Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Presidente deixa Washington às gargalhadas num jantar de elite

Ir para baixo

Presidente deixa Washington às gargalhadas num jantar de elite Empty Presidente deixa Washington às gargalhadas num jantar de elite

Mensagem por Admin Seg Fev 02, 2009 2:06 am

Presidente deixa Washington às gargalhadas num jantar de elite


HUGO COELHO
História. Evento assinala o aniversário de Robert E. Lee, o general que lutou pela escravatura
Lá fora, sapatos engraxados, fatos de cerimónia, gravatas de nós cuidados. Lá dentro, sorrisos, gargalhadas. Sábado, Washington vestiu-se a rigor para rir das piadas do Presidente num jantar selecto no Clube Alfalfa.

O encontro de engravatados e piadas políticas tem mais de um século. Todos os anos, no final de Janeiro, a elite política americana é arrastada para o palco e convidada a dar um espectáculo de comédia. O jantar assinala o aniversário do general Robert E. Lee, comandante do exército da Confederação na Guerra da Secessão e defensor da escravatura.

Barack Obama, o primeiro afro- -americano na Casa Branca, subiu ao palco e começou por realçar a ironia da sua presença: "Eu sei que muitos de vocês estão a pensar que este jantar se realizou pela primeira vez para celebrar o aniversário do general Robert E. Lee. Se estivesse connosco, o general teria 202 anos e estaria muito confuso."

A cerimónia esteve fechada à imprensa, mas a Casa Branca divulgou excertos do discurso do Presidente.

Obama fez troça do seu chefe de Gabinete, Rahm Emanuel, o judeu confesso e pulso de ferro da Administração. "Há uma coisa que ainda não se sabe: a ideia de repetir a cerimónia do juramento foi do Rahm. Mas, claro. Para ele todo o dia é um juramento."

O famoso mau humor de Rahm também deu que falar: "Não acreditem nas coisas que lêem", disse Obama. "O Rahm tem um coração de manteiga. É verdade! Todas as semanas arranja tempo para ajudar a comunidade. Na semana passada foi a uma escola ensinar as crianças pobre a dizer palavrões."

O adversário de Obama na eleição para a Casa Branca, John Mc-Cain, também participou no jantar. Tal como a sua número dois, Sarah Palin, que viajou do Alasca, onde é governadora, e apareceu com um vestido preto de cetim para alimentar especulações sobre o seu futuro.

Segundo a colunista social Letitia Baldrige, a participação de Palin prova a sua força política: "Toda a gente quer ser convidada para o jantar."

No final do acto, Obama confessou que passou um teste aos seus dotes diplomáticos para manter o blackberry. "Para conseguir tive de limitar o número de contactos", disse. "A quantos? Olhem para a pessoa à vossa esquerda. Agora para a pessoa à vossa direita. Nenhum de vocês tem o meu endereço de e-mail." |
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos