Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vencidos e Vencedores ...in DN

3 participantes

Ir para baixo

Vencidos e Vencedores  ...in DN Empty Vencidos e Vencedores ...in DN

Mensagem por Vitor mango Seg Set 28, 2009 8:49 am

Os 5 vencedores

Hoje

Manuel Alegre,
José Manuel Rodrigues,
Francisco Louçã,
Paulo Portas
e José Sócrates.



Os 5 vencidos

Hoje

Aníbal Cavaco Silva,
José Pedro Aguiar-Branco, José Pacheco Pereira,
Jerónimo de Sousa
e Manuela Ferreira Leite.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Vencidos e Vencedores  ...in DN Empty Os 5 vencedores[/size]

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 28, 2009 10:55 am

Os 5 vencedores

Hoje

Vencidos e Vencedores  ...in DN Ng1197238

Manuel Alegre, José Manuel Rodrigues, Francisco Louçã, Paulo Portas e José Sócrates.


Manuel Alegre

Entrou a meio da campanha, num comício em Coimbra. O desavindo Manuel Alegre, com esse gesto, unia a família socialista e impedia, talvez, que a transferência de votos do PS para o Bloco de Esquerda fosse mais significativa. Outros históricos do partido seguiram-lhe o exemplo e, a partir daí, a onda rosa começou a crescer. Alegre é um dos vencedores das legislativas de ontem e abre caminho a uma recandidatura à Presidência da República.


José Manuel Rodrigues

Foi um dos troféus que o líder do partido, Paulo Portas, exibiu ontem no discurso da noite eleitoral. O CDS-PP, quase três décadas depois, voltava a eleger um deputado em terras de Alberto João Jardim, no círculo eleitoral da Madeira. Quem conseguiu este feito foi José Manuel Rodrigues, que se torna assim um dos vencedores da noite eleitoral. O último deputado eleito pelo CDS-PP na Madeira tinha sido Cabral Fernandes, nos primeiros anos da democracia.


Francisco Louçã

A partir de agora, talvez não precise mais de mudar sazonalmente de deputados na Assembleia da República para dar a ideia de uma bancada substancial. Francisco Louçã jogou tudo em retirar a maioria absoluta ao PS, aí estava o eleitorado que podia fazer crescer o BE. A estratégia deu frutos: Louçã consegue vencer a campanha do "voto útil", tornar-se na quarta força parlamentar. E não vai ser fácil conhecer todos os deputados do Bloco pelo nome.


Paulo Portas

Fez uma campanha incansável, nas feiras e mercados, como é marca sua, e nos grandes centros urbanos. Disseram-lhe na rua que ele daria um bom primeiro-ministro, e Paulo Portas logo veio afirmar que estava preparado para assumir o cargo. Mas a sua corrida era outra: evitar o voto útil do seu eleitorado para o PSD de Manuela Ferreira Leite e obter um resultado que lhe permitisse eventualmente negociar com um futuro governo socialista de José Sócrates.


José Sócrates

Vê fugir a maioria absoluta, mas é o grande vencedor das legislativas de ontem. José Sócrates, que perdeu as presidenciais e, há três meses, as europeias, tem agora uma vitória clara. Contestado nas ruas, acusado de ser um primeiro- -ministro arrogante, apanhado pela súbita crise mundial, Sócrates entrou na campanha com as sondagens a dar-lhe "empate técnico" com Manuela Ferreira Leite. Hábil nos debates televisivos, contrapôs a modernidade ao "passado".

DN

Vencidos e Vencedores  ...in DN Smilie_auslachen
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vencidos e Vencedores  ...in DN Empty Re: Vencidos e Vencedores ...in DN

Mensagem por BUFFA General Aladeen Seg Set 28, 2009 10:58 am

Vitor mango escreveu:Os 5 vencedores



Os 5 vencidos



convém definir qual é critério que define derrota e vitória....

assim, .... só ? ..... é curto.....


Cuidado não engulam o carreto, ké muito indigesto ...
Laughing Laughing Laughing
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Vencidos e Vencedores  ...in DN Empty Os 5 vencidos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 28, 2009 11:01 am

Os 5 vencidos

Hoje

Vencidos e Vencedores  ...in DN Ng1197239

Aníbal Cavaco Silva, José Pedro Aguiar-Branco, José Pacheco Pereira, Jerónimo de Sousa e Manuela Ferreira Leite.

Aníbal Cavaco Silva

O afastamento do assessor Fernando Lima, decisão relacionada com o caso das alegadas escutadas a Belém, tornou-se num dos factos políticos da campanha eleitoral das legislativas. O Presidente da República, Cavaco Silva, com esse gesto ambíguo, prometendo esclarecimentos para depois de 27 de Setembro, interferiu indirectamente na luta eleitoral. A sua família política, o PSD, perdia irremediavelmente um dos temas da campanha: a tese da "asfixia democrática".


José Pedro Aguiar-Branco

Deu a voz pelo partido no caso Jornal Naciona da TVI, esteve com a líder na tese da "asfixia democrática", foi ele que disse que o PS estava a tentar "instrumentalizar o Presidente" no caso das escutas. Na ausência de Rui Rio, Aguiar-Branco surgiu nesta campanha como número dois. Tido como possível sucessor na liderança do PSD, o resultado de ontem, próximo da modesta votação de Santana Lopes em 2005, coloca-o longe dessa corrida.


José Pacheco Pereira

Embalado pela vitória nas eleições europeias, o comentador regressou à política partidária activa, ao lado de Manuela Ferreira Leite, com o objectivo de afastar José Sócrates e o PS do poder. Pacheco Pereira é um dos perdedores. Numa tentativa para inverter a tendência de queda do PSD, sugeriu, conhecido o afastamento do assessor Lima, que o Presidente da República deveria esclarecer o "caso das escutas" antes das eleições.


Jerónimo de Sousa

Mantém sensivelmente os resultados dos 2005, mas desta vez, a CDU desce de terceira para quinta força parlamentar. É uma derrota para Jerónimo de Sousa que se vê ultrapassado pelo Bloco de Esquerda de Francisco Louçã e pelo CDS-PP de Paulo Portas. E, no entanto, o líder comunista fez uma boa campanha, com grandes comícios em Lisboa e Porto. A sua participação nos debates televisivos não foi, de facto, a mais empolgante - mas isso só não explica tudo.


Manuela Ferreira Leite

A estratégia da "asfixia democrática" não funcionou. A campanha suave, reservada, "genuína", sem grandes comícios também não. O "rasgar" dos projectos dos socialistas para as grandes obras públicas, de igual modo, não teve aceitação entre o eleitorado. Depois da vitória nas europeias, Manuela Ferreira Leite, que prometia falar verdade e afastou os opositores das listas, perde as eleições. E, por certo, perderá o partido também.

DN

Laughing
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vencidos e Vencedores  ...in DN Empty Re: Vencidos e Vencedores ...in DN

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos