Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cavaco entre a memória e a emoção

3 participantes

Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Admin Sex Jul 24, 2009 4:40 am

Cavaco entre a memória e a emoção
EMANUEL CARNEIRO

O primeiro dia da visita do presidente da República à Áustria teve a emoção como paradigma. Encontrou-se ontem com algumas das 5000 pessoas acolhidas por famílias portuguesas após a II Guerra Mundial. Eram, então, crianças.

Aliás, Cavaco Silva realçou que o seu primeiro contacto com a Áustria deu-se, precisamente, "com as crianças austríacas que foram recebidas na aldeia do meu pai, em Boliqueime, concelho de Loulé, para fugirem dos horrores da guerra".

A Sociedade Austro-Portuguesa - responsável pelo encontro - engloba uma comunidade assinalável de sexagenários e septuagenários que têm na recuperação das memórias de vivências lusas actividade preferencial.

Uma das mais destacadas entusiastas é Ursula Mertin, que chegou a Portugal em 1948, com sete anos, proveniente de Viena. E se ela já saiu de território lusitano, o território lusitano não saiu dela. "O meu tio adoptivo era presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e a minha mãe portuguesa ainda é viva, tem 96 anos", afirma, com discurso num Português muitíssimo razoável. Que ela tem tido oportunidade de treinar nas diversas viagens que faz ao país de Fátima, por onde passa amiúde.

Por seu lado, Sigrun Ronfeld, que esteve no Ribatejo entre 1949 e 1951, sintetiza exemplarmente as diferenças entre Graz e Vila Franca de Xira: "Não conhecia nem sabia como comer bananas, laranjas e romãs". O peixe era "muito estranho para nós". Foi o que a esguia austríaca achou aos sete anos...

Na intervenção na capital, Cavaco Silva fez questão de salientar o trabalho da Cáritas no auxílio à fuga das crianças do desastre austríaco do pós-guerra, reforçando a tese com a referência a um livro, "Um laço de amizade entre Portugal e Áustria", que agrupa histórias de 50 meninas e meninos que passaram pelas condições de Ursula e de Sigrun. E de Friedrich Rischanek, chegado a São Martinho do Campo, "entre Santo Tirso e Guimarães", em 1949, com uma dezena de primaveras às costas. É de Viena, mas já tem partida prevista. Não é definitiva, mas é épica: "Vou de carro. Já não vou àquele paraíso desde 1997".

Se necessário fosse reforçar o "factor pessoal" subjacente a esta visita - que termina no domingo - , o encontro com o ex-chanceler Franz Vranitzky e a mulher, Christine (ela própria uma das crianças acolhidas por famílias portuguesas), cumpriria o papel irrepreensivelmente. "Christine deu-me a confirmação de que estes austríacos guardam o nome de Portugal nos seus corações".
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Admin Sex Jul 24, 2009 4:42 am

Se necessário fosse reforçar o "factor pessoal" subjacente a esta visita - que termina no domingo - , o encontro com o ex-chanceler Franz Vranitzky e a mulher, Christine (ela própria uma das crianças acolhidas por famílias portuguesas), cumpriria o papel irrepreensivelmente. "Christine deu-me a confirmação de que estes austríacos guardam o nome de Portugal nos seus corações".
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Admin Sex Jul 24, 2009 4:43 am

O cavaleiro tauri matico
Zenkel era um destes putos que veio da geurra e depois cresceu aqui entre toiros e cavalos
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Viriato Sex Jul 24, 2009 4:53 am

Admin escreveu:O cavaleiro tauri matico
Zenkel era um destes putos que veio da geurra e depois cresceu aqui entre toiros e cavalos

Conheci-o muito bem. A irmã, casada com um seu colega da Escola Agrícola, Xico Graça, foram os padrinhos do meu primeiro casamento.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Admin Sex Jul 24, 2009 5:54 am

Viriato escreveu:
Admin escreveu:O cavaleiro tauri matico
Zenkel era um destes putos que veio da geurra e depois cresceu aqui entre toiros e cavalos

Conheci-o muito bem. A irmã, casada com um seu colega da Escola Agrícola, Xico Graça, foram os padrinhos do meu primeiro casamento.


olha olha entao o mundo é micro
Muito loiro
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Viriato Sex Jul 24, 2009 6:56 am

Admin escreveu:

olha olha entao o mundo é micro
Muito loiro

Muito loiro mas bem montado na família Infante da Câmara. Apesar de tudo fomos muito amigos....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Jul 24, 2009 9:30 am

O que eu reparo e que os POLITICOS PPORTUGUESES, passam MAIS TEMPO la fora que em PORTUGAL!! VIENA , ja la passei 3 dias.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Cavaco entre a memória e a emoção Empty Re: Cavaco entre a memória e a emoção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos