Saramago bem acompanhado
2 participantes
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Prosa poesia livros oculos e ate lhe podemosm chamar CULTURA E CIENCIA
Página 1 de 1
Saramago bem acompanhado
O NOBEL
Entrevistado por Carlos Vaz Marques para o número de Junho da LER, Saramago — que vemos ao alto na companhia de Jane Fonda, Anne-Sophie Mutter (a violinista) e Graça Machel-Mandela —, alguém que sabe do que fala, explica por que motivo nem Pessoa, nem Aquilino, nem Agustina, nem Vergílio Ferreira podiam ter ganho o Nobel da literatura: não eram conhecidos. Nem mais. Discurso directo: «O melhor [é] encarar objectivamente os factos [...] se a Academia Sueca [os] conhecia, se os livros estavam traduzidos e se, estando traduzidos, iriam chegar à Suécia.» A excepção teria sido Torga: «O Torga foi lido na Academia Sueca. Não sei se foi considerado ou não. A verdade é que na biblioteca da Academia Sueca os livros dele estavam e com sinal de serem lidos. Não foi isso o suficiente para que ele tivesse o Nobel? Pois não. Infelizmente.» Isto, que é o óbvio, deixa sempre muito admiradas as nossas glórias indígenas. Mas estão sempre a tempo de aprender. Na mesma entrevista, também diz que enquanto for vivo... mais nenhum autor português (não confundir com autor de língua portuguesa) recebe o prémio. E expõe as razões.
posted by Eduardo Pitta
Da Literatura
Entrevistado por Carlos Vaz Marques para o número de Junho da LER, Saramago — que vemos ao alto na companhia de Jane Fonda, Anne-Sophie Mutter (a violinista) e Graça Machel-Mandela —, alguém que sabe do que fala, explica por que motivo nem Pessoa, nem Aquilino, nem Agustina, nem Vergílio Ferreira podiam ter ganho o Nobel da literatura: não eram conhecidos. Nem mais. Discurso directo: «O melhor [é] encarar objectivamente os factos [...] se a Academia Sueca [os] conhecia, se os livros estavam traduzidos e se, estando traduzidos, iriam chegar à Suécia.» A excepção teria sido Torga: «O Torga foi lido na Academia Sueca. Não sei se foi considerado ou não. A verdade é que na biblioteca da Academia Sueca os livros dele estavam e com sinal de serem lidos. Não foi isso o suficiente para que ele tivesse o Nobel? Pois não. Infelizmente.» Isto, que é o óbvio, deixa sempre muito admiradas as nossas glórias indígenas. Mas estão sempre a tempo de aprender. Na mesma entrevista, também diz que enquanto for vivo... mais nenhum autor português (não confundir com autor de língua portuguesa) recebe o prémio. E expõe as razões.
posted by Eduardo Pitta
Da Literatura
Viriato- Pontos : 16657
Re: Saramago bem acompanhado
Rui Aguiar escreveu:O NOBEL
posted by Eduardo Pitta
Nao gosto de ler Saramago porque é chato
nao mete parágrafos esquece as virgulas e os pontos
A<Academi Sueca naturalmente para mostrar que ...
Só da premio onde haja cocegas ou possibilidades de agitar
Jamsi eles iriam dar um premio literario a quem munido de uma gramática colocasse as ideias sem mudar do nada nada
Voces topam-me ?
Pois !
Ambos Todos precisam do todo para agitar o rebanho
Voces sabem que o mango ( MOI ) tem uma adoração pelo Eça
O Kiroz e que ate conheci a nora dele no palacio dos meus pais
Foi assim eu puto 7 anos ( mais porta menos portas levantei-me de noite para largar a mijinha abri uma das casa de banho e la estava a Historia sentada no lugar que devia ser meu
Democraticamente fechei a porta e fui urinar noutra historia
A senhora só visitava a maranha de noite ...e tinha empregados para lhe fazerem cocegas nos pés
Mas falem com o meu mano que é quem tem oas bukes da familia
É assim quando
Quando o exercito de Napolia oocupou o palacio os meus ante cavaram ...deram á sola
Porra heroismos é para o RON
mas o general ao entrar na biblioteca disse
Tragam-me ate mim o dono de tao vasta obra
Nao sei se o Mango antigo foi na obra ( verbo obrar )
Conheci ainda nas paredes quadros desses tempo e no sotao buracos e esconderijos
mas
era necessário bago para a mandica dos putos e a familia nao queria fazer Milagres ou fazer concorrencia a fatima
lembro-me dessa altura da familiá
Moises Espirito santo
O maior estudioso de religiao e civilizações com tudo o que tinha para ganharna Sorbonne
Um dia RUI levou-o á biblioteca do Mano mango
aí vera plantas ineditas domosteiro da batalha
Da Literatura
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Re: Saramago bem acompanhado
e esqueci-me
Gosto imenso da Jane Fonda
gaja baril sem merdas e peias
Gosto imenso da Jane Fonda
gaja baril sem merdas e peias
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Prosa poesia livros oculos e ate lhe podemosm chamar CULTURA E CIENCIA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos