Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpol alerta para risco de grandes atentados

Ir para baixo

Interpol alerta para risco de grandes atentados Empty Interpol alerta para risco de grandes atentados

Mensagem por Vitor mango Qui Fev 26, 2009 3:36 pm

Interpol alerta para risco de grandes atentados
22h04m

A Interpol, organização de polícia criminal internacional, exortou esta quarta-feira os governos a não baixarem a guarda face ao terrorismo no actual contexto de crise económica e advertiu para o risco de ocorrerem atentados de grandes dimensões.

Numa carta aberta, o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, destaca que o principal problema para a segurança é a "mobilidade terrorista".

Isto pode ser "facilmente remediado" à escala nacional e com um reforço da cooperação internacional através da Interpol, afirma Noble na sua missiva, publicada no aniversário do atentado à bomba no World Trade Center de Nova Iorque de 1993, em que morreram seis pessoas e mais de um milhar sofreu ferimentos.

"Numa altura em que o mundo se centra na crise económica global, exortaria os nossos líderes a não esquecerem os elementos que permitiram o primeiro ataque contra o World Trade Center" e a terem em conta as advertências da Comissão para a Prevenção da Proliferação e o Terrorismo dos Estados Unidos, salienta.

Recorda que, no seu relatório de Dezembro, este organismo advertia para a possibilidade de novos ataques da Al-Qaida e aludia a indícios sobre a eventual utilização de armas nucleares ou biológicas.

Segundo Noble, é chegada a altura de dedicar recursos para colmatar os vazios de segurança a fim de prevenir atentados terroristas, em especial porque, no actual contexto de crise económica, se estes ocorressem e fossem à escala dos do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, as suas consequências seriam "desastrosas".

O secretário geral da INTERPOL, com sede na cidade francesa de Lyon, afirma que o perigo representado pela Al-Qaida fora do Iraque ou do Afeganistão é difícil de combater com meios militares.

Defende, por isso, que o combate ao terrorismo tenha o mesmo nível de recursos, atenção e reforço da cooperação internacional do que é disponibilizado no âmbito militar.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos