Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis

Ir para baixo

Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis Empty Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis

Mensagem por Vitor mango Seg Set 28, 2009 8:23 am

Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis
28.09.2009 - 12h43 Lusa
A Comissão Europeia quer limitar o volume nos leitores de música portáteis, medida que tem como objectivo proteger da surdez parcial um universo estimado em dez milhões de pessoas, mas o processo pode demorar dois anos até entrar em vigor.

Segundo dados hoje divulgados pelo executivo comunitário, em Bruxelas, “calcula-se que podem correr este risco [de surdez parcial] cerca de dez milhões de pessoas”. A Comissão Europeia precisa que “entre cinco e dez por cento dos utilizadores destes aparelhos correm o risco de ficarem parcialmente surdos”, tratando-se de pessoas que “ouvem música mais de uma hora por dia num volume muito alto”.

A comissária europeia para os Direitos do Consumidor, Meglena Kuneva, sublinhou ser “fácil fazer subir o volume do MP3 até níveis que são prejudiciais, sobretudo na rua e nos transportes públicos”.

A comissária acrescentou ainda que “os dados mostram que especialmente os jovens que ouvem música muito alta e, por vezes, várias horas por semana, não têm a menor ideia de que estão a pôr em risco a sua capacidade de audição”.

A Comissão Europeia propôs hoje ao Cenelec, organismo responsável pela elaboração de normas da União Europeia, que redija novas normas de segurança técnica para os leitores de música portáteis, incluindo os telemóveis, que abarcarão apenas os aparelhos produzidos após a entrada em vigor.

No processo de elaboração de normas pelo Cenelec participarão especialistas, a indústria, associações de consumidores e outras partes interessadas, podendo durar dois anos.

Bruxelas sublinha que a utilização segura dos dispositivos depende do tempo de exposição e do volume. A 80 decibéis, a exposição semanal ao ruído deve limitar-se a 40 horas, mas a 89 decibéis não deverá exceder as cinco horas.

Calcula-se que, na União Europeia, entre 50 a 100 milhões de pessoas ouvem diariamente música através de um dispositivo portátil. Nos últimos quatro anos, Bruxelas estima que tenham sido vendidos entre 184 e 246 milhões de reprodutores portáteis de música, dos quais entre 124 e 165 milhões são leitores de mp3.


comentários
1 a 3 de um total de 3 Escrever comentário Escrever comentário Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra
Loading
Comentário 28.09.2009 - 14h26 - paulinhos dos limoes, lx.pt
Para que proibir? Se querem ouvir aos berros, que ouçam! Basta ir no metro ou autocarro para se ouvir a musica deles - batuque- a 2 metros de distancia. Eu há mais de 15 anos que no meu PC de casa ouço música e jogos com auscultadores e tenho boa audição, precisamente porque não ponho aquilo alto (e experimentem jogar COD 4 online todos os dias, como eu faço, que barulheira!)
Comentário 28.09.2009 - 14h21 - Anti leis, Porto
É um absurdo! limitar o volume para quê? se os jovens quiserem ouvir musica acima dos 100db basta irem a qualquer bar discoteca ou afins. Por outro lado existem sempre à venda amplificadores que mais não fazem que aumentar os Db's. Esta medida é estúpida no seu todo. O que falta é sensibilização/informação aos jovens sobre os efeitos do uso intensívo e incorrecto dos equipamentos de mp3. Isto que querem fazer é mais ou menos o mesmo que: Fazer uma lei que proíba o sexo para não aumentar a população! E é para isto que pagamos os salários aqueles politicos de bruxelas? Eu tenho 40 anos, 25 dos quais passei a ouvir DIÁRIAMENTE musica com auscultadores (várias horas por dia), fui DJ muitos Anos. Faço com frequência exames auditivos e o meu otorrino diz que tenho ouvidos de audiófilo, quer em termos de sensibilidade quer em termos de amplitude de frequências. Srs. de Bruxelas, façam um lei a proibir os chiclets pois desgastam os dentes!!!
Comentário 28.09.2009 - 13h38 - Claúdia, Porto
Agora já é tarde! Já muitos jovens ficaram surdos... só depois é que vão analisar o caso. É como os incêndios... depois de arder é que vão analisar o caso... Só treta de políticos...
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos