Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza ...JN

Ir para baixo

Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza ...JN Empty Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza ...JN

Mensagem por Admin Sex Mar 06, 2009 2:15 am

Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza
Israel

Coimbra, 05 Mar (Lusa) - A comissão internacional independente formada para avaliar a existência de crimes de guerra e contra a humanidade na Faixa de Gaza solicitou hoje ao Governo israelita que justifique as razões da elevada destruição e morte de civis.

"Verificámos um grau de destruição muito elevado, o que poderá indiciar alguma coisa", declarou, em Coimbra, à agência Lusa Francisco Côrte-Real, que fez parte da "Independent Fact Finding Comittee", em representação do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), mediante solicitação da Liga Árabe.

De acordo com este membro do Conselho Directivo do INML, o Governo de Israel terá de se pronunciar sobre os bombardeamento de Gaza entre 27 de Dezembro e 19 de Janeiro últimos, e se não o fizer a comissão produzirá na mesma o relatório a que se comprometeu no prazo previsto, até final do mês de Abril.

"Gostaríamos de ouvir todas as partes. Uma informação muito importante é a resposta de Israel sobre a sua posição e o porquê da destruição, mas se não responder o relatório será feito na mesma", assegurou Francisco Côrte-Real, membro de uma comissão que integrou um juiz norueguês, dois professores de Direito, um sul-africano e outro holandês, e dois advogados, um espanhol e uma australiana.

A "Independent Fact Finding Comittee" esteve em missão na Faixa de Gaza de 20 de Fevereiro a 01 do corrente mês de Março, e durante esse período "reuniu muita informação, documentos, fotografias e falou com pessoas".

A comissão reuniu-se com o governo do Hamas, a oposição, a Cruz Vermelha Internacional, o Centro Palestiniano de Direitos Humanos, a ONU, organizações não governamentais, directores de hospitais, interventores políticos, advogados e testemunhas, acrescentou o representante português.

Francisco Côrte-Real disse que, enquanto perito médico-legal em dano corporal, realizou dez exames periciais a mulheres e crianças que poderão integrar o relatório a entregar à Liga Árabe.

Os peritos independentes pretendem que o governo de Israel justifique o porquê de os bombardeamentos terem atingido hospitais, ambulâncias, mesquitas e fábricas que aparentemente não seriam alvos militares, como foi o caso de uma unidade de produção de sumos.

Os peritos querem ainda conhecer as razões porque foram atingidas muitas residências, e muitos civis, sendo um terço das vítimas crianças.

"Verificámos lesões muito graves, muitas queimaduras extensas e amputação de membros. Uma destruição muito elevada e um sofrimento muito grande", observou, salientando que a Liga Árabe tenciona fazer chegar o relatório às Nações Unidas e ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo Francisco Côrte-Real, aquele povo "está em condições de vida desumanas, numa grande prisão de 45 quilómetros por oito quilómetros, em que é extremamente difícil entrar e sair do território" e onde faltam alimentos, medicamentos e pequenas peças para equipamentos, que inviabilizam o funcionamento.

Há problemas de electricidade, há dificuldades de saída dos feridos para a Turquia ou o Egipto e "o bloqueio torna a situação extremamente difícil no território, com pessoas absolutamente dependentes da alimentação fornecida pela ONU", concluiu.


FF.

..

.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza ...JN Empty Re: Médio Oriente: Comissão internacional independente quer que Israel justifique bombardeamentos na Faixa de Gaza ...JN

Mensagem por Admin Sex Mar 06, 2009 2:24 am

Bem vamos ser claros
Israel ja nao se livra de ter o dedo apontado para ele pelos massacres que fez de populaçoes civis dee uma forma barbara arrogante e marimbando-se totalmente para a opiniao Mundial
Em nda justifica que deixe masi de 1500.000 a passar fopme e privbada num campo de concentraçao porque elementos do hamas enviaam rocket ded carregar pela boca para perto da fronteira onde ate hoje os estragos que provocfaram foi certamente a morte de um gato e alguns pardais de telhado
Com um exercito descomunal Israel sempre se escondeu debaixo das saias dos EUYA e fiado nessa musica invadiu tudo o que era palestina roubou aguas e terras prendeu mais ou cerca de 20.000 palestianos e entende que nao deve cumprir nenhuma das mais de 100 resoluçoes da ONU
Sendo assim eles judeus dão todas as bandeiras e trunfos para que o hamas fatah Hesbolad e anexios utilizem a mesma bitola
O mundo começa a ficar farto desta arrogancia dos Judeus quje armados em coitadinhos negociaram os seus mortos e a paciencia do mundo matando arabes que durante seculos os acolheram nos seus paises
*e altura deles serem sentados nos bancos dos reus
Já !
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos