Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunidade chinesa abriu cerca de 5 mil lojas em Portugal

Ir para baixo

Comunidade chinesa abriu cerca de 5 mil lojas em Portugal Empty Comunidade chinesa abriu cerca de 5 mil lojas em Portugal

Mensagem por Admin Dom Fev 08, 2009 4:00 pm

Comunidade chinesa abriu cerca de 5 mil lojas em Portugal
O impacto da comunidade chinesa em Portugal pode medir-se pelo número de estabelecimentos: cerca de 300 restaurantes, quase 500 armazéns e entre 4.000 e 5.000 lojas, segundo contas do presidente da Liga dos Chineses em Portugal

De acordo com Y Ping Chow, Portugal conta com cerca de 20.000 cidadãos de nacionalidade e de ascendência chinesa, a maioria dos quais dedicada a lojas.

«A maioria tem lojas, os restaurantes passaram a ser secundários. Começaram pelos restaurantes, mas agora apostam nas lojas, porque o investimento é menor e o negócio mais rentável», explicou Y Ping Chow à Lusa.

Em 1979, quando Portugal estabeleceu relações diplomáticas com a República Popular da China, «havia apenas algumas centenas de chineses no país, praticamente todos com passaporte de Taiwan», disse.

A partir de 1990, «registou-se um aumento significativo com a ajuda da regularização extraordinária da lei de imigração portuguesa».

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de pessoas de nacionalidade chinesa a residir em Portugal quase quadruplicou entre 1999, ano da transferência de Macau para a China, e 2007, passando de 2.762 para 10.448.

O salto mais significativo ocorreu entre 2005 e 2006, em que passaram de 5.551 para 10.167.

Além dos indivíduos de nacionalidade chinesa, os números da Liga dos Chineses em Portugal incluem os que entretanto adquiriram a nacionalidade portuguesa.

É o caso de Y Ping Chow, 54 anos, que chegou a Portugal com oito, para se fixar no Porto, onde reside, e que se naturalizou português em «1975-76».

«Vim com os meus pais em 1963 e juntámo-nos aos meus avós, que já estavam em Portugal desde os anos 30, no Porto, na zona da Batalha», contou, referindo que a família é oriunda de Zhejiang, uma província do Leste da China, perto de Xangai.

Ao fim de 46 anos em Portugal, Y Ping Chow não hesita e garante peremptoriamente: «vivo como um português».

Y Ping Chow admitiu que «muitos portugueses acham os chineses um pouco fechados», mas garante que os chineses mantêm «convívio com a comunidade portuguesa, principalmente ao nível comercial».

A integração dos chineses em Portugal, segundo Y Ping Chow, é fácil, embora haja «sempre alguns, os que vieram mais recentemente, que sentem falta da família e têm poucos conhecimentos da língua portuguesa».

«Mas integram-se com a comunidade chinesa e isso facilita a integração em Portugal», explicou.

Contou também que uma «grande parte dos filhos frequentam escolas portuguesas e utilizam escolas chinesas privadas para aprendizagem da língua».

Y Ping Chow, que visita a China com frequência, considerou que as relações entre os dois países «têm-se desenvolvido» e garantiu que a «China tem um grande respeito e consideração por Portugal».

Por isso, deixou um conselho: «Portugal pode ser uma grande parceiro da China na relação com os países lusófonos e também no relacionamento com a Europa do Sul».

Lusa / SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos