Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UMA VOZ NO DESERTO...

2 participantes

Ir para baixo

UMA VOZ NO DESERTO... Empty UMA VOZ NO DESERTO...

Mensagem por Anarca Seg Dez 29, 2008 7:57 am

Há menos de uma semana o jornalista Gideon Levy, judeu e israelense, publicou no Haaretz (Povo) um dos jornais de maior prestígio e circulação em Israel o artigo que segue.

“Uma bandeira negra sobre a operação em andamento em Gaza. Quando mais avança a operação mais negra se torna a bandeira. A “Chuva de Verão” que estamos fazendo cair sobre Gaza não apenas é inútil como descaradamente ilegal. Não é legal cortar a eletricidade de 750 mil pessoas não é legal obrigar 20 mil pessoas a fugirem de suas casas e transformar suas cidades em cidades fantasmas. Não é legal ainda penetrar o espaço aéreo da Síria. Finalmente, não é legal seqüestrar metade do governo palestino e uma quarta parte do seu parlamento.

Um estado que toma essas medidas já não pode ser diferençado de uma organização terrorista. Quanto mais radicais são as ações israelenses mais monstruosas e estúpidas se tornam. Ao mesmo tempo em que vai perdendo todas as suas desculpas morais mais e mais o governo de Israel demonstra que está perdendo a cabeça. Agora só podemos esperar por trégua neste fim de semana quer seja iniciada pelo Egito ou pelo primeiro ministro Ehud Olmurt , para desalento do canal 2 de Roni Daniel e da Força de Defesa Israelense. Que a trégua esperada conduza a uma mudança radical. Devemos fazer de tudo para libertar Gilad Shalit, o jovem soldado israelense seqüestrado mas o que estamos fazendo em Gaza não tem nada a ver com a sua libertação. Trata-se de um ato planejado de vingança em alta escala, do tipo que IDF e o Shin Bet, serviço de segurança interna, vinham tentando conduzir já há algum tempo;um ato planejado pela profunda frustração que os chefes militares sentem em relação à própria impotência contra os foguetes Quassams e os ousados ataques de surpresa palestinos. Há uma diferença enorme entre um Exército jogar sua frustração sobre um povo e uma operação legítima e inteligente para libertar o soldado seqüestrado.

Para evitar que o exército se transforme numa fúria assassina, será necessário um forte e judicioso escalonamento político mas Ehud Olmert e o regime de fantasia de Amir Peretz mostram-se impotentes contra o exército frustrado. Até agora aprovaram todas as decisões militares. Não é um bom presságio quer para a tentativa de libertar Shalit quer para o governo que vem se demonstrando tão fraco como o Hamas.

A única voz responsável que se ouviu até agora foi a do pai do soldado, Noam Shalit; Na hora mais difícil da sua vida, ele clama não pela belicosidade e mais danos à vida de soldados israelenses e inocentes palestinos. Contra a fúria do IDF e a arrogância dos generais Youv Gallan e Amos Galid, a voz do pai de Shalit se destaca como uma voz no deserto.

Expulsar milhares de miseráveis de suas cabanas localizadas a quilômetros de onde estaria o soldado seqüestrado nada tem a ver com o apelo emocionado de um pai. É uma vergonha que exatamente a sua voz não seja ouvida.

A legitimidade da ação do nosso exército acabou quando começou. Não é por acaso que ninguém menciona o dia anterior ao ataque ao forte Kerem Shalom pelos palestinos quando seqüestramos dois civis, um médico e seu irmão de suas casas em Gaza. Qual a diferença entre nós e eles? Nós seqüestramos paisanos e eles um soldado, nós somos um Estado e eles uma organização terrorista. Como Amos Gilad soa patético e ridículo quando diz que capturar Shalit foi um ato ilegal e ilegítimo ao contrário dos nossos que raptamos civis de suas casas. Como pode proclamar que “a cabeça da serpente” está em Damasco quando usa exatamente os mesmos métodos?

É verdade que a IDF seqüestra civis – e o faz freqüentemente – não é para matá-los mais tarde. Mas algumas vezes eles são encontrados mortos à porta de suas residências e outras servem de fichas de barganha como aconteceu no Líbano e acontece agora com os parlamentares palestinos. Imagino como o mundo urraria se palestinos sequestrassem meio parlamento israelense!

Punição coletiva além de ilegítima não tem um pingo de inteligência. Para onde fugirão os habitantes de Beit Hanun? Com típica crueldade os militares dizem que eles não foram expulsos mas recomendados que saíssem para seu próprio benefício. Onde pode levar este gesto desumano? Mais apoio ao governo israelense? Para um aumento na lista de informantes palestinos do Shin Bet? Poderão os miseráveis lavradores de Beit Hanun e Beit Lahin fazer alguma coisa em relação aos Quassans? Destruíram o aeroporto para libertar o jovem soldado ou o fizeram só para decorar as manchetes dos jornais?

Alguém, já pensou o que faríamos se os sírios derrubassem um dos nossos aviões que deram vôos rasantes sobre o palácio do presidente em Damasco? Declararíamos guerra à Síria? Uma outra guerra ilegítima? Será que o black-out em Gaza derrubará o governo Hamas ou fará com que a população se una em torno dele? E se o governo Hamas cair, como quer Washington, o que acontecerá no day after? São perguntas para as quais ninguém tem resposta. Como sempre dirão: “Silêncio que estamos atirando.” Desta vez, porém, não estamos apenas atirando. Estamos bombardeando, estilhaçando, escurecendo os céus, destruindo e impondo um cerco e seqüestrando como o pior dos terroristas. E ninguém se levanta, quebra o silêncio e pergunta: Por que diabos estamos fazendo isso e com que direito?”


(Gideon Levy)
Anarca
Anarca
Admin

Pontos : 1203

Ir para o topo Ir para baixo

UMA VOZ NO DESERTO... Empty Re: UMA VOZ NO DESERTO...

Mensagem por Vitor mango Seg Dez 29, 2008 9:06 am

Mano anarca
Aprendi com os Suecos ( que eram os meus boss uma coisa
- Mango Puxa pelo lado bom do Ser Humano

Esta historia de Israel ferve-me por dentro
Porque ?
Porque nos anos 60 Portugal era odiado pelo mundo
_ Matavamos pretos !
e isso chateava-me , porque na minha escola primario la vinha o mapa mundo e chapado por cima as nossas colonias
Isso baralhava-me a mente a que acrescia os vampiros do Imperio a gritarem-me ao ouvido que Piortugal defendia em Africa os valores ocidentais e a religião
Puta que os pariu ..( sorry )

O meu avozinho tinha um po a comunistas porque certamente ..bla bla bla ...
So que o Mango Hoje com uma visao do Mundo que ele nao tinha verifico que Hoje somos todos filhos do MUNDO
Aqui na Quinta nasceu um puto de pai e mae Ucraniana
O puto é por lei portugues podendo adquirir outra nacionalidade depois dos 18 anos
O puto pode escolher as religiões que quizer
Sinto um orgulho de saber que alguem nascido aqui na quinta era no passado .... bla bla
Quando falava com o vaszyl ou vital com carreira militar feita na URSS pensava no que seria um exercito URSS a invadir Portugal E ELES NA FRENTE
--------------------
As BESTAS militares desconhecem que....
Igualmente uma familiar a que levava ao colegio da EUROPA e convivia com o Mundo trazia-me para aqui colegas
de todas as cores e feitios porque os Portugueses davam cartas no conivvio
Jogava e sempre joguei aí
Servias e croatas passaram aqui dias
aCEITO E SOU UM CHATO QUANDO ME PROVOCAM
sABE PORQUE ?

uM DIA VI UM BEBE A CHORAR CHORAR CHORAR ...UM INFERNO
E DE REPENTE UM MEDICO LEVANTOU-SE E DISSE PARA A MÃE
aPERTE O BEBE DE ENCONTRO AO PEITO

PARECIA MILAGRE
o PUTO CALOU-SE

E QUANDO VEJO ALGUEM DESCORDENADO SINTO QUE ... HA SISTEMA PARA O TRAZER A BEM

E NA MINHA EXPERIENCAI JA VASTA E LINDA APRENDI QUE OS QUE GRITAM E CLAMA POR SANGUE SAO OS PRIMEROS A CAVAR
sE VIVESSE NA ALEMANHA nAZI ESTARIA fod*** PORQUE JAMAIS ME IA CALAR QUANDO VISSE AS ss BATER Á PORTA DE JUDEUS E LEVA-LOS

pORRA ... ESTA-ME NOS cHIPS

nAO AGUENTO COM COBARDIAS ...E QUANDO ATINGE CFRIANÇAS AÍ PASSOU-ME TOTALMENTE
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos