Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Candidato fictício anima eleição alemã

Ir para baixo

Candidato fictício anima eleição alemã Empty Candidato fictício anima eleição alemã

Mensagem por Vitor mango Sex Set 25, 2009 7:54 am


Candidato fictício anima eleição alemã

Plataforma de Horst Schlämmer, alter ego do comediante alemão Hape Kerkeling, inclui 'riqueza para todos'

Renata Miranda - O Estado de S. Paulo


PERSONAGEM – Kerkeling, como Schlämmer: propostas absurdas

Reuters

PERSONAGEM – Kerkeling, como Schlämmer: propostas absurdas
BERLIM - A figura mais popular da campanha para as eleições gerais de domingo na Alemanha ostenta um farto bigode, arrota em rede nacional e acha que o serviço de saúde deveria oferecer cirurgias plásticas. As propostas absurdas de Horst Schlämmer e seu ar canastrão seriam inaceitáveis na tradicional política do país se não fosse por um pequeno detalhe: ele não existe.



Schlämmer é o alter ego do comediante alemão Hape Kerkeling, que aproveitou a campanha eleitoral para lançar o filme Eu sou candidato. A popularidade do concorrente fictício é tanta que a entrevista coletiva convocada para anunciar sua candidatura de mentira foi transmitida ao vivo por dois canais de TV.



O filme, que entrou em cartaz em meados de agosto, mostra Schlämmer em encontros com celebridades e políticos de verdade. "É muito interessante ele ter conseguido fazer com que integrantes da classe política participassem", afirmou ao Estado o analista Josef Schmid, da Universidade Tübingen. "Espero que, com isso, os partidos tornem-se mais atrativos."



Em uma campanha considerada tediosa pela imprensa local, Kerkeling conseguiu conquistar o eleitorado. Na última pesquisa da revista Stern, 18% dos eleitores afirmaram que votariam em Schlämmer. "Quase sem querer, Kerkeling tornou-se importante para a campanha", disse Schmid. "Suas piadas refletem a insatisfação popular com o processo."



No filme de Kerkeling, Schlämmer é um editor de jornal que, impulsionado pelo sucesso da campanha do presidente americano, Barack Obama, decide concorrer ao cargo de chanceler.



Sua plataforma inclui garantir um salário de US$ 3,5 mil para cada alemão desde o nascimento e o fim da lei que restringe o fumo em lugares públicos. Além disso, defende que cirurgias plásticas e sessões de bronzeamento artificial sejam gratuitas. Ele chegou a sugerir mudar o símbolo da república: no lugar da águia, que representa força e independência, Schlämmer prefere um coelhinho.



As promessas do "candidato" podem soar bobas, mas alguns projetos de partidos que estão concorrendo para valer - como a promessa de "riqueza para todos", do Partido A Esquerda, ou o projeto do Partido Social Democrata (SPD) de criar 4 milhões de empregos em dez anos - também soam improváveis para os alemães.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos