Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
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Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
tenho aki esta foto nos meus ficheiros ... mas hei-de arranjar melhor.
O sam disse que ....olhando para o estuário do Tejo que falta ali qq coisa ...
faltam várias coisas, sim....
ouvi a exposição feita por elementos da RAVE e pela Ana Paula Vitorino (Secretária de Estado dos Transportes - Ministério Obras Públicas, de Mário Lino) sobre o que falta fazer na união entre as duas margens da cidade de lisboa e de facto faltam pontos de união, em termos de acessibilidades rodoviárias e também ferroviárias ....
se fôr concretizado o que o PS projecta e propôe dar-se á uma grande "revolução" em toda a Região Metropolitana de Lisboa, desde a região Oeste, Sintra Cascais, até Vila Franca de Xira, passando claro ... pela margem sul até setúbal ..... já para não falar depois, das ligações inter-regionais com o centro e norte do País e com Espanha, por TGV.
é fantástico o que está previsto.... mas só mesmo quando conhecemos as maquettes e vemos as projecções em data-show .... é que percepcionamos as mudanças previstas para o futuro....
Não é só o TGV ke está em causa. O TGV é apenas o símbolo de toda a mudança.
E esta será a previsível razão MAIS IMPORTANTE da derrota do PSD....
Porque os interesses do empresariado são muito fortes nestes projectos....
Manuela Ferreira Leite jogou mal ...
O trunfo era este !
Não liguem keu sou tó-tó .....
O sam disse que ....olhando para o estuário do Tejo que falta ali qq coisa ...
faltam várias coisas, sim....
ouvi a exposição feita por elementos da RAVE e pela Ana Paula Vitorino (Secretária de Estado dos Transportes - Ministério Obras Públicas, de Mário Lino) sobre o que falta fazer na união entre as duas margens da cidade de lisboa e de facto faltam pontos de união, em termos de acessibilidades rodoviárias e também ferroviárias ....
se fôr concretizado o que o PS projecta e propôe dar-se á uma grande "revolução" em toda a Região Metropolitana de Lisboa, desde a região Oeste, Sintra Cascais, até Vila Franca de Xira, passando claro ... pela margem sul até setúbal ..... já para não falar depois, das ligações inter-regionais com o centro e norte do País e com Espanha, por TGV.
é fantástico o que está previsto.... mas só mesmo quando conhecemos as maquettes e vemos as projecções em data-show .... é que percepcionamos as mudanças previstas para o futuro....
Não é só o TGV ke está em causa. O TGV é apenas o símbolo de toda a mudança.
E esta será a previsível razão MAIS IMPORTANTE da derrota do PSD....
Porque os interesses do empresariado são muito fortes nestes projectos....
Manuela Ferreira Leite jogou mal ...
O trunfo era este !
Não liguem keu sou tó-tó .....
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
tenho aki esta foto nos meus ficheiros ... mas hei-de arranjar melhor.
A imagem está qualitativamente correcta, apenas com pouco detalhe.
Esta tem os detalhes principais mas é grande demais. O link é https://2img.net/r/ihimizer/i/baseogepress.jpg/
A imagem pode ser ampliada várias vezes
BUFFA escreveu:
...
se fôr concretizado o que o PS projecta e propôe dar-se á uma grande "revolução" em toda a Região Metropolitana de Lisboa, desde a região Oeste, Sintra Cascais, até Vila Franca de Xira, passando claro ... pela margem sul até setúbal ..... já para não falar depois, das ligações inter-regionais com o centro e norte do País e com Espanha, por TGV.
Elementar meu caro Watson!
É aquilo que falta para que a "Região Metropolitana de Lisboa" passe a ser a "Metrópole de Lisboa": os arcos em falta das Circulares Regionais de Lisboa (incluindo o caminho de ferro!)
BUFFA escreveu:
...
Não é só o TGV ke está em causa. O TGV é apenas o símbolo de toda a mudança.
...
Cá pelo meu lado, continuo com a ideia que o TGV é sobretudo um grande interesse dos espanhóis (e estratégico para eles). Mas é como diz o outro: "No aproveitar é que está o ganho".
BUFFA escreveu:
E esta será a previsível razão MAIS IMPORTANTE da derrota do PSD....
Porque os interesses do empresariado são muito fortes nestes projectos....
Manuela Ferreira Leite jogou mal ...
O trunfo era este !
Bem... eu estou absolutamente inconsolável com o erro estratégico da Nelinha
Mas é ou não é interessante a maneira como os "defensores da iniciativa privada" não conseguem compreender estas verdades simples?
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
ó SAM tu és fantástico ...pah !
Inteligente, interessado, amigo .... bolas tens montes qualidades...
não tens defeitos ?
Inteligente, interessado, amigo .... bolas tens montes qualidades...
não tens defeitos ?
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:...
não tens defeitos ?
Sou um chatarrão de primeira (e é verdade e tudo).
Mas já agora vamos lá ver se eu sou capaz de fazer o tal post em falta, acerca do abandono a que o arco sul do Tejo foi votado. Como em todo o País, o seu desenvolvimento foi tolhido por uma das grandes pérolas do Estado Novo: a Lei do Condicionamento Industrial, de 1931, que colocava nas mãos do Estado Corporativo o controle da "instalação de novos estabelecimentos industriais e a reabertura no caso de paragens por tempo igual ou superior a dois anos.", mas também "A montagem ou substituição de tecnologia nas empresas de que resulte aumento de produção" ()
O Grupo CUF navegou bastante bem nas águas do Estado Novo, mas só atingiu a sua dimensão de grande grupo económico a nível mundial com o fim (gradual) daquele aborto legislativo. E todo o grande investimento do grupo incidiu na margem esquerda do Tejo, a partir de fins da década de cinquenta.
Depois houve o 25 de Abril e os malvados dos revolucionários deram cabo de tudo. Grande treta!
Os sectores que foram a aposta estratégica do grupo CUF foram os mais afectados pelos grandes choques petrolíferos da década de setenta. A reparação naval maciça começou em 1967 com a Guerra dos Seis Dias - que fechou o canal de Suez e obrigou as rotas do petróleo a dobrarem o cabo da Boa Esperança - e ficou debaixo da espada de Damôcles com o desfecho da guerra do Yom Kippur, que originou a reabertura e alargamento do canal. Ao longo da década de setenta, todos os grandes grupos de construção e reparação naval europeus entraram em grande crise. Muitos fecharam, pura e simplesmente, outros mudaram de ramo (!), outros tiveram que ser dramaticamente redimensionados. A excepção: a Lisnave, já nacionalizada, dominada pela canalha vermelha, com todos os seus altos e baixos, fez o seu caminho até ser o maior (por muito breve prazo) e o melhor grupo de reparação naval do mundo. A Lisnave foi derrotada pela geopolítica e pela geografia, que deslocaram as grandes rotas marítimas para o extremo oriente. Se a sua gestão falhou, foi em não ter sido capaz de antecipar esses movimentos. Minguou, ficou reduzida a uma sombra do que foi, mas este processo ainda foi bastante negocial; os choques sociais foram enormes, mas amortecidos.
A outra grande componente industrial do grupo CUF era a industria química. Como todas as "industrias pesadas" tinha uma elevada incorporação de energia nos custos finais e sofreu imenso os choques económicos e tecnológicos da década de setenta. Mais uma vez, as componentes globais foram as dominantes e a importância, nos resultados finais, do "folclore revolucionário" foi... folclórica. A reestruturação tecnológica da produção foi feita e depois, a Quimigal foi desnacionalizada "à alemã" (cronologicamente, até se poderia pensar que foram os alemães e o senhor Khol quem imitaram os governos do senhor Silva): tal como a maior parte das industrias da antiga Alemanha de Leste foram "liquidadas" para não poderem fazer concorrência às suas congéneres ocidentais, muitas das componentes da Quimigal foram liquidadas para não poderem fazer fazer concorrência às suas congéneres espanholas. Se fossemos a examinar este processo à lupa, o ridículo das posições da Dona Nelinha, Padeira de Aljubarrota, seria mais revoltante do que risível. Devo dizer que, tirando a industria do cobre, não me sinto tão à vontade para falar destes sectores como no primeiro caso, mas os sinais são fáceis de detectar: é questão de ver a forma como a reestruturação e expansão de muitas industrias químicas espanholas, das Astúrias ao País Basco e em menor grau, à Catalunha, acompanharam cuidadosamente o desmembramento das diversas componentes da Quimigal.
Aqui, "negociação" significou "faz o que nós mandarmos". Os sindicatos ficaram numa posição de lutar de barricada em barricada, tentando atrasar o processo, sem nunca serem capazes de se lhe opor. Não faço ideia se poderiam ter feito melhor. O resultado é que toda a zona envolvente da Quimigal, foi sendo lentamente estrangulada.
Uma das coisas que os aprendizes de feiticeiro do neoliberalismo - em boa medida, herdeiros directos dos "condicionadores industriais" do Ti António - ignoram, é que as todas as "industrias pesadas" são bombas de relógio ecológicas: quando estão em laboração normal, os seus problemas ambientais podem sempre ser controlados, melhor ou pior. O seu encerramento (muitas vezes, até só a diminuição de produção) tem que ser cuidadosamente planeado, tanto, às vezes mais do que a sua entrada ao serviço. Uma das consequências da desnacionalização "à alemã" da Quimigal foi a contaminação dos solos da Quimiparque. O que vale é que aquela zona é a mais estável do ponto de vista tectónico em todo o vale do Tejo (foi também por isso que o Grupo CUF a escolheu, inicialmente) e parece (???) que não existem aquíferos muito importantes em risco. De qualquer forma, é algo mais que os governos deste País estão a dever a toda aquela zona.
Nestas coisas é sempre preciso chamar os bois pelos nomes. Os governos do senhor Silva foram os grandes arquitectos da desnacionalização "à alemã", mas os governos do Engenheiro Guterres fizeram coro (!). O actual governo... não fez nada. No meio de tanta desgraceira, até pode ser caso para dizer "Ufh!", mas não chega.
Acho que já é mais do que tempo dos governos deste País pararem de ser armar em parvos. Lisboa só conseguirá ser a Metrópole que deve ser e que tem tudo para ser, no dia em que descobrir que o Tejo não é fronteira para nada.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Parece que se salvou isto
Quem dá o que tem a mais não é obrigado
Este é o melhor link que eu conheço para este assunto: http://www.slideshare.net/drazah/ttta-soluo-chelasbarreiro
Por qualquer motivo, quando tento colocar aqui o flash, fica sempre a apresentação errada. A apresentação merece ser vista. Tem a autoridade calma de quem fala do que sabe.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura
Mérida, Espanha, 27 Set (Lusa) - A direcção regional do PSOE na Extremadura (Espanha) felicitou hoje o PS pela sua vitória eleitoral, afirmando que os resultados das eleições de domingo são "uma garantia para a construção na íntegra" do TGV entre Madrid e Lisboa.
Lusa
Mérida, Espanha, 27 Set (Lusa) - A direcção regional do PSOE na Extremadura (Espanha) felicitou hoje o PS pela sua vitória eleitoral, afirmando que os resultados das eleições de domingo são "uma garantia para a construção na íntegra" do TGV entre Madrid e Lisboa.
Lusa
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Sam escreveu:Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura
....espero bem, Caro Sam....!
Mas ...... estou com dúvidas .....
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Sam escreveu:
Este é o melhor link que eu conheço para este assunto: http://www.slideshare.net/drazah/ttta-soluo-chelasbarreiro
Por qualquer motivo, quando tento colocar aqui o flash, fica sempre a apresentação errada. A apresentação merece ser vista. Tem a autoridade calma de quem fala do que sabe.
depois de ver a apresentaçao, fikei com uma duvida. a soluçao beato-montijo-barreiro, nao seria ainda melhor que so chelas-barreiro??
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:Sam escreveu:Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura
....espero bem, Caro Sam....!
Mas ...... estou com dúvidas .....
Já hoje de manhã pedi que se começasse a fazer as fundações da nova ponte. Evoquei a vantagem de se poder ganhar mais um voto. Vamos a ver se pega....
Viriato- Pontos : 16657
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Viriato escreveu:
Já hoje de manhã pedi que se começasse a fazer as fundações da nova ponte. Evoquei a vantagem de se poder ganhar mais um voto. Vamos a ver se pega....
soh a troco de voto?? tcheeeeee k interesseiro!!
entao eu, k sou a favor da ponte, o melhor eh nao dizer k nao voto ps, senao lah se vai a ponte do buffa!!!
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:Sam escreveu:Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura
....espero bem, Caro Sam....!
Mas ...... estou com dúvidas .....
Bem... acho que dúvidas neste momento todos temos. Os resultados eleitorais foram o que foram e o País acordou nesse estado. Se a racionalidade das soluções, as considerações socio-económicas e a simples capacidade de "ver" o futuro do País fossem suficientes, então as únicas dúvidas residiriam na componente União Europeia.
No aspecto particular do TGV, eu já aqui o disse e vou dizê-lo de novo: é um interesse estratégico espanhol; Portugal é um País pequeno e periférico e só por si, nunca seria capaz de influenciar a decisão comunitária. Mas de Espanha nem só maus ventos e maus casamentos vêem. Portugal adiciona profundidade e permite que o projecto Peninsular adquira massa crítica.
Esta afirmação carece de algum suporte. O TGV não é para que alguns empresários possam fazer os trajectos entre Lisboa, o Porto, Madrid e Barcelona e depois pelo resto da Europa de forma mais rápida, mais económica e energeticamente eficiente. É uma nova forma de povoamento que assenta na mobilidade quotidiana das pessoas, através de distâncias enormes. Os japoneses chamam-lhes "shinkazen", os comutadores de longa distância, que vivem a algumas centenas de quilómetros do seu local de trabalho e se deslocam diariamente entre eles. Felipe Gonzalez tentou, com o pretexto imediato da Expo de Sevilha, usar o mesmo método para relançar a sua Andaluzia natal, perpétuamente deprimida. Os espanhóis afirmam que o projecto foi um semi-sucesso (o que implica que foi também um semi-falhanço), porque um único eixo de comunicação contraria a ideia inicial dos shinkazen: distribuir as pessoas por toda a área do território, evitando a tradicional concentração urbana em torno de núcleos reduzidos.
Espanha é um País de grandes distâncias e eles precisam do TGV mais do que os portugueses, pelo menos inicialmente. A atenção do PSOE da Estremadura espanhola denota a atenção que eles dedicaram à discussão eleitoral portuguesa, vinda duma região também particularmente deprimida.
Para mim, neste momento, é saber se este assunto vai fazer o caminho da racionalidade ou se arrisca a tornar-se um daqueles infindáveis abcessos de fixação em que o processo político português gosta de se enrodilhar.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:Viriato escreveu:
Já hoje de manhã pedi que se começasse a fazer as fundações da nova ponte. Evoquei a vantagem de se poder ganhar mais um voto. Vamos a ver se pega....
soh a troco de voto?? tcheeeeee k interesseiro!!
entao eu, k sou a favor da ponte, o melhor eh nao dizer k nao voto ps, senao lah se vai a ponte do buffa!!!
O Barreiro agradece ao Viriato.....
Nota - Não foi por acaso que no Barreiro, nestas Legislativas, de todas as Freguesias, apenas numa não venceu o PS. Facto absolutamente histórico !!!
A tradição é ganhar o PCP em quase todas, e uma ou duas ser do PS.
A Ponte falou mais alto ...TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT .... yesssssss!!!
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
Nota - Não foi por acaso que no Barreiro, nestas Legislativas, de todas as Freguesias, apenas numa não venceu o PS. Facto absolutamente histórico !!!
A tradição é ganhar o PCP em quase todas, e uma ou duas ser do PS.
A Ponte falou mais alto ...TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT .... yesssssss!!!
acho isso muito interessante: as pessoas votam no partido que acham que defende e vai de encontro aos seus desejos, e nao simplesmente no partido ideologico!!
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:
depois de ver a apresentaçao, fikei com uma duvida. a soluçao beato-montijo-barreiro, nao seria ainda melhor que so chelas-barreiro??
Neste assunto, há componentes que eu domino e outras que eu não domino. Acontece o mesmo em todos os projectos de grande dimensão, que acabam sempre por ter uma natureza multidisciplinar. O truque - e penso não estar a revelar nenhum "trick of the trade" - consiste sempre em analisar as componentes que dominamos e depois, procurar inconsistências nas outras.
Aqui, se essas inconsistências existem, são demasiado subtis para eu delas me aperceber. A solução Chelas-Barreiro é a mais económica, a mais equilibrada em termos de impacto ambiental (o estudo oportunamente aqui colocado pelo RicardoNunes mostra-o bem) e aquela que melhor articula todas as componentes sócio-económicas do problema. Quando se mexe no tecido urbano de qualquer grande cidade, ou da sua envolvência, mexe-se sempre com interesses instalados, nomeadamente no domínio do imobiliário. Todas as objecções que eu vi, cheiravam a apenas a isso mesmo.
A única dúvida que eu tenho, neste momento, prende-se com a melhor opção do projecto Chelas-Barreiro, quanto à amarração no Barreiro. Esse aspecto também é abordado no estudo de impacto ambiental, mas não altera nada à questão central. Apenas adiciona uma decisão suplementar a ser tomada.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Sam escreveu:Terminator escreveu:
depois de ver a apresentaçao, fikei com uma duvida. a soluçao beato-montijo-barreiro, nao seria ainda melhor que so chelas-barreiro??
A única dúvida que eu tenho, neste momento, prende-se com a melhor opção do projecto Chelas-Barreiro, quanto à amarração no Barreiro. Esse aspecto também é abordado no estudo de impacto ambiental, mas não altera nada à questão central. Apenas adiciona uma decisão suplementar a ser tomada.
caro sam, não sou técnico, apenas os oiço ....
desculpe se eu disser algum disparate, que naturalmente será deturpação minha, justamente, por não ser técnico.
Primeirus,
qto imobiliário.... é inevitável a especulação. O q eu desejo sinceramente, é ke o impacto da ponte não se fique por essa vertente. Seria muito mau para as populações do barreiro, e até para as populações da Margem Sul, porque o impacto de desenvolvimento REGIONAL ke se pretende, é para toda uma região, no qual obviamente o Barreiro está integrado.
Dito isto,
qto. à amarração da ponte do lado do Barreiro, ... assisti a sessões de âmbito ambiental, com as altas indiviudualidade políticas e técnicas. Depreendi, duas coisas:
1 - O problema dos produtos tóxicos k se encontram alojados no leito do rio junto à zona ribeirinha no Barreiro que não podem ser removidos. Asim como a possível erosão no pilar da ponte, por efeito dos tais produtos.(têm um nome mazeu não "ma" lembro)
2- A decisão da amarração tem dois cenários A e B, qto ao trajecto. Mas parece que a opção escolhida (a ke tem mais adeptos) é a mais correcta, de acordo com o que explicaram, tendo em conta, a localização da gare e provoca efeito de menores danos sobre os terrenos que a amarração irá percorrer, i.e., menos casas derrubadas, para ke a ponte passe.
Até porque a ponte entrará rapidamente em túnel, logo a seguir ao tabuleiro.
É um projecto grande e audacioso em termos técnicos.
Um problema ambiental que n tm solução é o nível de CO2 que irá ser produzido e k diminuirá a qualidade do ar, claro., tendo em conta nº elevado de circulação de automóveis. A menos que a ponte fosse apenas ferroviária, e aí não havia este problema. Daí os defensores de que a ponte seja apenas ferroviária.
Mas como em tudo na vida há um preço a pagar, e há quem vá levar com o CO2, consoante a posição dos ventos.
é a vida.....
Distrito de Setúbal
Última edição por BUFFA em Seg Set 28, 2009 9:31 am, editado 1 vez(es)
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Sam escreveu:[
Aqui, se essas inconsistências existem, são demasiado subtis para eu delas me aperceber. A solução Chelas-Barreiro é a mais económica, a mais equilibrada em termos de impacto ambiental (o estudo oportunamente aqui colocado pelo RicardoNunes mostra-o bem) e aquela que melhor articula todas as componentes sócio-económicas do problema. Quando se mexe no tecido urbano de qualquer grande cidade, ou da sua envolvência, mexe-se sempre com interesses instalados, nomeadamente no domínio do imobiliário. Todas as objecções que eu vi, cheiravam a apenas a isso mesmo.
os interesses imobiliarios aparecem sempre que ha obras desta envergadura. mas enquanto uns poucos podem ganhar alguma coisa com isso, muitos mais beneficiarao das vantagens da ligaçao...
Buffa escreveu:1 - O problema dos produtos tóxicos k se encontram alojados no leito do rio junto à zona ribeirinha no Barreiro que não podem ser removidos. Asim como a possível erosão no pilar da ponte, por efeito dos tais produtos.(têm um nome mazeu não "ma" lembro)
ha produtos toxicos no leito do rio que nao podem ser removidos??? nao podem ser removidos porque??
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:Sam escreveu:[
Aqui, se essas inconsistências existem, são demasiado subtis para eu delas me aperceber. A solução Chelas-Barreiro é a mais económica, a mais equilibrada em termos de impacto ambiental (o estudo oportunamente aqui colocado pelo RicardoNunes mostra-o bem) e aquela que melhor articula todas as componentes sócio-económicas do problema. Quando se mexe no tecido urbano de qualquer grande cidade, ou da sua envolvência, mexe-se sempre com interesses instalados, nomeadamente no domínio do imobiliário. Todas as objecções que eu vi, cheiravam a apenas a isso mesmo.
os interesses imobiliarios aparecem sempre que ha obras desta envergadura. mas enquanto uns poucos podem ganhar alguma coisa com isso, muitos mais beneficiarao das vantagens da ligaçao...
sim .... há uns poucos ke ganham milhões, mas a população em geral vê individualmente a sua casa passar a ter mais valor. Tb beneficia....
Terminator escreveu:Buffa escreveu:1 - O problema dos produtos tóxicos k se encontram alojados no leito do rio junto à zona ribeirinha no Barreiro que não podem ser removidos. Asim como a possível erosão no pilar da ponte, por efeito dos tais produtos.(têm um nome mazeu não "ma" lembro)
ha produtos toxicos no leito do rio que nao podem ser removidos??? nao podem ser removidos porque??
sim, são os 100 anos CUF, a marcar presença, 100 anos de laboração química, numa época em ke se lançava toda a cáca química para o rio, sem controlo, além da circulação de barcos para transporte de matérias primas e produtos manufacturados.
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
sim, são os 100 anos CUF, a marcar presença, 100 anos de laboração química, numa época em ke se lançava toda a cáca química para o rio, sem controlo, além da circulação de barcos para transporte de matérias primas e produtos manufacturados.[/color]
e nao pode ser retirado?? ou esta completamente entranhado nos fundos do rio??
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
Primeirus,
qto imobiliário.... é inevitável a especulação. O q eu desejo sinceramente, é ke o impacto da ponte não se fique por essa vertente. Seria muito mau para as populações do barreiro, e até para as populações da Margem Sul, porque o impacto de desenvolvimento REGIONAL ke se pretende, é para toda uma região, no qual obviamente o Barreiro está integrado.
...
A especulação imobiliária é sempre inevitável, mas as objecções que eu vi, vinham sobretudo da margem norte. No que diz respeito à margem sul, a situação, para mim, é simples. O desenvolvimento regional ocorre quando os núcleos urbanos já existentes são potenciados, não quando se tenta criar novas cidades onde elas não existem. Esta é outra das vantagens desta opção.
BUFFA escreveu:
Dito isto,
qto. à amarração da ponte do lado do Barreiro, ... assisti a sessões de âmbito ambiental, com as altas indiviudualidade políticas e técnicas. Depreendi, duas coisas:
1 - O problema dos produtos tóxicos k se encontram alojados no leito do rio junto à zona ribeirinha no Barreiro que não podem ser removidos. Asim como a possível erosão no pilar da ponte, por efeito dos tais produtos.(têm um nome mazeu não "ma" lembro)
2- A decisão da amarração tem dois cenários A e B, qto ao trajecto. Mas parece que a opção escolhida (a ke tem mais adeptos) é a mais correcta, de acordo com o que explicaram, tendo em conta, a localização da gare e provoca efeito de menores danos sobre os terrenos que a amarração irá percorrer, i.e., menos casas derrubadas, para ke a ponte passe.
Até porque a ponte entrará rapidamente em túnel, logo a seguir ao tabuleiro.
É um projecto grande e audacioso em termos técnicos.
Este assunto, no essencial é aquilo que eu disse antes: uma opção suplementar, no âmbito da solução Chelas-Barreiro. Prende-se com as tais componentes que eu não domino, mas é aqui que entra o tal "trick of the trade": quando se mexe no leito de um rio, o rio "reage". Também reagiria no caso da outra opção. A situação simples é esta: trata-se de um problema técnico a ser resolvido pelos técnicos especializados nesse domínio, nomeadamente na mecânica de solos e não cria qualquer objecção de maior à opção principal.
O projecto é de facto grande e é audacioso e, para mim, tem esse mérito essencial que é pensar a "margem sul" como uma parte essencial da Lisboa-metrópole. Note-se que não estou a afirmar que esta última parte seria impossível com a opção concorrente. Digo apenas que a opção Beato-Montijo-Barreiro me produz a sensação de algo menos estruturado, menos pensado e em algumas partes algo "apressado". Se eu tivesse que questionar os seus autores fá-lo-ia exactamente naquele aspecto que eu domino pior: aquela ramificação suplementar, necessária a esta opção "complica" os padrões de escoamento das águas do Tejo e alguém teria que me explicar como é que os vórtices induzidos sobre o fundo não seriam inevitavelmente piores do que a solução "laminar" da TTT.
BUFFA escreveu:
Um problema ambiental que n tm solução é o nível de CO2 que irá ser produzido e k diminuirá a qualidade do ar, claro., tendo em conta nº elevado de circulação de automóveis. A menos que a ponte fosse apenas ferroviária, e aí não havia este problema. Daí os defensores de que a ponte seja apenas ferroviária.
Mas como em tudo na vida há um preço a pagar, e há quem vá levar com o CO2, consoante a posição dos ventos.
é a vida.....
Mas esse problema é o resultado de esta solução amarrar numa área mais urbana e de uma das suas vantagens principais: o facto de ser mais curta. Os poluentes são distribuídos por uma área menor, logo a sua concentração, dentro dessa área é maior. Note-se que o estudo de impacto ambiental frisa bem que estes impactos existirão sobretudo na fase de construção.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:BUFFA escreveu:
sim, são os 100 anos CUF, a marcar presença, 100 anos de laboração química, numa época em ke se lançava toda a cáca química para o rio, sem controlo, além da circulação de barcos para transporte de matérias primas e produtos manufacturados.[/color]
e nao pode ser retirado?? ou esta completamente entranhado nos fundos do rio??
nem pensar !!!!!!!
Completamente proibido...!!!!!
terá de ser a própria Natureza, nas próximas centenas de anos a fazê-lo.
Esses tóxicos são propriedade da Natureza, devido à radioactividade que contêm, creio ... entre outros ....e que se encarregará, ela, a Natureza de os absorver..... diluir, fazer desaparecer .... etc....
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:Terminator escreveu:BUFFA escreveu:
sim, são os 100 anos CUF, a marcar presença, 100 anos de laboração química, numa época em ke se lançava toda a cáca química para o rio, sem controlo, além da circulação de barcos para transporte de matérias primas e produtos manufacturados.[/color]
e nao pode ser retirado?? ou esta completamente entranhado nos fundos do rio??
nem pensar !!!!!!!
Completamente proibido...!!!!!
terá de ser a própria Natureza, nas próximas centenas de anos a fazê-lo.
Esses tóxicos são propriedade da Natureza, devido à radioactividade que contêm, creio ... entre outros ....e que se encarregará, ela, a Natureza de os absorver..... diluir, fazer desaparecer .... etc....
ahhhhhhhhhhhhh
olha, ainda bem k eu nao sou tecnico ambiental!! mandava logo tirar a lixeira toda dali nem k fosse ah pazada, e levava-a....levava-a....hmmmm ....bem, nao sei para onde a levava...
eh claro que deve haver uma boa razao para nao se dar uma ajudinha ah natureza a desfazer-se dakilo que o homem lah colocou...
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
SAM .... qq estudo de impacto ambiental é controverso, discutível, e não consegue dar respostas (soluções) a tudo.
Tem sempre que se optar pela solução menos danosa em termos ambientais.
Mas danos haverá sempre qq seja a solução proposta e/ou decidida.
Depois há os outros parâmetros da koisa (da decisão a tomar) - os económicos, os políticos .....e os técnicos, noutras vertentes que não a ambiental.
tava a dizer isto a propósito de kk coisa e já não ma lembro do quê.... axo ke tou com alzeihmer...óraesta ....
ah ... já sei !!!
olha lá tu não keres keu fale com os gajos da RAVE pra virem aki...?
Ou a ana paula vitorino ? Ou o mário lino ????
eh pah ... eu não percebo nada disto .... e não gosto de falar do ke não sei....
Apenas oiço "koisas" .... percebes ?
Tem sempre que se optar pela solução menos danosa em termos ambientais.
Mas danos haverá sempre qq seja a solução proposta e/ou decidida.
Depois há os outros parâmetros da koisa (da decisão a tomar) - os económicos, os políticos .....e os técnicos, noutras vertentes que não a ambiental.
tava a dizer isto a propósito de kk coisa e já não ma lembro do quê.... axo ke tou com alzeihmer...óraesta ....
ah ... já sei !!!
olha lá tu não keres keu fale com os gajos da RAVE pra virem aki...?
Ou a ana paula vitorino ? Ou o mário lino ????
eh pah ... eu não percebo nada disto .... e não gosto de falar do ke não sei....
Apenas oiço "koisas" .... percebes ?
Última edição por BUFFA em Seg Set 28, 2009 10:16 am, editado 1 vez(es)
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
tava a dizer isto a propósito de kk coisa e já não ma lembro do quê.... axo ke tou com alzeihmer...óraesta ....
tas a ver!!! se calhar o lixo toxico nao faz lah muito bem as pessoas !!!
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:
ahhhhhhhhhhhhh
olha, ainda bem k eu nao sou tecnico ambiental!! mandava logo tirar a lixeira toda dali nem k fosse ah pazada, e levava-a....levava-a....hmmmm ....bem, nao sei para onde a levava...
eh claro que deve haver uma boa razao para nao se dar uma ajudinha ah natureza a desfazer-se dakilo que o homem lah colocou...
por acaso há pouco tempo vi um "púgrama" sobre estes depósitos de substâncias radioactivas na Letónia ...creio, ...ai eu hoje estou de todo, já não sei se foi na estónia ...bom ........mas foi muito interessante, mesmo muito interessante, passou na SIC
Olha lá ... Terminator ... tu axas que eles limparam aquilo em Chernobyl, bem limpinho .... ???
Vê lá .........hã !
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
por acaso há pouco tempo vi um "púgrama" sobre estes depósitos de substâncias radioactivas na Letónia ...creio, ...ai eu hoje estou de todo ........mas foi muito interessante, mesmo muito interessante, passou na SIC
Olha lá ... Terminator ... tu axas que eles limparam aquilo em Chernobyl, bem limpinho .... ???
Vê lá .........hã !
mas eh k eu nao faço a mais pequena ideia se esta bem limpinho ou nao...mas, como tambem nao percebo nada disso, parece-me estranho nao se poderem tirar lixos de onde eles possam prejudicar a vida das pessoas, e transferi-los.....nao sei eh para onde!!
nao, nao vi esse pu-gra-ma da sic....
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Terminator escreveu:BUFFA escreveu:
por acaso há pouco tempo vi um "púgrama" sobre estes depósitos de substâncias radioactivas na Letónia ...creio, ...ai eu hoje estou de todo ........mas foi muito interessante, mesmo muito interessante, passou na SIC
Olha lá ... Terminator ... tu axas que eles limparam aquilo em Chernobyl, bem limpinho .... ???
Vê lá .........hã !
mas eh k eu nao faço a mais pequena ideia se esta bem limpinho ou nao...mas, como tambem nao percebo nada disso, parece-me estranho nao se poderem tirar lixos de onde eles possam prejudicar a vida das pessoas, e transferi-los.....nao sei eh para onde!!
nao, nao vi esse pu-gra-ma da sic....
é ke se mexerem .... não fica cá ninguém pra contar .....
ainda keres ke mexam ?????
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:
é ke se mexerem .... não fica cá ninguém pra contar .....
ainda keres ke mexam ?????
nada, nem pensar!! jah percebi k a coisa eh mesmo grave!!
Terminator- Pontos : 2544
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
BUFFA escreveu:SAM .... qq estudo de impacto ambiental é controverso, discutível, e não consegue dar respostas (soluções) a tudo.
Tem sempre que se optar pela solução menos danosa em termos ambientais.
Mas danos haverá sempre qq seja a solução proposta e/ou decidida.
Depois há os outros parâmetros da koisa (da decisão a tomar) - os económicos, os políticos .....e os técnicos, noutras vertentes que não a ambiental.
Curiosamente, a solução TTT é muito limpa. Comparativamente, a Vasco da Gama levantou problemas muito maiores e foram resolvidos porque era um imperativo político.
Mas eu aproveito para falar um pouco a respeito dos resíduos acumulados. No que diz respeito ao rio, sim, a deposição foi gradual, o rio foi-se adaptando e vai ter que fazer o trabalho essencial na remoção dos resíduos acumulados. Vai ter que ter alguma ajuda humana, mas também esta vai ter que ser lenta e cuidadosa.
A verdade é que, até certa altura, aí por volta de meados da década de sessenta, pura e simplesmente não se sabia que estes problemas existiam. Depois, a forma selvagem como a desnacionalização da Quimigal decorreu contribuiu para acentuar o problema. Não me parece que este aspecto particular venha a influir na decisão política, sobretudo porque a solução, neste particular, é "deixar que o rio se cure".
BUFFA escreveu:
tava a dizer isto a propósito de kk coisa e já não ma lembro do quê.... axo ke tou com alzeihmer...óraesta ....
ah ... já sei !!!
olha lá tu não keres keu fale com os gajos da RAVE pra virem aki...?
Ou a ana paula vitorino ? Ou o mário lino ????
eh pah ... eu não percebo nada disto .... e não gosto de falar do ke não sei....
Apenas oiço "koisas" .... percebes ?
Estas são as alturas ideais para as autarquias negociarem de forma dura. Não gostava de estar na pele de quem vai ter que o fazer, porque vai ter que equilibrar cuidadosamente a necessidade do empreendimento, com a oportunidade para resolver um problema ambiental grave e aqui estou a falar da contaminação dos solos do Quimiparque.
Normalmente, aquilo que os negociadores autárquicos fazem é irem apresentando as suas exigências de forma gradual, aguardando que o projecto ultrapasse o ponto de não-retorno para adicionarem essas exigências ao processo de "limpeza" dos resíduos acumulados pelo próprio processo de construção.
Se os autarcas se mostram demasiado ansiosos quanto à necessidade do empreendimento, às tantas ainda acabam por ser os empreiteiros a descarregar para cima das autarquias as suas próprias obrigações contratuais. A altura ideal para estas negociações será sempre aquando da aprovação dos projectos de pormenor. O mais certo é que o empreiteiro-geral tente limitar as suas responsabilidades à área imediata dos próprios estaleiros de construção.
LJSMN- Pontos : 1769
Re: Ponte Chelas Barreiro, TGV e anexos ....
Sam escreveu:
Normalmente, aquilo que os negociadores autárquicos fazem é irem apresentando as suas exigências de forma gradual, aguardando que o projecto ultrapasse o ponto de não-retorno para adicionarem essas exigências ao processo de "limpeza" dos resíduos acumulados pelo próprio processo de construção.
sim, parece-me uma evidente economia de escala k tudo o que se possa limpar alem dos residuos da propria construçao, seja de aproveitar para fazer em simultaneo !!!
Terminator- Pontos : 2544
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