Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SO NO PARAISO SOCIALISTA

Ir para baixo

SO NO PARAISO SOCIALISTA Empty SO NO PARAISO SOCIALISTA

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jan 01, 2009 1:35 pm

E que ha AUMENTOS PROGRAMADOS a cada 1 de JANEIRO!!!! pontes, ELECTRICIDADE, PAO subirao acima dos 2.1% previstos por este MENTIROSO GOVERNO!!! Este Governo MEDIOCRE!! Mas o FACTO e que a INFLACAO sera muito MAIOR que os 2.1% previsto!!
AP


Publicação: 01-01-2009 15:12 | Última actualização: 01-01-2009 15:21
Custo de vida

2009 traz novos preços e novos rendimentos

A partir de hoje, os preços dos bens e serviços essenciais serão actualizados, bem como o Salário Mínimo Nacional (SMN), as pensões e os ordenados da função pública.


Lusa




No que toca a bens e serviços básicos, os preços do pão e da electricidade vão aumentar em 2009 acima da inflação de 2,5% prevista pelo Governo, com as portagens a registar subidas menores e os passes sociais, leite e telecomunicações a manter os preços.

O presidente da Associação de Comércio e Indústria da Panificação (ACIP), Carlos Alberto dos Santos, disse que o aumento do preço do pão "é inevitável" e que "nunca poderá ser inferior a 5%", devido ao aumento das despesas dos panificadores com energia e combustíveis.

Outro caso em que a subida dos preços ultrapassa o valor da inflação prevista pelo Governo é a electricidade, com os preços das tarifas a subir em média 4,9% no próximo ano, com os consumidores domésticos a
ter um aumento médio de 4,3%, de acordo com a proposta aprovada pelo Conselho Tarifário da ERSE.

Nos Açores, o aumento médio das tarifas vai ser de 5,5%, enquanto na Madeira o aumento médio será de 4,4%.

Passes mantêm-se, portagem sobem

Nos transportes públicos, os passes sociais vão manter os seus preços, pela primeira vez em 30 anos, devido à descida dos preços do petróleo sentida nos últimos meses.

Já as portagens nas auto-estradas vão sofrer aumentos com base na inflação de Outubro, pelo que os preços aumentaram cerca de 2,2%, com uma viagem de Lisboa ao Porto a custar mais 45 cêntimos e um percurso entre Lisboa e o Algarve a encarecer 50 cêntimos para os veículos ligeiros (Classe 1).

Os aumentos, calculados com base na taxa de inflação registada em Outubro, elevam para 1,35 euros (sobe 3,85%, mais cinco cêntimos) a portagem da Ponte 25 de Abril e para 2,35 euros (sobe 4,44%, mais dez cêntimos) a travessia pela Ponte Vasco da Gama.

Os CTT-Correios de Portugal actualizam o seu preçário a partir de hoje, não existindo contudo alterações na maioria dos preços, como é o caso do preço-base do correio nacional até 20 gramas que se manterá nos 31 cêntimos nas cartas enviadas em regime de avença ou através de máquinas de franquiar.

Nas cartas seladas e franquias obtidas nas máquinas de vendas de selos, os preços aumentam 1 cêntimo, para 32 cêntimos, enquanto o preço-base do correio normal, entre as 20 e as 50 gramas, desce 1 cêntimo, passando a custar 54 cêntimos. Os preços do correio azul não são objecto de qualquer alteração.

Também o preço do leite deverá manter-se em 2009, assim como o da carne, das frutas e dos legumes.

Quanto às empresas concessionárias dos sistemas municipais, as tarifas
são definidas no momento do estabelecimento da concessão e actualizadas de acordo com as regras constantes do respectivo contrato com aprovação pelo município.

As novas tarifas de gás natural para os consumidores domésticos serão actualizadas em Julho.

Por sua vez, as rendas sobem 2,8% a partir de Janeiro, mas para contratos anteriores a 1967 o aumento é de 4,2%.

Aumentos nos rendimentos

Também o ordenado mínimo, os salários da função pública e as pensões de invalidez e de velhice aumentam a partir de hoje.

O Salário Mínimo Nacional (SMN) e os ordenados dos funcionários públicos aumentam 5,6% e 2,9%, respectivamente. No caso do SMN, este aumento fixa o novo valor em 450 euros.

Por sua vez, as pensões de invalidez e de velhice sobem entre 2,1% e 2,9% a partir de hoje.

A portaria conjunta dos ministérios das Finanças e do Trabalho e Solidariedade Social estabelece para o regime geral um aumento de 2,9% para as pensões de montante igual ou inferior a 628,83 euros, sendo que o valor do aumento não poderá ser inferior a 6,85 euros. Nas restantes, as subidas são inferiores.

As actualizações aplicam-se às pensões atribuídas até 1 de Janeiro de 2008.

A portaria fixa ainda em 419,22 euros o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que serve de referência para o valor mínimo das pensões e de outras prestações sociais.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

SO NO PARAISO SOCIALISTA Empty Re: SO NO PARAISO SOCIALISTA

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jan 01, 2009 1:37 pm

AQUI nos USA, NADA SUBIO porque e 1 de JANEIRO!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos