Largo São Gregório, o Iluminador, fora da basílica, para uma homenagem a este grande Santo, considerado o apóstolo da Igreja Arménia Apostólica.

Em seguida, Bento XVI recebeu o Catholicos no Palácio Apostólico para uma audiência particular.

No discurso que lhe dirigiu, o Papa evocou a anterior visita deste Catholicos de Cilícia dos Arménios, em Janeiro de 1997, a João Paulo II, e os múltiplos contactos desde então mantidos entre a Igreja Católica e a Igreja Apostólica Arménia.

Bento XVI lembrou os muitos santos, teólogos e mártires desta Igreja ao longo dos séculos, “elos de um longo testemunho que culminou no século XX, o qual conheceu um tempo de indescritível sofrimento para o vosso povo”.

“A fé e devoção do povo arménio tem sido constantemente apoiada pela memória de muitos mártires que foram dando testemunho do Evangelho ao longo dos séculos. Possa a graça desse testemunho continuar a modelar a cultura da vossa nação, inspirando nos discípulos de Cristo uma ainda maior confiança na fecundidade e potência salvadora da Cruz”, desejou.

Bento XVI referiu com apreço a participação da Igreja Apostólica da Arménia no diálogo ecuménico entre as Igrejas Ortodoxas Orientais e a Igreja Católica e exprimiu a esperança de que o trabalho em curso no seio da Comissão Internacional – sobre “a natureza, a constituição e a missão da Igreja” possa dar importantes resultados no diálogo teológico.

Depois do encontro com o Papa e da troca de presentes, teve lugar um momento de oração comum na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico.

Aram I disse que “as Igrejas, as religiões, os Estados devem reconhecer todos os genocídios, incluindo o arménio, e devem comprometer-se na prevenção de qualquer genocídio afirmando os direitos de todos os povos à dignidade, à liberdade e à autodeterminação”.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117530

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos