Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império por VALENTINA MARCELINO

Ir para baixo

António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império  por VALENTINA MARCELINO Empty António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império por VALENTINA MARCELINO

Mensagem por Admin Sex Abr 10, 2009 3:05 am

António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império

por VALENTINA MARCELINO

Pela primeira vez em 98 anos de história o Comando-Geral da Guarda foi surpreendido com um ofício da Câmara de Lisboa a cobrar a utilização do espaço em frente aos Jerónimos para as comemorações do dia desta força de segurança.

Começa a parecer que António Costa, ex-ministro da Administração Interna e actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), deixou alguma coisa mal resolvida com as forças de segurança quando abandonou aquela pasta do Governo.

Depois da "guerra" com a PSP por causa do policiamento de Lisboa, que acabou até por atingir o próprio sucessor no Ministério, Rui Pereira, a quem criticou a falta de estratégia de segurança para a cidade, a GNR é o novo alvo do autarca e comentador televisivo.

Desta vez, António Costa dirigiu o seu 'tiro' às mais altas esferas da guarda, atingindo uma das coisas que esta força de segurança mais preza e motivo de grande orgulho: a parada comemorativa do seu aniversário, no próximo dia 3 de Maio.

Desde sempre as celebrações têm lugar na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, espaço público que a guarda ocupa durante dois dias. Um para ensaios, outro para a cerimónia. Todos os anos, os serviços de protocolo informam a CML do evento e solicitam isenção de pagamento de taxas.

Mas este ano a resposta foi diferente de costume que já tem 98 anos. O Comando-Geral da GNR recebeu um ofício, assinado pela chefe da Divisão de Apoio Técnico, do Departamento de Apoio Jurídico à Actividade Financeira da Direcção Municipal de Finanças, a informar que eram devidos à autarquia 63 mil euros de taxa de utilização da Praça do Império, relativos à cerimónia ali ocorrida em 2008. Por sinal, uma cerimónia já presidida pelo sucessor de António Costa no Ministério da Administração Interna, Rui Pereira.

O ofício foi remetido juntamente com um parecer dos serviços jurídicos da Câmara no passado dia 30 de Março e dá 10 dias à GNR para contestar, nos termos da lei, a decisão de cobrança. O prazo para a resposta, que está a ser preparada pelos juristas do Comando-Geral, esgota na próxima semana.

O porta-voz oficial da GNR escusou-se a comentar a situação, mas o mal-estar que esta atitude provocou é evidente a todos os níveis. "É completamente ridículo e caricato", considera Ferreira Leite, o coronel que dirige a Associação dos Oficiais da Guarda. "Ainda por cima cobrarem pelo uso no ano passado. Qual é o critério?", questiona. Para este oficial, a GNR devia "voltar as costas a Lisboa e comemorar o seu aniversário, com dignidade, noutra cidade".

Para o dirigente da Associação Profissional da GNR, José Manageiro, "a decisão é manifestamente desajustada, a não ser que a câmara queira utilizar a GNR para resolver os seus problemas finan- ceiros". Apesar de não concordar com a "cultura castrense desta comemoração", entende que o local é ao nível da imagem da guarda. Manageiro questiona se, a partir de agora, "a GNR vai ter de pagar sempre que utiliza espaços públicos em Lisboa, como por exemplo, o render da Guarda, junto ao palácio de Belém". "Costa não deixou saudades na GNR por todos os direitos que tirou aos profissionais", lembra (ver caixa).
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império  por VALENTINA MARCELINO Empty Re: António Costa cobra 60 mil à GNR pela Praça do Império por VALENTINA MARCELINO

Mensagem por Admin Sex Abr 10, 2009 3:06 am

cidade, a GNR é o novo alvo do autarca e comentador televisivo.

Desta vez, António Costa dirigiu o seu 'tiro' às mais altas esferas da guarda, atingindo uma das coisas que esta força de segurança mais preza e motivo de grande orgulho: a parada comemorativa do seu aniversário, no próximo dia 3 de Maio.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos