Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paquistão garante ter identificado autores do atentado de Lahore

Ir para baixo

Paquistão garante ter identificado autores do atentado de Lahore Empty Paquistão garante ter identificado autores do atentado de Lahore

Mensagem por Admin Qui Mar 05, 2009 4:06 pm

Paquistão garante ter identificado autores do atentado de Lahore
05.03.2009 - 18h20 Ana Fonseca Pereira
As autoridades paquistanesas anunciaram ter “identificado” os autores do ataque contra a equipa de críquete do Sri Lanka e a sua escolta policial, na terça-feira, em Lahore. Foram também divulgados retratos-robô de quatro suspeitos, mas adensam-se as críticas às falhas no esquema de segurança que permitiram aos atacantes sair calmamente o local.

“Identificámos as pessoas que fizeram esta operação. Fizemos detenções e estamos a perseguir pessoas”, garantiu governador de Lahore, que se escusou a revelar se as autoridades conhecem o grupo por trás da acção, ou apenas alguns dos 12 a 14 atacantes. Ontem, a polícia anunciou ter detido 20 pessoas, na sua maioria ligadas a organizações clandestinas, esperando que os interrogatórios tragam pistas sobre a identidade dos terroristas.

As autoridades divulgaram também retratos-robô de quatro suspeitos, com base em testemunhos e nas imagens captadas pelas câmaras de segurança, as mesmas que mostraram os atacantes a abandonar sem pressas – a pé, de moto e riquexó – o local do ataque. Seis polícias e um motorista foram mortos e oito jogadores e árbitros ficaram feridos no atentado, junto ao principal estádio de Lahore, pouco antes de um jogo.

O autocarro onde seguia a equipa cingalesa conseguiu fugir à emboscada, mas os árbitros ficaram vários minutos debaixo de fogo e três juízes acusaram a escolta de os ter abandonado. Por seu lado, o Senado paquistanês alega que as forças de segurança ignoraram informações que alertavam para a iminência de um ataque e quer saber como foi possível nenhum dos atacantes ter sido atingido. Khusro Pervez, chefe da administração local, admitiu lacunas mas lembrou que a primeira missão da escolta não era perseguir os atacantes mas proteger as equipas.

O ataque – o primeiro a visar o desporto favorito dos paquistaneses) adensa as preocupações sobre a capacidade do país para lutar contra o terrorismo. O embaixador dos EUA em Cabul, citado ontem pelo "The Guardian", avisou que o Paquistão ultrapassou mesmo o Afeganistão como principal ameaça à segurança mundial, por não conseguir controlar os grupos extremistas activos dentro das suas fronteiras.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos