Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paulo Portas nas feiras ou Tanto ontém como hoje

Ir para baixo

Paulo Portas nas feiras ou Tanto ontém como hoje Empty Paulo Portas nas feiras ou Tanto ontém como hoje

Mensagem por Viriato Ter Jul 28, 2009 8:10 am

- Eu gosto de os ouvir - disse o padre. - Falam assim, mas, em chegando a ocasião, vão todos votar nele como carneiros.
O Brasileiro encolheu os ombros e sorriu, como confirmando o dito..
- Pois havemos de ver o que será! - berrou o Sr. Joãozinho. - Isso é consoante cá umas coisas.
- A falar a verdade - disse o Pertunhas - não tem pago muito bem ao círculo o nomeá-lo há tantos anos seu deputado; só essa teima agora em querer obrigar o povo a enterrar-se no cemitério!
- Essa, a falar verdade! - disse um lavrador.
- Quero ver se lá me hão-de enterrar a mim! - disse ameaçadoramente o Sr. Joãozinho, como se esperasse, ainda depois da morte, impor as suas vontades à força de murros e de pragas.

- Deram-lhe para dizer que fazia mal enterrar nas igrejas. É moda e acabou-se. Dantes enterrava-se lá toda a gente, e não havia mais doenças do que agora - isto dizia o padre.
- Os Romanos tinham as suas catacumbas - ponderou o mestre da latinidade, forçando as suas reminiscências romanas.
- Vamos - ponderou o Brasileiro, como quem vira pretexto de fazer novo discurso e como homem que punha acima dos despeitos a verdade científica. - O enterrar nas igrejas é anti-higiénico; porque os químicos sabem que... o ar que não é puro... é mau para a saúde pública. Ora os cadáveres... em putrefacção produzem uns vapores que corrompem o ar... Há uns insectozinhos invisíveis que a gente respira... e vão para a massa do sangue e corrompem-na... e o resultado é a febre... porque a febre são os humores a ferver... como o vinho no lagar... e, se saem, muito bem; e, se não saem, ficam retidos e azedam o corpo todo.
A teoria fisiológico-patológica foi recebida com atenção igual à que merecera a económica.
- Tudo isso será assim - disse o padre - mas o conselheiro faz aquilo por instigações das lojas maçónicas e dos pedreiros livres.

(Júlio Dinis, «A Morgadinha dos Canaviais») reproduzido no SIMPlex
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos