Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

4 participantes

Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por Anarca Sáb maio 23, 2009 7:53 am

ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO

Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade por Sylvain Timsit

1- A estratégia da diversão.
Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes. A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas paraguerras tranquilas" )

2- Criar problemas, depois oferecer soluções.
Este método também é denominado "problema-relação-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa relação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A estratégia do esbatimento.
Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sidoa plicadas brutalmente.

4- A estratégia do diferimento.
Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa mas necessária", obtendo o acordo do público no presente para uma aplicação no futuro. É sempre mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro porque a dor não será sofrida de repente. A seguir, porque o público tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que "tudo irá melhor amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Finalmente, porque isto dá tempo ao público para se habituar à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento. Exemplo recente: a passagem ao Euro e a perda da soberania monetária e económica foram aceites pelos países europeus em 1994-95 para uma aplicação em 2001. Outro exemplo: os acordos multilaterais do FTAA (Free Trade Agreement ofthe Americas) que os EUA impuseram em 2001 aos países do continente americano ainda reticentes, concedendo uma aplicação diferida para 2005.

5- Dirigir-se ao público como se fossem crianças pequenas.
A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental. Exemplo típico: a campanha da TV francesa pela passagem ao Euro ("osdias euro"). Quanto mais se procura enganar espectador, mais se adota um tom infantilizante. Por que? "Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com uma certa probabilidade, uma resposta ou uma relação tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas")

6- Apelar antes ao emocional do que à reflexão.
Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curto circuitar a análise racional e, portanto, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos.

7- Manter o público na ignorância e no disparate.
Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão. Estimular desejos absurdos por coisas inacessíveis, como sutiãs cravejados de diamantes e hotéis de sete estrelas com quartos banhados a ouro. "A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas")

8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade.
Encorajar o público a considerar "de acordo" o facto de ser idiota, vulgar e inculto.

9- Substituir a revolta pela culpabilidade.
Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza,o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da acção. E sem acção, não há revolução!.

10- Conhecer os indivíduos melhor do que eles se conhecem a si próprios.
No decurso dos últimos 50 anos, os progressos fulgurantes da ciência cavaram um fosso crescente entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dirigentes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" chegou a um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema chegou a conhecer melhor o indivíduo médio do que este se conhece a si próprio. Isto significa que na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos.

PS: Abram-me esses olhinhos...
Anarca
Anarca
Admin

Pontos : 1203

Ir para o topo Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty Re: ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por Anarca Sáb maio 23, 2009 1:11 pm

Os livros por onde o PS aprende, já eu os usei para forrar gavetas...
Anarca
Anarca
Admin

Pontos : 1203

Ir para o topo Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty Re: ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por Admin Sáb maio 23, 2009 1:21 pm

Nunca na porra da vida pertenci a qualquer clube ou partido clube
jamé
Porque ?
Porque considero um rebanho com uma estrategia que nao se adaptam á minha maneira de SER
Solto fora das palavras de Ordens ou pedradas do pastor ou os dentes do cao para me meter na Ordem

mas calma

Acho que para MOi poder mamar a minha relva bem limpa é necessario que as ovelhinhas se juntem e façam

Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me Me me me me me

Por isso sou capaz de alinhar na aglutinaçao da la para a tosquia
Aqui no vagueando jamais me viram alinhar em pleno com partidos ou pessoas mas
mas só e sempre em situaçoes

Por isso e nessa base respirei fundo quando vi o alegre alegrar o Socatres porque seria perigoso ver a ovelha tresmalhar
Isto que acabo de dizer é politicamente incorreecto
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty Re: ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb maio 23, 2009 1:24 pm

OBOM POVO PORTUGUES E DE UMA INGENUIDADE.............
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty Re: ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por TheNightTrain Sáb maio 23, 2009 2:53 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:OBOM POVO PORTUGUES E DE UMA INGENUIDADE.............

Ganda RON, tu não precisas da cartilha, sabes-a toda!!!

TheNightTrain

Pontos : 1089

Ir para o topo Ir para baixo

ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA... Empty Re: ESTÃO A DAR-NOS UMA ABADA...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos