Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PSP investiga PJ envolvido com detective particular

Ir para baixo

PSP investiga PJ envolvido com detective particular Empty PSP investiga PJ envolvido com detective particular

Mensagem por Vitor mango Sáb Jul 05, 2008 7:24 am

PSP investiga PJ envolvido com detective particular
00h00m
Nelson Morais

Um inspector da Polícia Judiciária e quatro agentes da PSP, de Lisboa, foram apanhados por, alegadamente, trabalharem para um detective privado e utilizar equipamentos das corporações. Tudo começou com vigilâncias a uma mulher.

Além daqueles cinco elementos das autoridades, foram constituídos arguidos funcionários de empresas operadoras telefónicas, que também seriam colaboradores do detective.

Tudo começou quando uma mulher desconfiou que um homem com quem tinha um relacionamento sabia de mais sobre a sua vida, tantos eram os pormenores, muitos deles que só ela conhecia e que eram descritos com adequado rigor. Da desconfiança, a mulher passou à acção e participou o caso à PSP, que encetou as respectivas investigações e acabou por colocar tudo a nu. As autoridades apuraram, então, que aquele indivíduo teria contratado um detective privado para lhe seguir os passos. Por sua vez, aquele detective mantinha um esquema de operações bem montado de que faziam parte, pelo menos, quatro agentes da PSP e um inspector da PJ.

Os agentes chegaram a vigiar a mulher e a escrever minuciosos relatórios sobre os lugares que ela frequentava, hora de saída e entrada da sua residência e local de trabalho. Teriam, ainda, alegadamente utilizado meios do Estado para vigiar a mulher.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, o inspector da PJ terá mesmo utilizado uma viatura da corporação para seguir a mulher em pelo menos uma ocasião, e outro equipamento à disposição do Departamento Central de Prevenção e Apoio Tecnológico (DCPAT), onde estava colocado.

Na passada semana, a PSP, num inquérito a cargo do DIAP do Ministério Público de Lisboa, efectuou buscas aos envolvidos no esquema do detective . Foram constituídos arguidos num processo por crime de devassa da vida privada. Ninguém chegou a ser detido.

Os factos investigados são anteriores à entrada em funções da nova direcção da PJ, mas esta mostrou-se implacável e fez alterações na DCPAT. O inspector, há oito anos a trabalhar na instituição, está também indiciado por crime de peculato de uso.

Já os funcionários das empresas operadoras de telecomunicações colaboravam com o detective privado a propósito de uma tarefa muito específica: verificar as localizações celulares de telemóveis.

Estas informações permitiam ao detective saber com precisão quais os números de telefone contactados pelas pessoas investigadas e os sítios aproximados de onde eram efectuadas e recebidas as chamadas. O que também constitui crime de devassa da vida privada
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos