Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CORRUPCAO E HIPOCRESIA-JOSE EDUARDO DOS SANTOS

Ir para baixo

CORRUPCAO E HIPOCRESIA-JOSE EDUARDO DOS SANTOS Empty CORRUPCAO E HIPOCRESIA-JOSE EDUARDO DOS SANTOS

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Dez 20, 2008 11:58 pm

março 29, 2004
Corrupção e Hipocrisia



A Global Witness (GW) divulgou um relatório que contém provas das ilegalidades cometidas em Angola - que possibilitaram que a negociação da redução da dívida à Rússia, a compra de armas, e os empréstimos com garantia de petróleo resultassem em transferências de grandes quantias para contas bancárias privadas.

Pode ler-se na Visão que novos documentos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da empresa de contabilidade KPMG revelam que, “em Angola, desaparece um em cada quatro dólares” ganho com o petróleo, segundo a organização não-governamental Global Witness. “Ao mesmo tempo, uma em cada quatro crianças angolanas morre antes dos 5 anos, devido a doenças que podem ser prevenidas”. Em contraste com os 1,7 mil milhões de dólares desaparecidos anualmente entre 1997 e 2001, frisa o relatório da GW, está o esforço da comunidade internacional “em angariar os 200 milhões de dólares necessários para alimentar o milhão de angolanos dependentes de ajuda” alimentar internacional.

A GW considera que “não há exemplo mais severo dos efeitos devastadores do desvio de receitas e da corrupção estatal do que o de Angola”.

O relatório de 2002 do FMI, refere a GW, aponta para dois fluxos principais de despesas não contabilizadas: assim, durante os últimos cinco anos, despesas extra-orçamento e discrepâncias residuais injustificadas nas contas fiscais representam, em média, 11% e 12% do PIB, anual, respectivamente. “Isto indica que uma média surpreendente de 23% do PIB anual de Angola parece ter sido gasto sem entrar na contabilidade nacional”, nota a Global Witness: em média, 1,7 mil milhões de dólares anuais, com a “astronómica” cifra de 2,4 mil milhões em 1999, quase 40 por cento do PIB.

A Global Witness nota que “a elite de Angola respondeu aos apelos para uma melhoria da transparência, argumentando que décadas de guerra civil deixaram o país sem capacidade de conseguir um Governo transparente. Pelos vistos, a responsabilidade e o debate democrático são um luxo. Mas esse mesmo Governo incapacitado começou recentemente a usar os obscuros mecanismos de financiamento "Special Purpose Vehicles" em abrigos fiscais para contrair novos empréstimos garantidos por petróleo”. Os registos bancários da Sonangol “mostram a sua mestria no uso de estruturas off shore complexas para ir circulando o dinheiro e para pagar a associados empresariais estrangeiros”. Para a Global Witness, “esta capacidade de gerir tais mecanismos sofisticados demonstra que não é perícia financeira que falta aos Futunguistas [nome dado ao círculo presidencial], mas sim a vontade política de mudar”.

Um caso em particular analisado no relatório da GW, o da restruturação da dívida de Angola à Rússia, evidencia a existência de transacções em favor de personalidades próximas da Presidência da República angolana, dentro e fora do país. Da lista de transferências bancárias reveladas (...) consta um crédito numa conta nas Ilhas Caimão, “cujo beneficiário é, alegadamente, o próprio Presidente José Eduardo dos Santos”.

Ler artigos completos: na Visão (aqui e aqui) e na GW.


Publicado por andre em março 29, 2004 01:56 AM

Comentários
Este fdp (desculpem) do José Eduardo dos Santos. Estive a ler os artigos completos, e parece-me surreal. Tanta pobreza e fome em Angola, e estes só lucram com o petróleo. Mas aqui o FMI, declara que existe irregularidades, mas fazer, não faz nada. Bom trabalho da Global Witness

Afixado por: Mário Reis em março 29, 2004 05:42 PM
O que não faltam aí são governos corruptos... sobretudo no 3º Mundo.

O Dos Santos não tem desculpa, mas porquê esta especial atenção para com Angola?

Afixado por: Morcego Vermelho em março 29, 2004 05:43 PM
É óbvio que José Eduardo dos Santos não tem desculpa. É um dos maiores corruptos de África. Existem outros, mas porque não dar atenção a Angola? Parece-me que o relatório da GW é bom e de salutar. Interessa que se façam para todos os outros... Porquê Angola? Porque será? Talvez porque é um dos países mais ricos do mundo... porque é onde existe um maior interesse da parte externa, entre todos os outros factores políticos, como é óbvio.

Afixado por: Benny em março 29, 2004 09:26 PM
Há muito que os verdadeiros
sobas angolanos foram eliminados.
Angola não é um país,é um mosaico
de povos cujo cimento era a presença
portuguesa.
Os "cipaios" que estão agora no
poder são os herdeiros directos
dos antigos vendedores de escravos.

Afixado por: antónio em março 30, 2004 02:35 PM

Não alinho em campanhas contra o governo de Angola. A mim o Global Witness não me diz nada. Não sei se fala verdade. O que sei é que o governo de Angola teve de enfrentar uma guerra civil imposta pela Unita Africa do Sul e EUA e poucos foram os que lhe deram apoio.
Tenho plena consciência que muitos dos que governam Angola se afastaram dos nobres ideais de outrora, mas se quisesse falar com conhecimento de causa sobre este assunto, começava por investigar quem está por detrás do global witness, antes de fazer eco das suas opiniões.

Afixado por: Andropov em abril 8, 2004 11:56 PM
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos