Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010

Ir para baixo

FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010 Empty FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 01, 2009 2:20 pm

FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010

por Lusa
Hoje

FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010 Ng1198749

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, realçou hoje a “significativa revisão em alta do crescimento” do PIB este ano e em 2010 em Portugal, de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“A novidade das previsões que o FMI hoje nos traz é uma significativa revisão em alta do crescimento. Em 2009, o crescimento será menos negativo. Em Abril, a previsão era de um crescimento negativo de 4,1 por cento e passou a ser de 3 por cento, somente”, disse Teixeira dos Santos.

“Há aqui uma melhoria, [o crescimento] é francamente menos negativo em 2009 do que aquilo que se previa em Abril”, frisou à Lusa Teixeira dos Santos, que participa em Estocolmo numa reunião dos ministros das Finanças da União Europeia.

O ministro sublinhou também a revisão em alta, em 0,9 pontos percentuais, das previsões do FMI sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2010.

“Para o próximo ano, a previsão em Abril do FMI era de uma quebra da produção de meio ponto percentual e agora é positivo em 0,4. Portanto, esta também é uma mudança significativa para mais de 0,9 pontos”, referiu Teixeira dos Santos.

O ministro disse ainda que em “Portugal, o PIB vai decrescer menos do que na Europa”.

A economia mundial já está a recuperar da recessão mas a retoma será lenta, considerou o Fundo Monetário Internacional, projectando um crescimento de 3,1 por cento em 2010 e uma estabilização nos 4 por cento até 2014.

Face às previsões do FMI sobre o desemprego conhecidas hoje e que antevêem uma taxa de 11 por cento em 2010 e de 9,5 por cento já este ano, o ministro disse apenas que se mantêm as previsões de Abril.

“O que temos sempre evidenciado é que é na frente do mercado de trabalho e em particular no emprego que temos de centrar as nossas preocupações”, salientou Teixeira dos Santos.

DN

FMI revê previsões e põe Portugal a crescer em 2010 10143
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos