Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História das grandes batalhas navais portuguesas em livro

Ir para baixo

História das grandes batalhas navais portuguesas em livro Empty História das grandes batalhas navais portuguesas em livro

Mensagem por Kllüx Qua maio 27, 2009 7:01 am

Marinha: História das grandes batalhas navais portuguesas em livro



A batalha de Diu, em 1509, foi o confronto "mais marcante da Marinha portuguesa", disse hoje à Lusa José António Pereira, autor do livro "Grandes Batalhas Navais Portuguesas", que será lançado quinta-feira, no Museu de Marinha, em Lisboa.

"A batalha de Diu [Índia] decidiu a presença portuguesa no Oceano Índico, durante 100 anos", justificou José António Pereira, actual director do Museu de Marinha.

No livro, o autor descreve 39 combates que retratam a história naval, desde a batalha do cabo Espichel, em 1180, quando os portugueses comandados por D. Fuas Roupinho derrotaram os muçulmanos que ameaçavam Portugal, até à Guerra do Ultramar.

José António Pereira destacou também o combate da Mongoa, em Angola, durante a I Guerra Mundial, que classificou de "muito curioso" por não ter sido travado na água, mas sim "bem longe do mar, no interior do continente africano", com um batalhão da Marinha.

"A minha preocupação foi sobretudo retratar os antecedentes e as consequências de cada batalha", com uma escrita "acessível ao comum cidadão que não seja técnico ou historiador, naval ou militar", explicou.

O livro também documenta as técnicas de construção naval e das embarcações, além de mapas, gravuras e esquemas de batalhas que contribuíram para "o desenvolvimento marítimo e para os conhecimentos científicos das artes de navegação".

Segundo o autor, a obra resultou de um trabalho de investigação iniciado em 2003, com recolha de informações no Registo Central de Marinha, Museu de Marinha e nos mais de 10 mil livros da sua biblioteca pessoal.

José António Rodrigues Pereira, 60 anos, entrou para a Escola Naval em Setembro de 1966 e é capitão-de-mar-e-guerra desde Julho de 1999, tendo efectuado missões em diversas zonas, como Moçambique, Timor e Golfo Pérsico.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos