Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mau jornalismo

2 participantes

Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Mau jornalismo

Mensagem por O dedo na ferida Qua Jan 07, 2009 8:07 am

Realidade e percepção da realidade

Conversava eu com a Noémia que é minha vizinha e agricultora. Votos de bom ano e saúde para cá e para lá, o dia hoje está tão lindo, céu azul e muita luz e tal. Sim, porque aqueles dias cinzentos de chuva já nos estavam a dar cabo do juízo. Pois é, responde-me ela, mas um dos poços que eu e o meu marido usamos para regar uma das fazendas ainda está seco, como se fosse Verão. E eu que ia jurar que já tinha chovido tanto... e ela também. Mas não, nem deu ainda para repor niveis freáticos, pelo menos por aqui.

É por estas e por outras que devemos sempre corroborar a nossa percepção da realidade com dados mais concretos.

Isto lembra-me o que lia na Visão, que a percentagem da população activa que aufere o salário mínimo é de 4,5%. Será verdade? A dúvida surge por duas razões: primeira porque desconfio de todo e qualquer número que apareça nos media e segunda porque ao ouvir falar e escrever alguns dos meus compatriotas diria que essa percentagem é muito superior dado que "este" país é um pardieiro de pobres e incapazes e etc e tal. A sério que já não sei em que devo acreditar.

E motivos não me faltam. Na última Visão surge uma comparação de dados estatísticos entre Portugal e Espanha na secção Sociedade. A fonte, dizem-nos é a Península Ibérica em números 2008 . Fiz uma busca no Google e concluo que é o resultado dum estudo conjunto dos INE dos dois países, até aqui tudo bem. Mas há números que me parecem estranhos.
Na primeira fila surge a esperança de vida: 74,9 para portugueses e 83,7 para os espanhóis. Pesquiso no estudo e noutros dados do INE e concluo que a Visão compara a esperança de vida dos homens portugueses com a das mulheres espanholas, aha?! Porquê? ...

Em diario da mulher aranha

Depois, na segunda fila a taxa de desemprego em 2008 foi de 8,1% em Portugal e 8,3% em Espanha. Fui pesquisar nas mesmas fontes e concluo que a Visão compara a pior taxa de Portugal de 2008 com a melhor de Espanha para o mesmo ano. Ora, como sabemos Espanha terminou o ano com quase 11% de taxa de desemprego...

Neste link podemos ler um breve artigo com uma apresentação muito mais isenta dos dados do estudo, o que não é difícil. É menos sensacionalista e catastrofista e bota-abaixo, isso sim. Depende da percepção da realidade que nos querem impingir, mas também só a engolimos se quisermos, não é?
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Jan 07, 2009 11:04 am

Comparar Espanha e Portugal? Todos sabem, que O PODER DE COMPRA E MUITO MAIOR!!! Ate produtos portugueses, chegam c custar MENOS na ESPANHA que em PORTUGAL!!! GASOLINA nem se fala!!! IMPOSTOS , muito menores. PESO do ESTADO no PIB, muito menor!!! SALARIO MINIMO, MUITO MAIOR!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por O dedo na ferida Qua Jan 07, 2009 11:28 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:Comparar Espanha e Portugal? Todos sabem, que O PODER DE COMPRA E MUITO MAIOR!!! Ate produtos portugueses, chegam c custar MENOS na ESPANHA que em PORTUGAL!!! GASOLINA nem se fala!!! IMPOSTOS , muito menores. PESO do ESTADO no PIB, muito menor!!! SALARIO MINIMO, MUITO MAIOR!!

Você, defenitivamente, não percebe nada de nada. Alguém fez comparações entre Portugal e Espanha. Vá, faça um esforço. O que fiz foi uma análise da forma desonesta de fazer jornalismo. Comparando o incomparável. Bastava ver o título do tópico...
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Jan 07, 2009 11:36 am

Porque essa sua preocupacao, quando defende um P.M. MENTIROZISSIMO, que por isso tem o nariz , cada dia MAIOR? Agora ja diz que estamos em recessao!!! Que a ECONOMIA vaicerescer NEGATIVAMENTE .8%, QUANDO POUCAS SEMANAS ATRAZ DIZIA QUE IA CRESCER 1.7% .
e NAO SE iluda. continua a mentir. cOM ELE A verdade SAI A CONTA-GOTAS, tirada a pressao. Quando nao pode esconder mais!!! O CONSTANCIO ve a coisa cada dia MAIS NEGRA. Agora fala que vao 90 000 para o DESEMPREGO!!! Uns TRAPALHOES. A DIFERENCA e que ai MENTEM!!! Aqui dizem tudo ao POVO!!! Nao ha SURPRESAS!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por O dedo na ferida Qua Jan 07, 2009 12:16 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:Porque essa sua preocupacao, quando defende um P.M. MENTIROZISSIMO, que por isso tem o nariz , cada dia MAIOR? Agora ja diz que estamos em recessao!!! Que a ECONOMIA vaicerescer NEGATIVAMENTE .8%, QUANDO POUCAS SEMANAS ATRAZ DIZIA QUE IA CRESCER 1.7% .
e NAO SE iluda. continua a mentir. cOM ELE A verdade SAI A CONTA-GOTAS, tirada a pressao. Quando nao pode esconder mais!!! O CONSTANCIO ve a coisa cada dia MAIS NEGRA. Agora fala que vao 90 000 para o DESEMPREGO!!! Uns TRAPALHOES. A DIFERENCA e que ai MENTEM!!! Aqui dizem tudo ao POVO!!! Nao ha SURPRESAS!!!

Oh homem. Ainda não viu que estamos a falar de jornalismo??? Porra que é demais. Tenho muitas vezes a impressão que quando a inteligência passou aí por casa deveria estar a dormir. Fique a falar sózinho com as suas papagaices....
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jan 08, 2009 7:45 am

VOCE QUER MUDAR A CONVERSA porque o tema nao lhe interessa!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por O dedo na ferida Qui Jan 08, 2009 8:14 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:VOCE QUER MUDAR A CONVERSA porque o tema nao lhe interessa!!

Eu não quero mudar. Você é que mudou. Não sei se percebeu. Acho-o, francamente, desprovido de raciocínio. Será heriditário? Há casos assim!!!
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jan 08, 2009 8:24 am

nao se preocupe COM O MEU raciocinio. eLE VAI mutio bem!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Mau jornalismo Empty Re: Mau jornalismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos