Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jornais consideram adaptação às novas regras questão não prioritária

Ir para baixo

Jornais consideram adaptação às novas regras questão não prioritária Empty Jornais consideram adaptação às novas regras questão não prioritária

Mensagem por Admin Dom Mar 01, 2009 2:18 pm

Jornais consideram adaptação às novas regras questão não prioritária
A maioria dos directores dos jornais portugueses considera que a adaptação ao novo acordo ortográfico, que entrou em vigor no Brasil no primeiro dia de 2009, não é uma questão prioritária, mas há quem já tenha metas traçadas


Apesar de referir que o caminho a seguir na adaptação ao novo acordo ortográfico é uma preocupação sua, António Costa admitiu à Lusa que essa «não é uma questão prioritária nesta altura».

Opinião que é partilhada pelo director do Público, José Manuel Fernandes.

«Neste momento esse tema não é prioritário e não temos planos nem datas» , disse o director do Público.

Também no semanário Expresso ainda não há data marcada para a mudança.

O director do título, Henrique Monteiro, acredita que a adaptação deverá ser feita a nível do grupo Impresa, e não só do Expresso, o que passará por «acordos com os restantes directores das publicações».

No desportivo O Jogo, o tema já começou a ser «discutido», mas ainda não há conclusões até porque no jornal há agora «outras prioridades», de acordo com o director do jornal, Manuel Tavares.

O Correio da Manhã já tem uma «estratégia traçada», mas Octávio Ribeiro, director do título escusou-se a adiantar mais pormenores.

«Anunciaremos [a estratégia] aos nossos leitores, a 19 de Março, dia em que faremos 30 anos» , adiantou.

Entre os poucos títulos que já adoptaram as novas regras, conta-se o desportivo Record onde desde 1 de Janeiro já é possível ler algumas notícias que respeitam o novo acordo ortográfico.

No primeiro dia do ano, a mudança foi referida no editorial do jornal. Desde então, todos os dias é publicado numa das últimas páginas um pequeno texto destinado «a quem estranha».

«Record atualiza-se - Estamos já a aplicar o Novo Acordo Ortográfico. Dada a complexidade da mudança, durante alguns meses utilizaremos nas nossas colunas a ortografia nova e a antiga, para o que pedimos a compreensão dos leitores» , pode ler-se no jornal.

Também o mais antigo jornal de Coimbra, O Despertar, adoptou no início do ano o novo acordo ortográfico.

Em Portugal, o segundo protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a sua entrada em vigor, foi aprovado no Parlamento em Maio e promulgado pelo Presidente da República em Julho.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência face à Indonésia.

Para vigorar, o acordo tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal.

Lusa / SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos