Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA...

2 participantes

Ir para baixo

ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA... Empty ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA...

Mensagem por Anarca Qua Mar 25, 2009 8:47 am

Padre recusa baptizar "Lucílios"

A polémica em torno da arbitragem da final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica chegou à Igreja quando um pároco em Lisboa, fervoroso sportinguista, anunciou que não irá baptizar meninos com nome Lucílio.

"Aproveito para vos anunciar que, enquanto for responsável por esta paróquia, não faço intenções de baptizar nenhum menino chamado Lucílio. Queiram dispor para tais propósitos dos serviços de uma paróquia vizinha", anunciou domingo o padre João José Marques Eleutério antes do tradicional "Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe".

Na missa dominical, celebrada todos os domingos às 12:30 na igreja do Rato, o pároco manifestou-se assim "incomodado" com a arbitragem de Lucílio Baptista no jogo da Final da Taça da Liga.

O árbitro tem sido criticado pelo Sporting por ter assinalado uma grande penalidade inexistente que aos 72 minutos deu o empate 1-1 ao Benfica, que acabou por conquistar o troféu no desempate por penalties.

"É verdade que sou sportinguista desde sempre e que falei, durante a missa, do resultado vergonhoso entre o Benfica e o Sporting", disse à Lusa o padre João Eleutério.

"Foi uma brincadeira e os paroquianos já sabem que eu gosto do Sporting e gosto de fazer piadas", disse o sacerdote, garantindo no entanto que nenhuma criança ficará por baptizar: "se não for eu, será outro sacerdote".

Sócio do Sporting Clube de Portugal e atleta durante vários anos, João Eleutério não consegue "ficar indiferente" ao clube.

"Custa muito perder da maneira que perdemos no sábado, frente ao Benfica. Vai ficar sempre a suspeita de que o árbitro não foi correcto", frisou o sacerdote.

João Eleutério não imaginou que o "aviso" que fez no final da missa dominical seria objeto de crónicas em blogues e motivo de comentários por parte de alguns paroquianos.

"Foi mesmo uma brincadeira, mas a verdade é que o Sporting está constantemente a ser prejudicado pela arbitragem", disse.

Na memória do sacerdote, tal como o último Benfica/Sporting, está ainda um jogo realizado há dois anos com o Paços de Ferreira.

"O Sporting perdeu o campeonato por ter perdido o jogo com o Paços de Ferreira, onde foi marcado um golo com a mão", finalizou o padre João Eleutério.

(Recebido por e-mail)

Anarca
Anarca
Admin

Pontos : 1203

Ir para o topo Ir para baixo

ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA... Empty Re: ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA...

Mensagem por Kllüx Qua Mar 25, 2009 8:56 am

Ó Anarca, religião é k tá a dar ARBITRAGEM POLÉMICA CHEGA À IGREJA... Lol

Bispo do Porto: D. Manuel Clemente acredita que a sociedade portuguesa tem capacidade para superar a crise

O bispo do Porto, que cumpre hoje dois anos à frente da diocese, acredita na capacidade da sociedade portuguesa para superar a crise e no papel fundamental desempenhado pelas comunidades cristãs.

“Há na nossa sociedade portuguesa, em geral, e do Porto, em particular, mais que capacidade para responder a esta e outras crises”, salientou D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

Em tempo de crise as paróquias, misericórdias e comunidades cristãs “são constantemente procuradas para resolver os problemas de pessoas com maiores dificuldades”, garantiu o prelado.

Por esse motivo, D. Manuel Clemente considera “impensável“ que não haja na sociedade uma “presença contínua e constante” das comunidades cristãs que têm mesmo de ser “reforçadas porque as actuais circunstâncias assim o exigem”.

Como bispo do Porto, assistiu nos últimos dois anos a “uma reflexão acerca do enorme desafio social e cultural que se põe à religião”, bem como sobre o “tecido mais complexo e fluido” que é a sociedade actual e ainda sobre a redefinição das comunidades.

Essa reflexão, anunciou, irá culminar em 2010 com uma “grande missão diocesana” a qual passará por “propor a experiência comunitária de Cristo a quem ou já esqueceu, ou não sabe ou simplesmente está só e ninguém contacta”.

O objectivo é que todas as comunidades cristãs da diocese do Porto, incluindo as 477 paróquias, partilhem a sua experiência com os outros e consigam “ir um pouco mais além na transmissão da mensagem cristã”, recorrendo às novas realidades tecnológicas ou mesmo às “realidades da cultura do povo” como “as janeiras e os compassos”.

Sobre a diocese do Porto, o bispo da cidade considera tratar-se de “uma realidade muito vasta e muito densa” para abarcar em apenas dois anos e cujas “potencialidades humanas são imensas”.

Ainda assim, admite que os problemas são diversos nomeadamente os “de aspecto católico e religioso”.

“Temos um clero de faixa etária alta - 60 anos ou mais - e directamente adstritos à diocese são 350 quando há quase 500 paróquias”, lamentou.

Também no feminino, disse D. Manuel Clemente, há dificuldades em encontrar quem procure a vida religiosa, existindo “muitas casas e lares ligados a religiosas”.

“Elas são poucas”, acrescentou.

De acordo com D. Manuel Clemente, o catolicismo tem assistido a um aumento de praticantes “em toda a parte menos na Europa”.

“Na Europa o que se tem verificado é que a religião não passa pela fixação numa comunidade mas por um percurso íntimo, individual que a pessoa escolhe e vai reequacionando”, contou.

Essa “privatização da religião” impõe grandes desafios ao catolicismo que “insiste muito na presença comunitária”.

“Não que as pessoas sejam menos religiosas, estão menos definidas comunitariamente”, sustentou.

O segundo aniversário de D. Manuel Clemente como bispo do Porto será comemorado esta noite com a apresentação do livro “Um só propósito - Homilias e Escritos Pastorais em termos de Nova Evangelização” sobre o seu magistério episcopal, numa cerimónia que decorre na Biblioteca do Seminário Maior, às 21:30.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto também assinala hoje o aniversário da entrada solene do bispo do Porto na Sé Catedral, com o arranque do projecto “Sopa da Noite” para apoiar os mais desfavorecidos.

Diariamente será distribuída uma refeição nocturna, entre as 21:00 e as 22:00, nas instalações da Misericórdia do Porto na Rua Duque de Loulé.


NOTA: KUMO A KRIZZZZZZZE SE TRATASSE DE UM PROBLEMA PORTUGUÊS........ Mais müsika Pinba!
afro
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos