Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tribunal liberta dados da investigação para McCann

Ir para baixo

Tribunal liberta dados da investigação para McCann Empty Tribunal liberta dados da investigação para McCann

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 07, 2008 1:02 pm

Tribunal liberta dados da investigação para McCann
Christophe Karaba/ EPA Kate e Gerry McCann deram início a uma campanha internacional sobre o desaparecimento de crianças

O Tribunal Superior de Londres anunciou que a polícia britânica vai libertar 81 documentos com pistas relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann, de um aldeamento turístico na Praia da Luz em 2007.

Os pais da menina acederam, em contrapartida, a desistir da acção judicial que visava obrigar a polícia a permitir o acesso a toda a investigação. Os 81 documentos integram um conjunto que ascende a 11 mil que integra o dossier sobre o desaparecimento da menina inglesa de três anos em Maio do ano passado.

O teor dos documentos não foi revelado. No entanto, segundo o porta-voz do casal McCann estes referem-se aos dias seguintes ao desaparecimento e destinam-se aos detectives privados que a família contratou.

“Kate e Garry McCann estão satisfeitos com o compromisso alcançado com a polícia”, reagiu Clarence Mitchell. “Se não tivéssemos ido a tribunal não teríamos estes documentos”, acrescentou.

“Tendo em conta que isto vem de pessoas que contactaram com Kate e Gerry e a polícia nas primeiras fases da investigação, são boas notícias para a investigação”, comentou ainda Clarence Mitchell.

A juíza do tribunal afirmou que preferiu “aliviar o fardo” dos pais da menina, uma vez que não existem provas da morte da criança.

Durante a audiência, a juíza dirigiu-se ao responsável pelo desaparecimento de Madeleine McCann. “Eu rogo a essa pessoa, seja ela quem for, que mostre misericórdia e compaixão e que apareça agora e nos diga onde pode ser encontrada Madeleine. Espero que ela seja encontrada em breve, viva e sã”, declarou.

O casal McCaan foi constituído arguido em Setembro no âmbito deste processo, assim Robert Murant, inglês residente no Algarve. Kate e Gerry McCann sempre sustentaram que a sua filha mais velha havia sido raptada, enquanto a polícia portuguesa começou a inclinar-se para a possibilidade de a criança ter morrido.

O prazo do segredo de justiça para este processo judicial termina em Agosto. Se o segredo de justiça não for prolongado, o casal McCann poderá ter acesso a mais pistas.

A decisão de continuidade ou arquivamento do processo depende da “apreciação e ponderação cuidadas” do relatório final da Polícia Judiciária. “O Ministério Público irá proceder á análise e avaliação global de todo o processo em ordem a determinar se são ou não exigíveis outras diligências ou se estão reunidas as condições necessárias e suficientes para se dar por encerrado o inquérito e elaborado o despacho final”, referiu, na semana passada, a Procuradoria-Geral da República.

Raquel Ramalho Lopes, RTP
2008-07-07 18:29:14
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos