Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo anuncia venda das minas de Aljustrel a grupo industrial

Ir para baixo

Governo anuncia venda das minas de Aljustrel a grupo industrial Empty Governo anuncia venda das minas de Aljustrel a grupo industrial

Mensagem por Vitor mango Sex Dez 05, 2008 6:36 am

Governo anuncia venda das minas de Aljustrel a grupo industrial
O ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou hoje que a empresa que explora as minas de Aljustrel, a Lundin Mining, chegou a um acordo com um grupo industrial, que não identificou, que permite viabilizar a exploração da jazida na região.

Diário Económico Online com Lusa

"Um grupo industrial vai comprar as pirites [à Lundin Mining] e desta forma garantir a viabilidade do projecto", disse hoje Manuel Pinho à saída de uma breve reunião, no Ministério da Economia, com representantes dos sindicatos mineiros.

"Foi uma longa noite de negociações, extremamente difíceis, e que terminaram às 07h00 de hoje", acrescentou.

O ministro, que hoje visita Aljustrel, escusou-se a adiantar mais dados sobre o negócio - nomeadamente o nome e a nacionalidade do grupo comprador - , remetendo pormenores para a tarde de hoje.

Sobre os postos de trabalho, Manuel Pinho disse que compete ao grupo interessado dar pormenores sobre se vai haver despedimentos ou não.

Os representantes dos trabalhadores vão reunir-se em plenário hoje à tarde (17h00 em Aljustrel), para analisar o teor da reunião com o ministro. Também os trabalhadores desconhecem por enquanto qual o grupo que vai comprar as minas.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) reclamava o reinício da laboração da mina e esperava pelo resultado das negociações promovidas pelo ministério da Economia para a venda da empresa, que poderá resolver o problema resultante da cessação dos trabalhos nas minas a 13 de Novembro. A delegação do STIM reivindica a manutenção dos postos de trabalho, a reintegração dos trabalhadores "que foram pressionados a rescindir contrato e a viabilidade da empresa".

A Lundin Mining, que detém a Somincor (da mina de Neves-Corvo) e a PA (mina de Aljustrel), suspendeu no passado dia 13 a extracção e produção de zinco naqueles dois complexos mineiros, localizados no distrito de Beja, devido à baixa cotação daquele metal no mercado.

Durante a suspensão, que vai manter-se até que "haja uma recuperação dos preços", as minas de Aljustrel ficará com a produção parada e em situação de manutenção das instalações.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos