Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama

2 participantes

Ir para baixo

Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama Empty Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama

Mensagem por Vitor mango Qua Jan 28, 2009 2:41 am

Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama

Washington, 27 Jan (Lusa) - O presidente norte-americano Barack Obama disse segunda-feira que chegou o momento dos israelitas e dos palestinianos regressarem à mesa das negociações, numa altura em que enviou o seu novo emissário para o Médio Oriente para a região.

Numa entrevista concedida à cadeia al-Arabiya, Obama assegurou ainda que vai cumprir as suas promessas de campanha no que diz respeito ao mundo muçulmano: não apenas de iniciar imediatamente o esforço de paz entre israelitas e palestinianos, mas também de retirar as tropas norte-americanas do Iraque, de pronunciar rapidamente um discurso dirigido aos muçulmanos desde uma grande capital muçulmana, e de estender "a mão da amizade" ao Mundo muçulmano e restaurar a relação dos Estados Unidos com ele.

Segundo o texto que a Casa Branca publicou, Obama revelou ter enviado o seu emissário George Mitchell para "começar por ouvir" e depois regressar aos Estados Unidos para lhe "dar conta do que ouviu".

"A partir dessa altura, formularemos uma resposta precisa", indicou.

Mas, "no fim de contas, não cabe a nós dizer aos israelitas ou aos palestinianos o que é melhor para eles. Vai ser necessário que tomem certas decisões", sublinhou.

"O momento chegou de regressar à mesa das negociações", afirmou Barack Obama, considerando que "vai ser difícil, vai demorar tempo", e que alguns meses não serão suficientes resolver o conflito.

"Continuo a acreditar que a segurança de Israel é preponderante", indicou o chefe de Estado norte-americano, antes de prosseguir: "mas também creio que os israelitas devem reconhecer a importância de fazer a paz".

"Ao enviar George Mitchell para o Médio Oriente, mantenho a minha promessa dizendo que não esperaremos pelo fim da minha presidência para nos ocuparmos da paz entre palestinianos e israelitas", referiu.

De acordo com Obama, os Estados Unidos vão assim adoptar "uma série de iniciativas" relativamente ao Médio Oriente.

Obama, que prometeu durante a sua campanha dirigir-se ao Mundo muçulmano num "fórum islâmico", durante os 100 primeiros dias da sua presidência, repetiu que vai falar numa capital muçulmana, mas não fez agora qualquer referência a um prazo.

Para demonstrar que cumpre as suas promessas, Obama evocou a decisão anunciada na semana passada de fechar a prisão de Guantanamo no prazo de um ano.

Os Estados Unidos estão "prontos para lançar uma nova parceria fundada no respeito mútuo e no interesse mútuo" com o Mundo muçulmano, afirmou.

"O que vamos oferecer ao Mundo muçulmano na sua acepção mais larga, é a mão da amizade", disse, após as crispações causadas pela guerra no Iraque e as políticas do seu antecessor George W. Bush.

Obama assegurou que a sua administração fará "muito claramente" a distinção entre a Al-Qaïda e aqueles que simplesmente não estão de acordo com ela.

Segundo o presidente norte-americano, as últimas declarações dos líderes de Al-Qaïda mostram que "parecem nervosos".

LMP

Lusa/Fim
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama Empty Re: Médio Oriente: Chegou o momento das negociações de paz serem retomadas - Obama

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Jan 28, 2009 7:41 am

ISSO ja vem ha 60 anos!!! vem obama, vai obama........................ISSO NAO DA EM NADA.PORQUE.........Os HAMAS nao querem PAZ!!! Portanto.................
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos