Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Absolvidos militantes da JCP que pintaram mural em Viseu

Ir para baixo

Absolvidos militantes da JCP que pintaram mural em Viseu Empty Absolvidos militantes da JCP que pintaram mural em Viseu

Mensagem por ricardonunes Seg maio 25, 2009 12:51 pm

O Tribunal da Relação de Coimbra absolveu os dois militantes da Juventude Comunista Portuguesa anteriormente condenados pelo Tribunal de Viseu por terem pintado um mural onde anunciavam um congresso, informou a direcção nacional

Luís Barata e Catarina Pereira tinham sido detectados às 23h10 de 11 de Abril de 2006 pela PSP de Viseu a pintar uma parede do viaduto da circunvalação, junto à Universidade Católica, tendo a Câmara Municipal de Viseu, responsável pela sua manutenção, apresentado queixa.

A 11 de Novembro do ano passado foram condenados ao pagamento de 350 euros de multa, pelo crime de dano simples e, de imediato, a advogada e ex-deputada do PCP Odete Santos anunciou aos jornalistas que iria recorrer.

Num comunicado emitido hoje, a direcção nacional da JCP refere que «valeu e vale a pena lutar», porque o Tribunal da Relação de Coimbra deu «razão aos dois militantes da JCP que foram injustamente condenados pelo Tribunal de Viseu, pelo exercício de direitos e liberdades democráticas, nomeadamente do direito à propaganda política».

Segundo a estrutura partidária, a Relação de Coimbra considerou «que não ficou provado que os dois militantes tenham violado a lei de afixação e inscrição de propaganda política, que não praticaram qualquer crime e que a Câmara Municipal de Viseu não podia ter procedido à remoção da pintura mural sem sequer ter contactado a JCP».

«Ficaram, assim, absolvidos da condenação e da indemnização à Câmara Municipal de Viseu», acrescenta.

A estrutura partidária refere que «este caso evidencia a necessidade do exercício e defesa intransigente dos direitos e liberdades políticos, num momento de crescente ofensiva às liberdades, aos direitos democráticos, e à Constituição da República Portuguesa».

E garante que «continuará a exercer os seus direitos, no mais profundo respeito pelos direitos constitucionais e pelo respeito da legalidade democrática», apelando a todos os jovens que façam o mesmo.

Odete Santos desde o início se mostrou convencida de que o Tribunal da Relação de Coimbra daria razão à JCP, mas caso isso não acontecesse estava disposta a seguir para o Tribunal Constitucional ou até para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Aquando do julgamento, Fernando Ruas garantiu à Lusa que «nem conhecia o caso», uma vez que os danos do património público comunicados à autarquia pela PSP ou pela GNR «não passam pela administração da Câmara», mas sim pelos serviços jurídicos, que depois os remetem para o Ministério Público.

«Acontece exactamente o mesmo quando alguém se despista e destrói a sinalética», exemplificou, frisando que «é o Ministério Público que decide se há matéria ou não» para o caso seguir para julgamento.

Lusa / SOL
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos