Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o credito mal-parado

Ir para baixo

o credito mal-parado Empty o credito mal-parado

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Jul 22, 2008 12:32 pm

CRESCE 2 000 000/DIA!!! POIS!!

ASSINAR NEWSLETTER O barril de pólvoraOpiniãoTeresa CaeiroComentarPESQUISA Pesquisa Avançada
noticias
Exclusivo CM
Opinião
Correio do Leitor
Actualidade
Portugal
Saúde
Ensino
Economia
Política
União Europeia
Mundo
Desporto
Benfica
Sporting
FC Porto
Futebol em Directo
Cultura
Música
Festivais de Verão
TV & Media
Reportagem
Tema da Semana
Entrevista
Fórum
29 anos a abraçar Portugal
EURO'2008
Contactos CM
revistas
Sport
Ciência/Tecnologia
Domingo
TV
Vidas
» VERSÃO IMPRESSA
Você está em: Homepage / Economia / Notícia
Vítor Mota

Na última semana, Vítor Constâncio afirmou que, apesar das dívidas, as famílias têm uma situação solvente22 Julho 2008 - 15h00

Banco de Portugal: Boletim estatístico de Julho divulgado ontem
Malparado cresce 2 milhões por dia
O crédito malparado voltou a bater um novo recorde, atingindo os 2,59 mil milhões de euros nos 131 mil milhões de euros em empréstimos contraídos à Banca.


O Boletim Estatístico de Julho do Bando de Portugal mostra que entre Abril e Maio a cobrança duvidosa subiu 27 milhões nos empréstimos à habitação – quase um milhão por dia. Mas é no crédito ao consumo que se regista a maior dificuldade no pagamento das prestações.

Em Maio, os empréstimos contraídos pelas famílias portuguesas em créditos ao consumo totalizavam 14,94 mil milhões de euros, dos quais 633 milhões eram relativos a empréstimos de cobrança duvidosa. Em relação ao mês homólogo, o malparado aumentou para o dobro.

MAIS 71 MLHÕES

Somada a totalidade dos créditos concedidos a particulares, o não cumprimento no pagamento das prestações é mais acentuado. Entre os meses de Abril e Maio deste ano o malparado aumentou 71 milhões de euros, um valor que representa um acréscimo de mais de dois milhões de euros por dia.

Ao nível das empresas, as contas não são mais favoráveis. O crédito concedido ao sector privado ultrapassa os 106 mil milhões de euros – dois mil milhões de euros são relativos a créditos de cobrança duvidosa.

Feitas as contas, se se adicionar o valor em incumprimento pelas famílias às falhas de pagamento das empresas em Portugal constata-se que os valores do crédito malparado chegam aos 4,6 mil milhões de euros.

"ENDIVIDAMENTO VAI AUMENTAR ATÉ FINAL DO ANO"

Nos primeiros seis meses do ano os pedidos de informação à DECO mais do que duplicaram em relação a 2007. "Têm chegado casos de endividamento avançado, com processos em tribunal", afirma Natália Nunes, do Gabinete de Endividamento da DECO. Há aliás mais famílias em situação estável com dificuldades. "O aumento do preço dos alimentos e combustíveis, a par da subida das taxas de juro, tem deixado as famílias sem capacidade de pagar os créditos", diz Natália Nunes, sublinhando que são famílias de "classe média, entre 35 e 45 anos, com rendimentos superiores a mil euros". Dada a conjuntura, a especialista não tem dúvidas: "O sobreendividamento vai aumentar significativamente até ao final do ano."


Diana Ramos
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos