Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

.. Uma Viagem pelo Mundo em Português

Ir para baixo

..  Uma Viagem pelo Mundo em Português Empty .. Uma Viagem pelo Mundo em Português

Mensagem por Viracopos Sáb Dez 13, 2008 10:42 am

..

Uma Viagem pelo Mundo em Português

Hungria

Camões, nos Lusíadas refere uma antiga lenda que afirmava a origem hungara do Conde D. Henrique, pai do primeiro rei de Portugal. Antes da própria Independência, aqui se estabeleceu o hungaro Martinho de Dume. O fundador do reino da Hungria - Estevão (997­1038) - foi canonizado no século XII, tornando-se um santo muito popular em Portugal. Os contactos não terminam por aqui. No século XIV, a conhecida rainha Santa Isabel, mulher do rei D. Dinis, era sobrinha da rainha Isabel da Hungria, celebrizada também por milagres com rosas.

No século XVI a Hungria passa a ser dominada pelos austríacos (1526-1918) e os turcos (-1699), foi durante este período que aqui se estabeleceu neste país uma comunidade de portugueses judeus. No século XVIII, estabeleceu-se em Portugal o arquitecto hungaro Carlos Mardel, que desenhou a Baixa Pombalina, após o terramoto de 1755.

Durante a IIª. Guerra Mundial a ditadura (salazarista) terá concedido aos judeus da Hungria alguma protecção (cerca de 1 milhão foram mortos nos campos de concentração). Na Grande Sinagoga de Budapeste foi erigido um memorial que recorda o Holocausto, e faz uma justa homenagem a todos aqueles que ajudaram a salvar muitos judeus. Aí se recorda um diplomata português - Carlos Alberto de Liz-Teixeira Branquinho - que em 1944 salvou mais de 800 judeus dos campos de concentração. Na Embaixada de Portugal estabeleceu uma posto da Cruz Vermelha Portuguesa para ocupar-se dos judeus refugiados. Não foi caso único, o seu antecessor, Carlos de Almeida Fonseca Sampayo Garrido, embaixador também em Budapeste entre 1939 e 1944 ajudou inúmeros judeus salvando-os de uma morte certa. Em Maio de 1944 prestou igualmente apoio a judeus na Suiça.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos