Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CHAPADA DE REALIDADE

Ir para baixo

CHAPADA DE REALIDADE Empty CHAPADA DE REALIDADE

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Jul 07, 2009 10:07 pm

Organização Mundial do Comércio


Piores efeitos da crise estão ainda para vir


OntemCHAPADA DE REALIDADE Icn_comentario


O pior da crise económica em termos social e político está "ainda para vir", advertiu hoje o director-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

"O pior da crise em termos sociais ainda está para vir, o que quer dizer que o pior da crise em termos políticos ainda está para vir", declarou Lamy numa conferência de imprensa em Genebra.
As repercussões da crise servirão também de teste de resistência à OMC enquanto instituição capaz de conter o proteccionismo, acrescentou. "Se quiser realmente manter as trocas comerciais abertas, deve compreender (...) que o melhor meio é continuar a abrir as trocas comerciais", daí "a urgência" de concluir o ciclo de Doha para a liberalização das trocas, prosseguiu em véspera de uma cimeira dos países do G8 na Itália.
"A minha mensagem ao G8 será muito similar à minha mensagem ao G20 de Londres", que se realizou em Abril, indicou Lamy, que participará na cimeira dos países mais industrializados em L'Aquila, acrescentando que continuará "a empurrar o proteccionismo, que está lá".
A OMC denunciou novas derrapagens proteccionistas entre os seus 153 países membros e reviu em baixa previsões de 2009 para o comércio mundial que deverá cair 10 por cento, ao nível mais baixo desde a Segunda Guerra mundial.
"O impacto do abrandamento das trocas comerciais será mais dura para os países em desenvolvimento", advertiu por outro lado Lamy. A organização espera assim que os fluxos comerciais dos países em desenvolvimento sofram uma contracção de 7 por cento no ano em curso, contra os 2 a 3 por cento inicialmente previstos.
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, alertara segunda-feira que as medidas proteccionistas implementadas por certos governos para lutar contra a crise económica corriam o risco de "derrapar" e que os Estados que tomaram tais medidas "brincam com o fogo".
Devido à quebra esperada das trocas comerciais, a ajuda ao comércio "tornou-se hoje essencial", sublinhou Lamy, que defendeu um relançamento "o mais rápido possível" do ciclo de Doha, as negociações para a liberalização do comércio mundial, iniciado em Novembro de 2001.
MRO.
Lusa
Tags: Economia





CHAPADA DE REALIDADE Icn_impressoraImprimirCHAPADA DE REALIDADE Icn_enviarmailEnviar por Email
CHAPADA DE REALIDADE Icn_estatisticasEstatísticasCHAPADA DE REALIDADE Icn_partilhar
addthis_pub = 'controlinveste';

var addthis_language = "pt";


var addthis_localize = {
share_caption: "Adicionar / Partilhar",
email_caption: "Envio de e-mail",
email: "E-mail",
favorites: "Favoritos",
more: "Mais" };
var addthis_brand = "dn.pt";
var addthis_logo = "logoDN.gif";
var addthis_options = 'email, favorites, facebook, twitter, linkedin, myspace, live, google, friendfeed, technorati, stumbleupon, more';

Partilhar

RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos