Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

4 participantes

Ir para baixo

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira Empty Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

Mensagem por Admin Ter Abr 07, 2009 2:38 am

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho
Vital Moreira afirmou hoje que votará em Durão Barroso se o Partido Popular Europeu (PPE) for o mais votado e se o Conselho o propuser, mas frisou que o PS respeitará as «posições individuais» dos seus eurodeputados

A posição do cabeça de lista do PS às eleições europeias foi colocada no seu blog 'Causa Nossa' e pretendeu esclarecer o sentido das declarações que proferiu domingo, no Porto, sobre a possibilidade de os socialistas europeus terem um candidato próprio ao cargo de presidente da Comissão Europeia.

Na perspectiva do constitucionalista da Universidade de Coimbra, as palavras que proferiu no Porto - numa sessão em que também participou o ex-Presidente da República Mário Soares, que fez críticas a Durão Barroso - geraram «especulações».

«Entendo que, de acordo com as regras comuns da democracia eleitoral, deve ser o partido mais votado nas eleições europeias a indigitar o presidente da Comissão Europeia, o qual tem de ser aprovado pelo Parlamento Europeu», começa por referir o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu.

Nesse sentido, de acordo com Vital Moreira, «se o PPE for de novo o partido mais votado, cabe-lhe obviamente indigitar o presidente da Comissão, para o qual aliás já aprovou oficialmente a candidatura» de Durão Barroso.

Se esse cenário de vitória do PPE se confirmar, Vital Moreira diz então que não terá qualquer problema em votar no nome do ex-primeiro-ministro português.

«Sendo ele naturalmente o nome proposto pelo Conselho ao Parlamento Europeu, não tenho nenhuma razão para não votar a favor, respeitando o voto dos cidadãos europeus, tratando-se além disso de um cidadão português», frisou.

No entanto, o cabeça de lista adianta também que, caso seja o Partido Socialista Europeu (PSE) a vencer as próximas eleições para o Parlamento Europeu, entende que deverá ser esta corrente política a ter o cargo de presidente da Comissão Europeia.

«Caso, porém, seja o PSE a ganhar as eleições, é lógico que, mesmo sem um candidato pré-eleitoral, seja ele a propor o candidato a presidente da Comissão», sustenta.

No seu texto, o cabeça de lista socialista às eleições europeias faz também uma alusão indirecta ao facto de o primeiro-ministro, José Sócrates, já se ter pronunciado a favor de uma recandidatura de Durão Barroso.

«Não desconheço a posição oficial do PS de apoio à recandidatura de Durão Barroso, mas também é público e notório que o PS respeita as posições individuais dos seus deputados ao Parlamento Europeu nesta matéria», sublinha.

Lusa / SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira Empty Re: Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

Mensagem por Viriato Ter Abr 07, 2009 2:43 am

Críticas a Durão Barroso na apresentaçao de livro de Soares

DN

O actual presidente da Comissão Europeia foi duramente criticado por ter dado apoio à política dos EUA em relação ao Iraque.

A sessão de apresentação do livro do ex-presidente Mário Soares, "O Mundo em Mudança", foi ontem marcada por sucessivas críticas à actuação política do presidente da Comissão, Durão Barroso.

Editado pela Temas e Debates juntamente com o Círculo de Leitores, o novo livro de Mário Soares foi apresentado pela eurodeputada socialista Ana Gomes, e pelo presidente da AMI, Fernando Nobre, de quem partiram as mais duras críticas ao ex-primeiro-ministro português.

Fernando Nobre atacou a UE por se preparar para manter Durão Barroso nas funções de presidente da Comissão, alegando que "ele é o único que resta no activo da cimeira da vergonha, na Base das Lages", em que os Estados Unidos da América decidiram lançar o ataque ao Iraque. Falando como cirurgião, Fernando Nobre observou as palavras de elogio recentemente proferidas por Durão Barroso em relação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na sequência da cimeira do G20 em Londres.

Durão Barroso "tem um corpo de plástico, moluscóide, de quem não tem coluna vertebral. É do tipo de políticos que pensa que, com uma plástica, tudo pode continuar na mesma", disse, numa referência ao alegado apoio que o ex-primeiro-ministro deu ao ex-presidente Bush
. Mais moderada nas críticas, Ana Gomes lembrou apenas que Durão Barroso "esteve ao lado das tentativas de constituição de um directório" das grandes potências em relação ao mundo.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira Empty Re: Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

Mensagem por Viracopos Ter Abr 07, 2009 7:16 am

Durão Barroso "tem um corpo de plástico, moluscóide, de quem não tem coluna vertebral. É do tipo de políticos que pensa que, com uma plástica, tudo pode continuar na mesma", disse, numa referência ao alegado apoio que o ex-primeiro-ministro deu ao ex-presidente Bush. Mais moderada nas críticas, Ana Gomes lembrou apenas que Durão Barroso "esteve ao lado das tentativas de constituição de um directório" das grandes potências em relação ao mundo.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira Empty Re: Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

Mensagem por THUNDER Ter Abr 07, 2009 7:25 am

vital , E O maior oportunista politico rastejande , sem escrupulos com uma espinha dorsal de PEPSODENTE!!
MARIO esta GAGA e com a PRESIDENCIA EUROPEIA ENTALADA, porque nao a deram a ELE!!
THUNDER
THUNDER

Pontos : 283

Ir para o topo Ir para baixo

Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira Empty Re: Vital votará Barroso se nome for proposto pelo Conselho Vital Moreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos