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israelis lutam pela costa nacional!! DE PORTUGAL!!

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israelis lutam pela costa nacional!! DE PORTUGAL!! Empty israelis lutam pela costa nacional!! DE PORTUGAL!!

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Jan 31, 2009 11:21 pm

Americanos e israelitas lutam pela costa nacional


VALENTINA MARCELINO


Concurso. Com dois anos de atraso, o júri do Ministério da Administração Interna, escolheu três empresas com quem vai negociar a instalação de radares para vigiar a costa portuguesa. Uma delas representa a maior indústria israelita deste material, usado em Gaza e na fronteira com o Líbano Empresas israelitas, americanas e francesas estão a competir para instalar na costa portuguesa o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), constituído por radares e câmaras de vídeo de grande alcance. O combate ao tráfico de droga, contrabando, emigração ilegal e terrorismo, além de prevenção ambiental, são as principais missões deste projecto.

Em parceria com as concorrentes directas estes industriais apresentam o que melhor há no mundo em controlo de fronteiras marítimas. Um deles é o maior fornecedor destes equipamentos em Israel. Equipa os postos de observação de Rosh-Hanikrah, na fronteira com o Líbano e nas zonas costeiras perto de Gaza.

A tecnologia é a parte mais importante do sistema que Portugal pretende comprar. O concurso, que está a decorrer na esfera do Ministério da Administração Interna (MAI), foi classificado secreto por razões de segurança. O MAI já falhou várias vezes as previsões que tinha para a adjudicação. Em 2007, ano em que a Espanha montou a sua "fortaleza" electrónica" na costa e se previa que o tráfico se desviasse para Portugal, chegou a estar orçamenta a instalação dos primeiros radares no Algarve, mas a verba acabou por não ser executada. No orçamento de 2008 também não se realizou a despesa prevista para este processo.

O concurso está agora na recta final e, segundo o ministério da Administração Interna, a negociação com as empresas ficará "concluída ainda no mês de Fevereiro". Apurada "a melhor oferta, o MAI, de imediato, procederá à sua adjudicação". O secretário de Estado Adjunto da Ad-ministração Interna, José Magalhães, que está a conduzir o proces-so desde 2006, acredita que se "poderá assim cumprir-se o objectivo de, no próximo Verão, colocar à disposição da Unidade de Controlo Costeiro da GNR o equipamento correspondente à fase 1 (Algarve)".

O SIVICC é há muito desejado pela GNR. Há cerca de um ano, um oficial da então Brigada Fiscal (BF), alertava publicamente que o sistema de vigilância que tinham a operar, estava "obsoleto". Segundo fonte da GNR, actualmente, dos sete radares que estão instalados, há dois que não estão a funcionar. Os equipamentos da visão nocturna estão praticamente todos desligados. "Para operações à noite só mesmo com a ajuda de câmaras portáteis", sublinha ao DN essa fonte.

Uma das consequências imediatas foi a diminuição do número de criminosos apanhados. Em 2008, o número de autos levantados foi o mais baixo do últimos cinco anos. Segundo dados oficiais da Guarda, no ano passado foram registados 43 mil autos, enquanto, por exemplo, em 2004, foram 71 mil.

Outro efeito directo na demora na instalação dos novos radares é o número de elevado militares que tem se estar hipotecado neste serviço. Neste momento estão destacados cerca de 240 elementos. Com o SIVICC a funcionar não será precisos muitos mais que a centena. O equipamento funciona em permanência sem ser precisa quase a presença humana.

O próprio comandante-geral da GNR, general Nelson dos Santos, lamenta este atraso. Em entrevista ao DN declarou que a situação era " um grande problema." Este responsável confirma que "uma consequência directa é que, dos 1300 homens" que , nas suas contas, poderem ser libertados de funções administrativas para as patrulhas de terreno, havia 140 que ainda não tinham sido transfe- ridos "porque têm de estar hipote- cados em tarefas de vigilância da costa".

O SIVICC vai contar com quase o dobro dos postos de observação (20) que a actual rede de observação (11). Doze deverão ser instalados em edifícios já existentes da ex-BF e oito vão ser contentorizados, podendo ser reposicionados por razões operacionais. A estes juntam-se oito móveis, instalados em viaturas.

O grande centro nacional de controlo operacional - que pode observar em tempo real qualquer imagem que lhe seja transmitida por uma das câmaras ao longo da costa - vai ser montado em Alcântara, também num edifício da ex-BF.

Todo o sistema está ligado 24 horas por dia, 365 dias por ano a observar o mar e a registar todas as movimentações de barcos. As tecnologias em concurso têm a capacidade para observar uma embarcação de 2x3 metros a mais de 30 quilómetros.|
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

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