Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ena pá!!!! Puxa.....

Ir para baixo

Ena pá!!!! Puxa..... Empty Ena pá!!!! Puxa.....

Mensagem por Viriato Sex Fev 27, 2009 7:57 am

Ena pá!!!! Puxa..... Sócrates meteu a mão nos escandinavos. Escavacou aquilo tudo. Naqueles países sempre apresentados como exemplares. Como é que ele consegue tanta coisa num espaço tão curto de tempo?? Começo a acreditar nas suas qualidades sobrenaturais...

Dinamarca e Finlândia entraram em recessão, Suécia em dificuldades

Estocolmo, 27 Fev (Lusa) - A Dinamarca e a Finlândia entraram em recessão no último trimestre de 2008, enquanto a situação na Suécia mostra sinais de agravamento, anunciaram hoje os institutos de estatísticas dos três países.

Os países nórdicos não foram poupados pela crise internacional que se traduz por uma brutal desaceleração da procura, das exportações e da produção industrial.

A Dinamarca registou uma quebra de 2,0 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) relativamente ao terceiro trimestre, que já tinha registado uma descida de 0,8 por cento do PIB.

"Os investimentos e o consumo desceram claramente no último trimestre, ao mesmo tempo que houve um crescimento das despesas públicas", indicou o instituto de estatísticas dinamarquês.

No primeiro trimestre de 2008, a Dinamarca foi o primeiro país da União Europeia a entrar em recessão técnica, mas a economia conheceu algum vigor no segundo trimestre antes de voltar a contrair três meses mais tarde.

Em termos anuais, o PIB desceu 3,9 por cento no último trimestre.

Por seu lado, a Finlândia viu o PIB descer 1,3 por cento após um recuo de 0,3 por cento (dados revistos) no terceiro trimestre.

"A Finlândia está em recessão. De acordo com números preliminares, o Produto Interno Bruto desceu 1,3 por cento no último trimestre de 2008 relativamente ao terceiro trimestre", indicou o instituto de estatísticas finlandês em comunicado.

"O crescimento já tinha abrandado mais cedo em 2008 e no terceiro trimestre, o PIB baixou 0,3 por cento relativamente ao trimestre precedente", acrescentou a mesma fonte.

O instituto reviu em baixa as estatísticas para o terceiro trimestre, contrariando a estimativa anterior de que o PIB tinha aumentado 0,1 por cento.

A Finlândia, país de origem do "número um" mundial dos telemóveis Nokia, beneficiou durante anos de um crescimento mais elevado que a média dos outros países da UE. Em 2007, o crescimento foi de 4,5 por cento.

Na Suécia, o PIB baixou 2,4 por cento no último trimestre em relação a igual período anterior, que já tinha registado uma quebra de 1,0 por cento.

Por seu lado, o Japão anunciou uma queda sem precedentes de 10 por cento da produção industrial em Janeiro face a Dezembro, incluindo um recuo de 41 por cento da produção automóvel. As exportações baixaram 45,7 por cento num ano.

O consumo das famílias caiu 5,9 por cento. Contudo, o desemprego recuou 4,1 por cento em Janeiro, contra 4,3 por cento em Dezembro, de acordo com dados oficiais.

Fonte: Agência LUSA
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos