Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médico e paciente trocam acusações e agressões

Ir para baixo

Médico e paciente trocam acusações e agressões Empty Médico e paciente trocam acusações e agressões

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qua Mar 25, 2009 12:35 pm

Leiria


Médico e paciente trocam acusações e agressões


Uma mulher queixa-se de ter sido agredida, no início da semana, por um médico da Extensão de Saúde dos Pousos, Leiria, o qual, em declarações hoje, à Agência Lusa, rejeita a acusação, afirmando que apenas se defendeu

Enquanto isso, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral 2, ao qual pertence o Centro de Saúde Gorjão Henriques - que integra a unidade dos Pousos -, aguarda uma comunicação oficial da ocorrência para abrir um inquérito.

O caso terá ocorrido na manhã de segunda-feira, quando Cecília Maria, de 40 anos, acompanhava a mãe a uma consulta.

Segundo a versão do médico acusado, que pediu o anonimato, as agressões terão começado por parte de Cecília, que lhe terá encostado o dedo à cara, depois do clínico ter dito que iria ajustar a dose de insulina à mãe, pois as análises revelavam um descontrolo da glicose.

«Não conheço a senhora. É filha de um casal de idosos, meus pacientes há mais de 20 anos», disse à Agência Lusa, acrescentando: «Agarrei-lhe no braço para que se sentasse e ela mordeu-me. Defendi-me como pude».

Já a queixosa tem uma versão diferente. Conta que acompanhou a mãe à consulta, por esta estar um «pouco esquecida».

Explica que, depois de ver as análises, o médico recomendou-lhe insulina, pelo que perguntou ao clínico «se não lia a ficha dos doentes», pois a sua mãe «toma insulina há três anos».

Cecília diz ter, então, pedido o Livro de Reclamações e que, «quando ia escrever no livro» o médico lhe terá «apertado o pescoço e empurrado contra a parede».

«Também lhe bati para me libertar», admite.

A mulher apresentou queixa na PSP - o que o médico também fez - e na Ordem dos Médicos e hoje deslocou-se ao Centro de Saúde Gorjão Henriques para pedir a transferência para um novo médico de família.

Entretanto, Isidro Costa, director executivo proposto do ACES Pinhal Litoral 2, disse à Agência Lusa que teve conhecimento do caso através de um telefonema da directora do centro de saúde.

«Não tenho qualquer comunicação oficial sobre essa ocorrência, pelo que é prematuro tecer qualquer tipo de declaração», disse, admitindo, contudo, que a verificar-se a comunicação oficial será aberto um inquérito sobre a situação.

Perante o caso, o médico envolvido mostra-se, apesar de tudo, satisfeito com a «solidariedade» de outros doentes que acompanha, afirmando mesmo que hoje leva para casa o «carro cheio de presentes».

Lusa / SOL
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos