Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lula culpa «gente branca e de olhos azuis» pela crise O presidente brasileiro afirma que «esta crise foi causada pelo comportamento irracional de gente branca

Ir para baixo

Lula culpa «gente branca e de olhos azuis» pela crise O presidente brasileiro afirma que «esta crise foi causada pelo comportamento irracional de gente branca Empty Lula culpa «gente branca e de olhos azuis» pela crise O presidente brasileiro afirma que «esta crise foi causada pelo comportamento irracional de gente branca

Mensagem por Admin Sex Mar 27, 2009 8:52 am

Lula culpa «gente branca e de olhos azuis» pela crise
O presidente brasileiro afirma que «esta crise foi causada pelo comportamento irracional de gente branca e de olhos azuis», e disse que, até agora, não conhece «nenhum banqueiro negro ou índio». L

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, de visita a Brasília, afirmaram, esta quinta-feira, que impulsionar o comércio é tão importante como ajudar os bancos a superar problemas financeiros, e uma forma de minimizar o impacto da crise na economia global

Brown foi mais específico e antecipou que, na cimeira do G20, que reúne os países mais ricos e principais emergentes, que será realizada em Londres a 2 de abril, proporá a criação de um fundo de 100 mil milhões de dólares «para assegurar que as empresas possam exportar».

As contribuições de cada país para o fundo global deverão ser discutidas, mas o primeiro-ministro britânico disse confiar que o valor proposto será aceite pelos países do grupo, pois é o «mínimo necessário» para impedir maiores efeitos sobre o comércio mundial.

Lula criticou o programa anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para a compra de activos sem liquidez dos bancos.

«Se o dinheiro que será usado para comprar activos podres fosse para o comércio, seria muito melhor» , afirmou Lula, acrescentando que «o importante agora é recuperar o crédito».

Brown reconhece que a queda do comércio é o «mais recente» efeito da crise global, e citou relatórios que advertem de que as exportações mundiais vão cair pela primeira vez em 30 anos, e destacou que, por isso, o assunto não poderá ser ignorado na cimeira do G20.

«É preciso dar um passo à frente e adoptar medidas que revertam a falta de crédito que secou o comércio mundial» , afirmou o primeiro-ministro britânico.

Lula e Brown concordam que é urgente reparar o sistema financeiro, estabelecer controlos rígidos aos bancos internacionais, acabar com os paraísos fiscais, criar uma nova ordem econômica e reformar os organismos multinacionais.

Para o presidente brasileiro, o mundo está diante um momento «de incerteza», que exige «mais decisões políticas» do que económicas, «há a necessidade de recuperar a confiança e credibilidade dos governantes».

Brown evitou identificar os responsáveis pela crise, mas Lula reiterou que a situação atual não foi criada pelos países pobres, que «não podem nem devem» ser os mais prejudicados por suas consequências outra vez», afirmou.

Após a reunião com Lula, Brown viajou para São Paulo de onde parte para Viña del Mar, no Chile, para assistir à reunião de Líderes Progressistas, na qual encontrará novamente o presidente brasileiro.

SOL com agências
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos