Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

África do Sul - Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo

Ir para baixo

África do Sul - Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo Empty África do Sul - Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 06, 2009 11:26 am

Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo

por HELENA TECEDEIRO
Hoje

África do Sul - Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo Ng1200542

As relações de Jackie Selebi com um traficante de droga suspeito de homicídio levaram-no primeiro a demitir-se e agora ao tribunal. Acusado de corrupção, o primeiro chefe da polícia negro na África do Sul disse-se inocente num caso que pode abalar o ANC.

À saída do tribunal, Jackie Selebi ameaçou "largar algumas bombas". Uma ameaça que promete abalar o Congresso Nacional Africano, uma vez que este antigo presidente da Interpol e primeiro negro a chefiar a polícia sul-africana se pode tornar no mais alto responsável do partido a ser acusado de corrupção. Tudo por causa da sua amizade com Glen Agniolli, um traficante de droga suspeito da morte de um magnata das minas. Segundo a acusação, Selebi terá recebido subornos no valor de 1,2 milhões de randes (cem mil euros) para fechar os olhos aos crimes.

Quando interrogado sobre esta amizade perigosa, Selebi é peremptório: Tem todo o direito a escolher os seus amigos e nunca fala de crime com eles, garantiu à BBC. Declarações polémicas proferidas por uma figura que não o é menos. Afinal, é dele a ideia de legalizar a prostituição na África do Sul durante o Mundial de Futebol de 2010. Já para não falar do dia em que foi acusado por uma agente da polícia negra de lhe ter chamado "chimpanzé".

Esta personalidade explosiva chegou ontem ao tribunal de Joanesburgo metida num fato cinzento de corte impecável, combinado com uma camisa branca e gravata laranja. Mas a personalidade de Selebi veio ao de cima quando se declarou "inocente" e começou a disparar contra "membros do ANC" que acusa de estarem a conspirar contra ele. Segundo o antigo presidente da Interpol, o Ministério Público está a ser pressionado para o acusar. Além de, afirmou ainda, estar a oferecer imunidade aos criminosos para teste- munharem contra ele.

Num julgamento visto como teste à Justiça da África do Sul, a troca de acusações pode ter repercussões até ao topo do partido do Presidente Jacob Zuma, que governa o país desde o fim do Apartheid. O Presidente foi ele próprio alvo de acusações de corrupção que caíram antes das eleições..

Muito próximo do ex-presidente Thabo Mbeki, Selebi, hoje com 59 anos, foi líder da Juventude do ANC na década de 1980. "Todos nós sabíamos que ele e Mbeki eram muito próximos", explicou ao Mail and Guardian um antigo responsável do ANC. Nascido no bairro de lata do Soweto em 1950, Selebi chegou a trabalhar ali como professor de História. E isto é quase tudo o que se sabe dele até ao exílio. Foi nos anos 1980 que chegou a Lusaka, na Zâmbia, onde deu nova vida à Juventude do ANC.

Findo o regime do apartheid, em 1994, Selebi voltou à África do Sul onde foi eleito para o Comité Executivo do ANC, que acabou por o escolher como embaixador nas Nações Unidas. Cargo de prestígio, este abre caminho a que Selebi seja escolhido para se tornar no primeiro negro a chefiar a polícia da África do Sul, um lugar que ocupou entre 2000 e 2004 quando se tornou presidente da Interpol.

Foram já as acusações de corrupção que levaram à sua demissão em 2008 e à sua suspensão como chefe da polícia da África do Sul, apesar da pressão dos seus aliados. Depois de 30 minutos de audiência, o julgamento foi adiado para hoje. Os sul-africanos esperam para ver o seu desfecho num país onde a justiça é muitas vezes posta em causa.

DN

África do Sul - Ex-chefe da Interpol "nunca falava de crime" com amigo Notsure
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos