Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As diferenças entre as ideias do Governo português e dos nazis face aos judeus.

Ir para baixo

As diferenças entre as ideias do Governo português e dos nazis face aos judeus. Empty As diferenças entre as ideias do Governo português e dos nazis face aos judeus.

Mensagem por Viracopos Sáb Dez 13, 2008 10:28 am

As diferenças entre as ideias do Governo português e dos nazis face aos judeus.

Tal como existem semelhanças entre os regimes de Hitler e de Salazar existem também diferenças entre estes dois regimes autoritários. Assim a diferença que mais se notava era a ausência de anti-semitismo no regime Salazarista. Salazar disse que Portugal, ao contrário da Alemanha, era um país de uma só raça, não havendo distinções entre raças e indivíduos. Os inimigos de Salazar eram apenas os seus adversários políticos enquanto que Hitler considerava inimigos também os que eram considerados de «raça inferior» e que deviam ser exterminados para que a raça Ariana sobrevivesse. Assim os adversários do Estado-Novo, mesmo quando desapossados da liberdade e dos direitos cívicos e políticos, não eram expulsos da nação e não lhes era retirada a nacionalidade, ao contrário dos inimigos de Hitler e do Partido Nazi.

Também na população portuguesa não se exprimiam ou praticavam sentimentos anti-semitas , com a excepção de alguns indivíduos que manifestavam um certo anti-judaísmo. Assim os judeus não eram considerados uma «raça inferior» mas sim um grupo de pessoas que praticavam um religião minoritária num país maioritariamente católico. Os portugueses não percebiam a razão de aos judeus alemães ser tirada a nacionalidade alemã só por serem judeus.

Outra diferença no seio da população do dois países era o facto de os judeus nos territórios alemães serem obrigados a usarem a estrela de David e a viverem em ghettos. Em Portugal, talvez também devido ao facto de o seu número ser reduzido, os judeus não eram qualificados com esse nome, mesmo tendo sido perseguidos pela Inquisição, quatro séculos antes.

Alguns judeus até ocupavam cargos próximos do regime, como por exemplo, Moisés Amzalak, que era reitor da Universidade Técnica de Lisboa.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos