Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal tem segunda taxa de juro mais alta no consumo

Ir para baixo

Portugal tem segunda taxa de juro mais alta no consumo Empty Portugal tem segunda taxa de juro mais alta no consumo

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 03, 2009 2:53 pm

Portugal tem segunda taxa de juro mais alta no consumo

por PAULA CORDEIRO
Hoje

Portugal tem segunda taxa de juro mais alta no consumo Ng1199574

Quem fez um novo contrato de crédito ao consumo em Agosto, com taxa fixada até cinco anos, pagou uma taxa média de 12,82%. Este valor é quase o dobro da média da Zona Euro. A situação pode alterar-se, quando forem fixadas taxas máximas

Portugal é o segundo país da Zona Euro onde a taxa de juro dos novos créditos ao consumo são mais elevadas.

De acordo com os dados referentes a Agosto sobre taxas de juro do Eurosistema, divulgados ontem online pelo Banco de Portugal, os novos empréstimos celebrados naquele mês para financiar o consumo, com prazo de fixação inicial de taxa até um ano, apresentaram um juro médio de 12,8, só ultrapassado pela Eslováquia (com 15,3%). E em relação à média de toda a área euro, que apresentava naquele mês um valor de 6,51%, o valor verificado em Portugal é quase o dobro.

Trata-se de uma realidade que em breve poderá alterar-se, quando passarem a ser fixadas, a partir de 2010, as taxas máximas para o crédito ao consumo, com possíveis descidas nos valores médios praticados no mercado português. Nessa altura, ultrapassar estas taxas máximas em um terço, passa a incorrer no crime de usura.

No entanto, para os créditos ao consumo com prazo de fixação inicial de taxa até um ano, a realidade é bem diferente, com os valores médios de Portugal a situarem-se entre os três mais baixos da zona euro, em 2,35%. Ou seja, saem a perder os consumidores que financiam o seu consumo e negociam a sua taxa para vigorar até cinco anos.

Para os novos empréstimos ao consumo realizados em Agosto, os portugueses pagaram em média a quarta taxa de juro mais elevada da Zona Euro, de 6,28% (fixada a cinco anos), enquanto a média da região era de 5,65%.

No crédito à habitação, os consumidores não podem queixar-se das taxas que actualmente estão a ser praticadas em Portugal. Segundo os mesmos indicadores do Eurosistema, a taxa média do conjunto dos créditos à habitação existentes em Agosto era de 2,44%, a segunda mais baixa da zona euro, só ultrapassada pela do Luxemburgo (2,38%) e com a média dos 16 países da região fixada em 4,28%.

Já na nova produção, ou seja, nos novos contratos à compra de casa celebrados em Agosto, a taxa média foi de 2,35%, a terceira mais baixa da zona euro, com os valores mais reduzidos a serem registados pelo Luxemburgo (2,01%) e pela Finlândia (2,2%). A taxa média da Zona Euro para estes novos empréstimos foi de 3%, com vários países a registarem valores acima deste patamar.

DN

Embarassed Rolling Eyes
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos