Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seis operações aos olhos terminam em cegueira em Santa Maria

Ir para baixo

Seis operações aos olhos terminam em cegueira em Santa Maria Empty Seis operações aos olhos terminam em cegueira em Santa Maria

Mensagem por ricardonunes Ter Jul 21, 2009 1:51 pm

Permanece um mistério o que provocou a cegueira a seis pacientes operados, no mesmo dia, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, avançou o site da SIC . (Veja os vídeos no final do texto)

18:32 Terça-feira, 21 de Jul de 2009

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas seis pacientes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ficaram cegos, no mesmo dia, depois de terem sido operados no serviço de Oftalmologia, noticia a SIC no site da estação.
A administração do hospital já abriu um processo de inquérito com o objectivo de perceber o que levou à cegueira destes seis doentes que sofriam de degenerescência macular da idade, um excesso de vasos sanguíneos nos olhos.
Numa nota de imprensa assinada pelo director clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Correia da Cunha confirma o tratamento de 12 doentes com degeneração macular associada à idade na sexta-feira, 17, recorrendo a medicamentos anti-angiogénicos (bevacizumab e ranibizumab).
"A seis dos doentes com a patologia referida - prossegue a nota - foi administrado bevacizumab, tendo estes desenvolvido um quadro de endoftalmite que obrigou ao seu internamento.
O medicamento em causa foi injectado numa vista em cinco doentes, mas na última paciente foi administrado nos dois olhos.

Infecção rara

A endoftalmite é uma infecção rara dos tecidos intra-oculares após procedimento cirúrgico por microorganismos, como bactérias e fungos que em alguns casos pode levar à perda da visão.
Na nota à imprensa pode ainda ler-se que, "o Centro Hospitalar Lisboa Norte desencadeou de imediato o processo de notificação do evento ao Sistema Nacional de Fármacovigilância, junto da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed)".
Para já, quer os médicos, quer os doentes, muito revoltados com o sucedido, não sabem se algumas vez voltarão a ver.




ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos