Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Armas desapareceram

Ir para baixo

Armas desapareceram Empty Armas desapareceram

Mensagem por Admin Qui Jul 17, 2008 2:04 am

Armas desapareceram
Ninguém sabe o que aconteceu a duas pistolas-metralhadoras Pietro Beretta, calibre 9 mm, e a vários carregadores de munições, que estavam guardados na Esquadra da PSP da Bela Vista, em Setúbal. O desaparecimento ocorreu há dois meses. A PSP, que não afasta a hipótese de roubo, investiga o paradeiro das armas e das munições.

À semelhança do que acontece com outras armas (pistolas e shotguns), as duas pistolas--metralhadorasestavamguardadasnum cacifo, no interior da esquadra. O acesso a este armário é feito só com autorização do graduado de serviço. Ao que o CM apurou, a pistola-metralhadora Beretta é usada em patrulhamentos de carro e em operações policiais de maior perigosidade.

Foi a comandante da esquadra da Bela Vista, subcomissária Maria da Luz, quem, em Maio, deu pela falta das pistolas-metralhadoras. As armas estavam guardadas em estojos próprios, que também foram levados com vários carregadores.

A Direcção Nacional da PSP foi logo informada do desaparecimento das Berettas. Fonte oficial disse ao CM que o Departamento de Logística da Direcção da Polícia já lançou um inquérito para esclarecer o caso.

A PSP tem a esperança de as duas armas poderem ainda estar na esquadra. Mas não afasta a hipótese de roubo. "A PSP informatizou recentemente os registos das armas. Vamos apurar se houve erro de contabilização", concluiu a fonte.

NOVO MODELO DE METRALHADORA EM ESTUDO

A velha Pietro Beretta é, há mais de 30 anos, o modelo de pistola-metralhadora que equipa a PSP. Trata-se de uma arma de reserva nas esquadras, usada só em situações de alteração de ordem pública, que também serve para patrulhar embaixadas. No entanto, a Direcção Nacional tem já em actividade um novo modelo deste tipo de arma. Trata-se da pistola-metralhadora MP5, de fabrico alemão. Apesar de ser uma arma concebida em 1960, tem vindo a sofrer actualizações constantes.

A PSP possui já um dos modelos mais recentes e distribuiu algumas armas à Unidade Especial de Polícia, em Belas, e aos contingentes do Corpo de Intervenção do Porto e Faro. Em breve, espera-se que a Beretta seja substituída pelas pistolas-metralhadoras MP5, em toda a PSP.

PISTOLAS SEM COLDRES

As dez mil armas que a PSP e a GNR receberam para uso dos seus operacionais continuam guardadas nos armazéns por falta de coldres. Conforme o CM noticiou no final do mês de Junho, cada uma das forças recebeu cinco mil pistolas Glock 19 – a primeira tranche de um total de 48 mil armas. No entanto, na altura do concurso, não foi adjudicado o fornecimento de coldres. Só agora o MAIprocederá à abertura do concurso para os equipamentos, indispensáveis ao uso de pistolas pelos agentes da PSP e militares da GNR . O Ministério pretende adquirir cerca de 50 mil coldres para as duas forças
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos