Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa

2 participantes

Ir para baixo

Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa Empty Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 25, 2008 10:03 am

Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa
Publicidade

colaboração para a Folha Online

O provável candidato democrata à Casa Branca Barack Obama aumentou significativamente sua liderança na disputa presidencial dos Estados Unidos. Segundo pesquisa Times/Bloomberg, o democrata conta com 48% das intenções de voto contra apenas 33% de seu rival republicano, John McCain.

A margem de Obama é um pouco menor quando se tira da disputa os candidatos Ralph Nader, independente, e Bob Barr, libertário --ele tem 49% das intenções de voto contra 37% do senador republicano.

A liderança de Obama --maior do que nas últimas pesquisas nacionais-- parece ter sido resultado de sua política econômica rígida e o comprometimento em resolver a crise que afeta o país e que está no topo das preocupações dos norte-americanos.
AP/Efe
Democratic presidential candidate Sen. Barack Obama, D-Ill., talks with the media aboard his campaign charter in flight from Las Vegas to Los Angeles, Tuesday, June 24, 2008.(AP Photo/Alex Brandon) /// AGX05 - RIVERSIDE (EEUU), 24/06/08.- El candidato republicano a la Presidencia de Estados Unidos, John McCain, habla con periodistas hoy, 24 de junio de 2008, durante una conferencia de prensa en Riverside, California (EEUU). EFE/ANDREW GOMBERT
Barack Obama (esq.) lidera a disputa pelas eleições gerais contra o republicano McCain

Segundo a sondagem publicada pelo jornal "Los Angeles Times", tanto eleitores democratas quanto independentes afirmam que Obama fará um trabalho melhor do que McCain na resolução dos problemas econômicos do país.

Veja a íntegra da reportagem, em inglês

Por outro lado, muitos eleitores apontam que McCain, em seu quarto mandato como senador pelo Arizona, é um candidato mais experiente e melhor preparado para proteger a nação contra o terrorismo.

Essa é uma visão já comum aos republicanos. Em 2004, o presidente George W. Bush usou o argumento da segurança nacional para alavancar sua candidatura à reeleição. Nesta segunda-feira, um dos conselheiros de McCain, Charlie Black, afirmou que um ataque terrorista aos EUA ajudaria a candidatura de McCain.

Apoio

O apoio a Obama também é maior entre os eleitores de mesma identidade política. Entre os eleitores que se descrevem como liberais, 79% afirmam que planejam votar em Obama. Já entre os conservadores, como McCain, apenas 58% dizem votar no candidato republicano.

Mesmo entre os eleitores que planejam votar em McCain, mais da metade apontam que "não estão entusiasmados" sobre o candidato escolhido e 45% declaram-se satisfeitos. Já do lado democrata, 81% dos eleitores que dizem votar em Obama apontam estar contentes com a candidatura do senador.

"McCain não está conquistando toda a base conservadora como o presidente Bush fez em 2000 e 2004", disse a pesquisadora do Times, Susan Pinkus. "Entre os conservadores, evangélicos e eleitores que se identificam com a direita religiosa dão a ele menos de 60% das intenções de voto", aponta.

Do outro lado, Obama e seu discurso da mudança política atinge uma variedade de eleitores. "Ele tem a maioria das intenções de voto entre mulheres, negros e outras minorias. Está concorrendo muito próximo [de McCain] entre eleitores brancos e independentes", explica Susan.

Segundo a sondagem, Obama e McCain tem, cada um, 39% das intenções de voto dos eleitores brancos.

Os bons resultados de Obama refletem também entre os eleitores de sua ex-rival, a senadora Hillary Clinton. Ainda segundo a pesquisa, apenas 11% dos eleitores que indicavam preferência por Hillary nas primárias não declaram apoio ao provável candidato democrata.

Outro cenário positivo para Obama está entre os eleitores dos candidatos pequenos. Tanto o independente Nader quanto o libertário Barr parecem tirar mais votos de McCain do que do democrata. Quando os dois são incluídos na votação, eles têm o apoio dos eleitores independentes que, sem eles como opção, dizem votar no Partido Republicano.

Nader teve apenas 4% das intenções de voto e Barr apenas 3%. Nader está tentando colocar seu nome na cédula de votação de 45 Estados e, por enquanto, conseguiu ser incluído em quatro. Já Barr está nas cédulas de 30 Estados e ainda tenta conquistar a candidatura em outros 20.

Uma média de várias enquetes realizadas pelo site especializado RealClearPolitics dá a Obama 7,5 pontos de vantagem. Uma média semelhante realizada entre cinco enquetes nacionais pela rede CNN de televisão mostra uma vantagem de 8 pontos percentuais para o democrata.

A pesquisa Times/Bloomberg foi conduzida entre 19 e 23 de junho com 1.115 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com Efe
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa Empty Re: Obama lidera disputa por 15 pontos percentuais, aponta pesquisa

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Jun 25, 2008 11:06 am

JA GANHOU!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos