Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise: Perdas potenciais do sector financeiro mundial atingem 4,1 biliões de dólares

Ir para baixo

Crise: Perdas potenciais do sector financeiro mundial atingem 4,1 biliões de dólares Empty Crise: Perdas potenciais do sector financeiro mundial atingem 4,1 biliões de dólares

Mensagem por Kllüx Ter Abr 21, 2009 9:23 am

Crise: Perdas potenciais do sector financeiro mundial atingem 4,1 biliões de dólares - FMI



A crise vai causar 4,1 biliões de dólares de perdas no sector financeiro nos Estados Unidos, Europa e Japão, informou hoje o Fundo Monetário Internacional que actualizou as suas estimativas.

O FMI avaliou pela primeira vez as perdas potenciais entre 2007 e 2010 das entidades financeiras decorrente da queda do valor dos activos nos principais países desenvolvidos e chegou ao montante de 4,1 biliões de dólares (3,16 biliões de euros), dois terços dos quais correspondendo aos bancos.

Até agora, o FMI tinha calculado somente as perdas derivadas dos activos norte-americanos, que ascenderão aos 2,7 biliões de dólares, mais 500 milhões do que avaliara em Janeiro.

Esta revisão corresponde a uma degradação das perspectivas de crescimento a nível mundial, segundo o FMI.

Embora se tenha verificado algumas melhorias nos mercados de crédito interbancário, o sistema financeiro mundial permanece debaixo de "graves tensões", adverte a instituição.

Já não se trata só dos problemas dos activos hipotecários norte-americanos, mas também da recessão que piorou as contas dos bancos, "no meio de uma queda contínua do valor dos activos", segundo o FMI.

Com as "almofadas" de capital em perigo, evitam conceder empréstimos, explica o relatório do FMI.

O volume de crédito total poderá cair nos Estados Unidos, Reino Unido e na Zona Euro a curto prazo, e levará anos para recuperar, prognostica a instituição internacional.

Neste contexto, os governos devem apoiar os primeiros "indícios de estabilização" evidenciados pelo sistema financeiro com novas medidas "decisivas".

Segundo os cálculos do Fundo, a banca dos Estados Unidos e da Europa precisa de 875.000 milhões de dólares para voltar ao nível de endividamento de antes da crise.

Os governos deverão injectar capital nos bancos ou avançar com nacionalizações temporárias, segundo o FMI.

"A passagem provisória da propriedade para o Estado pode ser necessária, mas unicamente com a intenção de reestruturar a instituição, devolvendo-a o mais rapidamente possível em mãos privadas", afirma o relatório.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos